5 coisas que você precisa saber antes de abrir um restaurante

Abrir um restaurante é um grande passo que não pode ser dado de qualquer jeito. Afinal, de acordo com o IBGE, a maioria das empresas fecha suas portas dentro de 5 anos após a abertura. Apesar do dado alarmante, é possível ter um estabelecimento de sucesso se os devidos cuidados forem tomados.

Para ajudar você a não fazer parte dessa estatística, montamos este guia com 5 detalhes importantes, que às vezes os empresários se esquecem de observar antes de abrir um restaurante. Seguindo essas recomendações, suas chances de sucesso aumentarão exponencialmente. Então, papel e caneta na mão e boa leitura!

1. Tenha um diferencial

Quantos restaurantes você conhece? Muitos, não é mesmo? Por isso, iniciar nesse mercado sem ter um diferencial é muito arriscado. Se você for apenas mais um como todos os outros, as pessoas não terão um motivo especial para deixarem de frequentar um local com o qual estão acostumados para frequentar o seu.

O diferencial pode vir de diversas formas, mas alguns são mais poderosos. Vamos destacar aqui os principais diferenciais que ajudam um restaurante a conquistar um público mais cativo.

Atendimento

O atendimento de excelência é, sem dúvida, o mais importante de todos os diferenciais que o seu restaurante pode oferecer. As pessoas buscam mais do que uma boa comida em um restaurante, elas buscam por um momento agradável com a família ou os amigos.

Quando um cliente se sente especial, além de se tornar fiel ao seu restaurante, ele ainda trará mais clientes e fará a sua divulgação espontânea. Essa é a forma mais efetiva de divulgação que existe.

Qualidade

Manter um nível excelente de qualidade faz do seu restaurante uma referência. É importante garantir a qualidade dos ingredientes utilizados nas receitas, uma boa limpeza do ambiente e um bom serviço.

Antes de abrir o restaurante, pesquise a fundo os fornecedores, verifique o funcionamento dos principais equipamentos e treine toda a equipe, tanto sobre as questões técnicas de cada função quanto no atendimento aos clientes.

Preço

O preço ainda é um fator de decisão muito importante para os clientes de restaurante. Muitas vezes, o cliente aprecia a qualidade e o atendimento de um local, mas não vai até ele com tanta frequência por não estar dentro do seu orçamento mensal.

Por isso, é importante que os preços do seu restaurante estejam de acordo com o público que deseja atingir. Mas, muita atenção: cuidado para não prejudicar a qualidade e o bom atendimento para garantir preços mais baixos. Isso seria um “tiro no pé”.

2. Escolha uma localização adequada

A escolha da localização é crucial para o sucesso do seu restaurante. Ela deve considerar, em primeiro lugar, o público-alvo. Para isso, é preciso conhecer os hábitos e preferências dessas pessoas. Descobrir o que elas gostam de comer, com quem elas costumam frequentar um restaurante e em que região da cidade elas mais vão.

Outro aspecto importante a se observar é com relação à acessibilidade ao local. Se o seu público precisar ir até o seu estabelecimento de carro, deve haver uma boa quantidade de vagas para ele estacionar nas imediações ou você pode oferecer um estacionamento próprio.

Se você pretende abrir um restaurante que servirá almoço em uma região comercial, é importante verificar os demais estabelecimentos da região, como supermercados, casas lotéricas, bancos, entre outros, que são tipos de comércios que ajudam a atrair mais clientes. Dependerá dos tipos de serviços que serão oferecidos.

3. Conheça a legislação exigida para abrir um restaurante

O conhecimento da legislação é importante ao abrir um restaurante, primeiramente porque o seu cumprimento garante a segurança alimentar do que será serviço no seu estabelecimento. Afinal, você não quer correr o risco de que alguém passe mal ou se machuque dentro do seu estabelecimento, não é mesmo?

Além de ser perigoso para a saúde de seus clientes, um evento ocasionado pela falta de cumprimento de alguma lei pode prejudicar a imagem do restaurante e ainda render processos judiciais.

Outro ponto importante é que os restaurantes recebem fiscalizações constantes, principalmente da vigilância sanitária e do Ministério do Trabalho. Portanto, é essencial manter toda a documentação exigida em dia, além dos cuidados diários recomendados para garantir a segurança alimentar e dos colaboradores e clientes.

4. Escolha os equipamentos certos

A escolha dos equipamentos corretos exerce uma forte influência tanto na qualidade quanto no bom atendimento de um restaurante. Vamos destacar alguns pontos importantes a se observar no momento de fazer essa escolha.

Saiba o tamanho da sua produção

Esse é o primeiro passo para conseguir definir quais serão os equipamentos necessários. O volume de produção define os tipos de equipamentos. Por exemplo, se precisarão ser de porte industrial ou não e também a quantidade de cada um, como freezers, batedeiras, câmaras frias, balcões expositores, fogões industriais etc.

Defina um cardápio

Pode parecer estranho, mas a definição do cardápio ajuda a identificar quais equipamentos serão necessários. Isso porque é conforme cada receita que se identifica os equipamentos que ela requer.

Por exemplo, se tiver pizza em seu cardápio, será necessário ter fornos e abridores de massa. Se você for montar um self-service e for oferecer sobremesas, precisará de liquidificadores, batedeiras e um balcão expositor para frios.

5. Invista em publicidade

Tudo pronto e verificado para a grande inauguração, agora as pessoas precisam saber da existência do seu restaurante. É de suma importância promover ações de divulgação para atrair as pessoas para conhecê-lo. A boa e velha panfletagem pode ajudar nessa fase.

E não é só para a inauguração que essa dica é válida. Existe uma velha frase no marketing que diz “quem não é visto, não é lembrado”, e essa frase se aplica aqui. As pessoas precisam receber as suas divulgações para estarem com o seu restaurante sempre em mente.

Uma forma que traz bastantes resultados atualmente é usar as redes sociais para divulgar promoções e eventos. Outra prática muito utilizada por restaurantes que servem almoço diariamente é o uso do WhatsApp para envio do cardápio do dia.

Agora que você já sabe tudo o que precisa cuidar antes de abrir um restaurante, basta botar as mãos à obra! Se você gostou deste post, siga a Castellmaq no Facebook e fique por dentro das nossas novidades.

Deixe um comentário