O carro chefe de um restaurante é sempre um excelente cardápio. Mas apenas oferecer comidas deliciosas, preparadas com ingredientes de qualidade, não é o suficiente! A decoração do restaurante é muito importante e também é uma maneira de atrair e fidelizar clientes. 

O ambiente precisa ser agradável, ter uma boa iluminação, toalhas limpas, louças bem cuidadas e de qualidade, afinal de contas isso também faz parte do pacote. O cliente quer comer bem, mas também quer ser bem atendido e se sentir bem naquele local.

Falando em bom atendimento, os garçons precisam estar bem preparados para oferecer um serviço ágil sem perder a cordialidade e a simpatia. Temos um post aqui no blog com dicas que podem te ajudar no treinamento de uma boa equipe de garçons

A decoração do restaurante também é uma maneira de passar confiança ao cliente. Se um cliente chega em um ambiente mal iluminado e com toalhas sujas, por exemplo, dificilmente ele vai confiar que o que será servido em seu prato é de boa qualidade. Ele pode até gostar da comida, mas o desleixo do ambiente certamente o afastará.

Se você é dono de um restaurante e mesmo trabalhando com bons ingredientes e servindo uma comida maravilhosa suas vendas não estão tão boas, talvez a decoração possa ser a resposta e também a solução para este problema.

Por que a decoração importa?

Com certeza, você já deve ter escutado falar que a primeira impressão é a que fica. A decoração de um restaurante é como se fosse um cartão de visita. Se um cliente está indo no seu estabelecimento pela primeira vez, antes de provar a comida, o seu primeiro contato será com a ambientação do espaço e com o atendimento do garçom.

A mesma qualidade da cozinha também precisa ser passada no salão. E além disso, o salão precisa ser aconchegante para que o cliente queira estar ali, afinal de contas, quanto mais tempo ele passa, maior será o seu consumo.

Com o conjunto da obra, cardápio, atendimento e decoração, as chances de que o cliente volte mais vezes e leve mais pessoas junto são muito maiores. Isso tudo faz parte da experiência do consumidor!

Se você tem dúvidas ou está pensando em fazer algumas modificações no cardápio, temos um conteúdo com um passo a passo para montar um cardápio, você pode se interessar. 

Então, tenha em mente que decoração importa e ela deve ser pensada com o mesmo zelo com que os equipamentos da cozinha e os ingredientes da comida são adquiridos. 

A decoração do restaurante envolve a escolha do mobiliário, como mesas e cadeiras, de preferências elegantes e confortáveis, cores, toalhas, louças e outros elementos como quadros, plantas e objetos.

5 dicas de decoração

Não existe uma fórmula certa para uma decoração de sucesso, já que cada tipo de restaurante tem um estilo de comida diferente, como italiana, oriental ou até mesmo tradicional e isso deve estar presente também na ambientação.

Mas com as dicas que preparamos, você consegue se inspirar e tirar alguns insights que possam ser aplicados no seu modelo de negócio. Confira:

  1. Iluminação

As luzes contribuem não só para a iluminação interna, evitando que o ambiente fique muito escuro, como também para a identidade visual e a personalidade do local. Então além das lâmpadas comuns, deve ser investido em luminárias de teto e também em spots para uma luz mais direcionada.

Mas tenha cuidado para que o ambiente não fique nem tão escuro e nem tão iluminado demais. Outra dica é em relação ao horário de funcionamento do estabelecimento. O tipo de iluminação usado em um restaurante que funciona somente na parte do dia é completamente diferente do que funciona no período noturno. E caso funcione nos dois turnos, a iluminação deve ser adaptável.

  1. Cores

As cores também são outro elemento que fazem toda a diferença, elas carregam consigo a imagem que se quer passar. Muitos projetos de decoração de restaurantes e ambientes em geral contam com o auxílio da psicologia das cores no momento da escolha do que funciona melhor.

De acordo com a psicologia das cores, os tons mais frios transparecem uma sensação de tranquilidade, calma e relaxamento, já os tons quentes, como vermelho, laranja e amarelo, despertam agitação e euforia e também incitam a fome, por isso são as cores mais usadas por grandes redes de fast food.

Cuidado também com cores escuras, como o preto, já que elas tendem a deixar o ambiente mais escuro ainda. Se o seu restaurante não for tão grande, optar por cores mais claras é um bom truque para parecer mais amplo. 

  1. Plantas

As plantas podem aparecer na decoração do restaurante de diferentes maneiras. Elas são muito versáteis e podem compor vasos menores nos centros das mesas, vasos maiores no chão, uma parede viva ou até mesmo suspensas no teto.

Elas são ótimas para criar um ambiente mais intimista e aconchegante e isso costuma fazer bastante sucesso com a clientela. 

Existem várias espécies de plantas que funcionam muito bem em ambientes externos e com pouca iluminação natural, como samambaias, antúrios, jibóias e violetas. Inclusive elas não necessitam de tantos cuidados e nem regas tão frequentes. 

Mas se preferir, também pode optar pelas plantas artificiais, mas para que elas não passem a imagem oposta, as que se assemelham às naturais são a melhor escolha. 

  1. Paredes

Apenas a cor na parede não é o suficiente para uma decoração de sucesso, então elas podem contar com outros artifícios, como tijolos aparentes, papel de parede, quadros, objetos e muito mais.

Mas lembre-se, a decoração das paredes deve combinar com o restante do restaurante e também com o cardápio. Se você optar por usar quadros, nada de sair por aí comprando todos os quadros das lojas. Eles devem ter uma curadoria ou um tema para que conversem entre si.

Se o seu restaurante for familiar, uma boa ideia para passar esse ar de afetividade é decorar as paredes com fotografias. Já restaurantes mais modernos podem optar por paredes grafitadas.

  1. Mobiliário

O mobiliário também não deve ficar de lado e faz toda a diferença. As mesas não podem ser muito pequenas, fazendo com que os clientes fiquem sem espaço para comer tranquilamente e também nem muito grandes, para não atrapalhar a movimentação dos garçons e nem a circulação no salão.

Já as cadeiras ou sofás devem ser confortáveis, justamente para oferecer aconchego. Atenção também a qualidade e resistência do material para que não aconteçam situações constrangedoras, como cadeiras quebrarem com um cliente sentado.

Alguns restaurantes também contam com móveis de apoio, como cristaleiras e aparadores, para guardar e deixar sempre à mão, talheres, louças e molheiras. Esses móveis funcionam muito bem para compor e decorar o salão.

Dica extra

A acessibilidade também é algo que fará toda a diferença no seu espaço. Mesmo que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos por lei, nem todos os estabelecimentos já estão preparados para a inclusão.

Além de sair na frente, em relação à concorrência, você também estará garantindo o conforto e as condições necessárias para os clientes especiais. Então invista em rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados e também mesas e espaço para que os cadeirantes, por exemplo, possam transitar sem riscos no espaço.

Outra dica boa, é em relação a datas comemorativas e sazonalidades. Além da decoração fixa do restaurante, você também pode, e deve, apostar nela. Dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e natal são ótimas oportunidades para oferecer um cardápio e também uma decoração especial e atrair mais clientes.

Investindo em uma boa decoração, com um ambiente confortável e aconchegante, cardápio com boas opções e também atendimento de qualidade, as suas chances de fazer sucesso são muito maiores.

Gostou das dicas? Então leia o nosso conteúdo com 7 dicas para fidelizar clientes. Até o próximo post!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert