Como cadastrar seu estabelecimento para vender pelo iFood

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Hoje em dia, cadastrar o seu estabelecimento de alimentos em aplicativos de comida pode ser uma ótima estratégia para aumentar a sua área de atuação e ter mais lucros com as vendas.

O iFood é hoje o maior aplicativo de delivery de comida do Brasil, com mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados e uma média de 60 milhões de pedidos por mês, segundo dados do site do aplicativo. Ter um cadastro no iFood pode ser bem vantajoso, mas também tem um custo a ser pago.

Se você já tem um negócio físico consolidado e quer ampliar as vendas ou está pensando em montar um delivery de comida, no conteúdo de hoje vamos te mostrar como fazer o cadastro no Ifood. Continue até o final e tire algumas dúvidas pertinentes sobre o assunto!

mãos de um homem segurando um celular e cartão em cima de uma mesa com documentos e xícara de cafe

1. Acesse o site de parceiros do iFood

O primeiro passo é acessar o site de parceiros do iFood.

Você já vai encontrar logo de cara duas opções de cadastro: para restaurantes, que englobam todos os estabelecimentos que servem comida preparada; e mercados, que também serve para farmácias, açougues, hortifrúti, pet shops, empórios e outros estabelecimentos que comercializam produtos dos mais variados tipos além de prestarem serviços.

Mais abaixo, na página inicial, você vai encontrar respostas para algumas das principais dúvidas de quem tem interesse em se cadastrar como empresa no iFood. Depois de dar uma olhada nesta seção, escolha a opção que melhor define o seu negócio e clique nela.

2. Certifique-se de cumprir todas as exigências do aplicativo

Para cadastrar a sua empresa e poder vender no iFood, você precisa cumprir algumas exigências. A primeira delas é ter um CNPJ. Não é possível vender pelo aplicativo apenas com o CPF.

O seu negócio também precisa estar classificado como empresa do ramo alimentício no CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Além disso, você precisa ter uma conta bancária vinculada ao CNPJ do seu comércio para poder receber o valor dos pedidos feitos na sua loja e pagos pelos clientes no aplicativo.

Estes são os requisitos básicos para começar a lucrar pelo iFood. Se estiver tudo certo, é hora de preencher o primeiro formulário e seguir com o seu cadastro.

3. Preencha o formulário de cadastro do iFood

Na primeira tela, você vai precisar colocar apenas o seu nome, e-mail e número de telefone. Depois cadastrar o endereço da sua empresa e o nome do responsável legal pelo estabelecimento com o número do CPF.

mulher preenchendo um formulário com um prancheta e caneta na mão

Depois, você vai preencher um cadastro com informações do seu negócio. CNPJ, Razão Social, Nome da loja (como aparecerá no app), telefone de contato e especialidade. Neste último campo, você pode optar entre diferentes modalidades de serviços, tipos de comida e muitas outras opções.

4. Escolha o melhor plano do iFood para o seu negócio

Após finalizar o cadastro, é hora de escolher o plano ideal para o seu negócio. Atualmente, o iFood não está cobrando comissão enquanto você não tiver pelo menos 30 pedidos por mês. Além disso, está oferecendo a primeira mensalidade grátis se caso tenha um faturamento acima dos R$ 1.800,00 logo na contratação.

Outra informação importante é que o iFood não tem fidelidade, então você pode cancelar sua conta quando quiser e também se cadastrar em outros aplicativos concorrentes.

5. Conecte uma conta bancária a sua conta do aplicativo

Na hora de cadastrar os seus dados bancários para receber os pagamentos do iFood, você pode optar entre usar os dados de uma conta da empresa já existente ou abrir uma conta digital no próprio aplicativo.

Esta última opção te permite enviar e receber dinheiro com pix, fazer transferências e pagamentos, receber os repasses do iFood com mais eficiência e até solicitar crédito para o seu negócio. Se você quer manter todas as transações feitas pelo aplicativo em um único lugar para ter um melhor controle financeiro do seu estabelecimento, pode valer a pena.

Além disso, a conta digital do iFood oferece uma taxa exclusiva de 1,49% no plano de repasse, pix ilimitados e gratuitos, agendamento de pagamentos e gestão financeira direto no aplicativo. As tarifas cobradas a partir da ativação da conta digital iFood são de R$ 9,99 mensais pela manutenção da conta e R$ 9,90 por saque com cartão.

6. Crie o perfil e o cardápio da sua empresa

A última etapa do cadastro é criar um login e senha para poder acessar o seu perfil no iFood e analisar todas as informações sobre pedidos, controle financeiro, avaliações, desempenho, serviços, chamados, iFood Shop e outros recursos.

um cardápio fisico ao lado de pratos de comida rustica

O primeiro recurso que você precisa dominar é a montagem do cardápio do seu estabelecimento. Há uma seção específica para isso dentro do portal. Aqui, você começará adicionando uma categoria, por exemplo: combos de lanches, pizzas grandes, esfihas salgadas etc.

