Saiba quais são os diferenciais que o seu restaurante precisa ter

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Diferenciais para restaurante são requisitos indispensáveis para se conquistar a preferência da clientela e, com isso, vencer os concorrentes. Quando o estabelecimento consegue se distinguir da maioria, inicialmente, ele aumenta as chances de chamar a atenção do consumidor e, mais tarde, cria as condições necessárias para gerar a fidelização.

Contudo, para chegar a esse nível de conquista, o restaurante não deve apenas focar na alimentação oferecida, afinal, isso seria o básico esperado pelo cliente. Na verdade, o proprietário do negócio deve investir na melhoria da experiência do consumidor como um todo, isto é, no “conjunto da obra”.

Confira, em seguida, alguns diferenciais que o seu estabelecimento precisa ter para fisgar a clientela.

Boa apresentação visual do restaurante

Não é de hoje que as imagens são responsáveis por boa parte da percepção que as pessoas têm acerca de empresas. Por isso, é comum haver uma noção geral do chamado “boteco de beira de estrada”, não é mesmo?

Ao saber disso, o dono de restaurante deve fazer o possível para que a primeira impressão da casa gere um sentimento de satisfação por parte do cliente. Caso contrário, é provável que não haja uma segunda chance de provar que o estabelecimento realmente é de qualidade.

Logo, o restaurante deve investir na apresentação visual como um todo, o que inclui área externa, decoração interna, cardápios, uniformes, iluminação, banheiros, entre outros. É bem verdade que esse “conjunto da obra” deve refletir a proposta do estabelecimento em termos de nicho de mercado. Afinal, cada tipo de público vai esperar algo diferente de um restaurante.

Ao organizar todos os elementos da apresentação visual, é importante que o proprietário avalie se há harmonia no ambiente, para que nada destoe da proposta da casa. Se possível, é interessante contar com auxílio de um profissional experiente em decoração.

A vantagem de se ter um restaurante com um design marcante é a possibilidade de o estabelecimento se tornar uma atração da cidade. Na prática, o “boca a boca” faz com que o negócio seja recomendado pelas características únicas, como vista, mobiliário, funcionalidades dos espaços etc.

Por exemplo, é provável que você já tenha ouvido falar num restaurante que não oferecia wifi e deixava isso claro ao colocar uma placa em que incentivava as pessoas a conversarem mais. Sem dúvida, essa é uma proposta diferenciada, própria para determinada realidade. Ainda assim, tal anúncio ganhou as redes sociais e serviu como ação de marketing para o estabelecimento.

Programa de fidelização

Conseguir e manter a fidelidade do cliente são tarefas árduas, que geralmente demandam tempo e repetições de experiências positivas. Quase sempre essa conquista ocorre em forma de processo, em que deve ser construído um relacionamento de confiança entre marca e cliente.

É bem verdade que a fidelização pode ser estimulada por meio de programas de incentivo. Por exemplo, ao alcançar certo número de visitas ou determinado valor de consumo, o cliente ganha algum tipo de benefício. Nesse caso, os bônus podem ir desde uma refeição grátis até algum brinde mais elaborado.

De preferência, é interessante que o programa de fidelidade seja gerenciado da forma mais facilitada possível. Exemplo: você pode sugerir o cadastro do CPF do cliente, o que eliminaria a necessidade de um cartão exclusivo para a iniciativa. Embora essa prática também funcione, muitos consumidores poderiam não gostar de levar mais um item na carteira.

Equipamentos de qualidade

Os equipamentos podem ser diferenciais para restaurante uma vez que demonstram a preocupação da casa com a excelência na prestação do serviço de alimentação. Como você bem deve saber, as pessoas têm bastante receio de almoçar ou jantar num local em que a higiene deixa a desejar.

Por esse motivo, é fundamental zelar pela qualidade dos equipamentos, como geladeiras, freezers, fogões, expositores, bancadas, mesas etc. Lembre-se de que tudo isso contribui para formar a imagem do estabelecimento na mente do consumidor.

Já imaginou se o cliente vai pegar um refrigerante ou um suco numa geladeira antiga, cheia de ferrugem e com a borracha da porta desgastada? Se isso ocorre, possivelmente ele vai achar que os demais equipamentos da casa se encontram no mesmo estado de conservação.

Diversificação no cardápio

Quem se alimenta fora de casa, seja por gosto ou por necessidade, geralmente não quer repetir pratos. Funcionários de empresas que dispõem de ticket para refeição diária, por exemplo, utilizam de tal comodidade para variar a escolha de restaurantes. Muitos deles fazem isso justamente para não “enjoar” da comida servida.

Por esse motivo, é importante que o estabelecimento tenha um cardápio diversificado, de modo a não repetir o prato principal e, ao mesmo tempo, atender a gostos distintos. É bem verdade que essa variedade deve ser dosada de acordo com a demanda da casa para evitar desperdício de alimentos.

Ainda assim, um cardápio sortido pode fazer parte dos diferenciais para restaurante, principalmente, quando os detalhes são levados em conta na hora de se preparar os pratos. Nesse sentido, é essencial cuidar para que, além de saborosos, os alimentos sejam atrativos em termos visuais, até porque, como diz o ditado, “as pessoas comem com os olhos”. 

Atendimento ágil

A presteza no atendimento deveria ser regra básica nos restaurantes, mas nem sempre é. Por isso, muitas casas perdem clientes sem nem saber o porquê. Para evitar que isso ocorra no seu estabelecimento, é valioso investir no treinamento dos colaboradores, para que os clientes de fato se sintam acolhidos no ambiente.

Em certos casos, quando o atendimento é nota dez, alguns consumidores até relevam aspectos negativos, como fila no caixa. De qualquer forma, a cordialidade na hora de servir o cliente precisa marcar o estabelecimento, com o objetivo de aumentar as chances de que ele se sinta motivado a voltar à casa.

Ao contrário, quando o consumidor é tratado com cara feia, como se fosse um intruso no recinto, a probabilidade de ele retornar é praticamente nula. Além disso, ainda há o risco de que ele faça propaganda negativa do negócio, o que só afugenta a vinda de outras pessoas.

Percebeu como é importante se atentar aos diferenciais para restaurante? Com essas dicas, pode ter certeza que o número de clientes satisfeitos e fidelizados tenderá a ser maior e os lucros serão mais expressivos. 

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