O próximo passo é adicionar os sabores, a descrição e as imagens do produto. Já deixe uma pasta no seu computador com todas as fotos que deseja adicionar no cardápio. Dê preferência às fotos reais dos produtos. A descrição é outro detalhe muito importante, pois deve conter com exatidão todos os ingredientes e as características do prato.

Fora isso, você também pode:

  • Escolher para qual tamanho de fome é cada item do cardápio, ou seja, se serve uma, duas, três ou quatro pessoas;

  • Selecionar opções para adicionar ou não complementos ao produto principal;

  • Alterar a disponibilidade do seu produto;

  • Entre outras ferramentas para destacar o seu estabelecimento.

Monte um cardápio estratégico, pensando na jornada do cliente durante a visita ao seu perfil no iFood, tornando a experiência de compra agradável e disponibilizando mais do que ele esperava ao acessar a sua loja.

mesa de restaurante com cardapio e um vaso de flor em cima

7. Comece a vender e gerir os pedidos

Quando estiver tudo pronto é só esperar os pedidos começarem a chegar.

A partir disso, você começará a aprender na prática como funcionam as ferramentas de gestão de pedidos e entregas do aplicativo, que são bem intuitivas e poder atender uma demanda muito maior com essa oportunidade de aumentar a sua capacidade produtiva.

duas mulheres de negócios sentada em uma mesa conversando felizes

Quanto custa se cadastrar no iFood?

Para ter o seu negócio aparecendo no iFood, você precisa fazer uma assinatura mensal. Existem dois planos: o iFood Básico e o iFood Entrega. Cada opção possui diferentes porcentagens de comissão sobre os pedidos delivery e diferentes valores de mensalidade a serem pagos.

Plano iFood Básico

O plano iFood Básico tem um valor de mensalidade de R$ 100,00 se você tiver um faturamento maior que R$ 1.800,00 no mês. Isso quer dizer que se você faturar até R$ 1.799,00, não há necessidade de pagar a mensalidade.

Como o nome sugere, ele fornece as ferramentas essenciais para colocar a sua empresa no iFood. Além de aparecer na lista de estabelecimentos recomendados pelo aplicativo, você pode ter acesso ao gestor de pedidos e às ferramentas de marketing disponíveis na versão empresa.

Neste plano, as entregas são feitas sob responsabilidade da sua loja e o iFood cobra 12% de comissionamento sobre os pedidos feitos pelo aplicativo.

Plano iFood Entrega

Este plano tem mais vantagens que o plano básico. Pelo custo de R$ 130,00 mensais para faturamentos acima de R$ 1.800,00, o delivery é feito por entregadores parceiros do aplicativo, garantindo mais segurança e eficiência na prestação do serviço.

Tanto você, empresário, quanto os seus clientes, conseguem acompanhar a rota do pedido em tempo real, agilizando o processo para todos os lados.

O sistema de gestão de pedidos está incluso com o bônus da ferramenta de tempo de preparo e entrega, além de assistência da equipe do aplicativo até o momento da entrega e seguro contra fraudes.

A taxa de comissão é de 23% sobre os pedidos delivery, e para os pedidos pagos pelo aplicativo há uma taxa de 3.2% referente à taxa de transação dos cartões, assim como no plano básico.

Como eu recebo o valor dos pedidos pagos pelo iFood?

O iFood credita os seus ganhos semanalmente na conta selecionada para depósito no momento do seu cadastro. Conforme as condições de contrato, as taxas e tarifas são deduzidas, por isso, sempre esteja atento e com a calculadora na mão para conferir os cálculos e poder fazer a sua gestão financeira de forma eficiente e assertiva.

um monte de dinheiro fisico sob uma mesa de trabalho

Tem que ter CNPJ para vender no iFood?

Sim. Para poder vender no iFood você precisa ter um CNPJ aberto. Não é possível ter um cadastro no iFood apenas com o CPF.

Vantagens de se cadastrar no iFood

Com boas estratégias de vendas e um preço justo, você pode obter muitas vantagens vendendo pelo iFood. A principal delas é aumentar consideravelmente a sua área de abrangência, atingindo um número maior de clientes do que se você mantivesse apenas o atendimento presencial.

Além disso, você pode:

  • Ter entregas facilitadas pela parceria do aplicativo com os entregadores;

  • Encontrar fornecedores no iFood Shop para fazer uma boa gestão de compras;

  • Ter facilidade na gestão da sua conta e controle de pedidos;

  • Montar um cardápio digital com fotos e detalhes dos seus produtos.

Para ter todas essas vantagens, você precisará escolher um plano e fazer o cadastro do seu estabelecimento.


Agora, que você já sabe todos os detalhes de como se cadastrar no iFood, comece a pensar nas suas estratégias de venda e prospecção de crescimento.

Aqui no blog da Castellmaq tem mais conteúdo relevante para você prosperar com o seu negócio.

Aproveite o embalo e confira nosso post sobre como conquistar e fidelizar clientes por meio de mensagens. Esse recurso é muito importante para manter uma relação positiva com seus clientes através do iFood. Boa leitura!

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