Um dos segredos para um restaurante de sucesso é sua localidade. E não se iluda: saber onde abrir um restaurante nem sempre tem a ver com estar nos pontos mais movimentados da cidade, ou os “mais chiques”. 

Muitos estabelecimentos do tipo são bem-sucedidos justamente por atender uma demanda local em falta, apenas para citar uma situação.

Por isso, é importante escolher bem o local onde será o seu restaurante e de forma cuidadosa. Para facilitar essa decisão, preparamos algumas dicas práticas e diretas. Vamos a elas?

1. Defina para quem será o restaurante

O público-alvo é a base para definir o melhor local para abrir um restaurante. Ao analisar detalhes como a faixa etária, gêneros, gostos em particular, entre outros detalhes importantes, fica mais fácil escolher o melhor local para o seu estabelecimento.

O tipo de restaurante desejado é uma boa maneira de começar a análise de público. isso, por consequência, ajuda a filtrar as regiões ideais para montá-lo.

2. Avalie a segurança da região

Tão importante quanto o público-alvo, o local escolhido também deve apresentar uma segurança viável tanto para funcionários, como para consumidores. Isso inclui tanto a incidência de crimes como também acessibilidade. Até mesmo os horários de funcionamento devem ser levados em conta.

Novamente, a análise de público ajuda a filtrar as melhores regiões em custo-benefício e aumentar a possibilidade de lucro.

3. Tenha paciência e busque várias opções

Esta é uma dica essencial para o sucesso de um restaurante. Não se deve optar pela primeira opção disponível, independentemente de qualquer motivo. A curto prazo, os prejuízos gerados por uma escolha mal feita se tornam evidentes.

Ao definir a localização do seu restaurante, observe cada opção. Considere valores de aluguel, condições de higiene, saneamento e segurança, e dê uma volta nas imediações do local. Não se submeta a qualquer tipo de pressão, assim você terá mais segurança, seja agora ou depois.

4. Considere o acesso ao local

A acessibilidade não inclui apenas a distância até o seu restaurante. Rotas seguras e bem asfaltadas, diversas opções de locomoção — a pé, ônibus, carros, etc. —, bem como outros pontos de referência e estacionamentos, tornam a experiência para o consumidor muito mais segura.

Sabemos que nem todo ponto oferece essas opções com a mesma qualidade. Cabe ao gestor avaliá-las e decidir qual ponto oferece as melhores vantagens.

5. Preste atenção na concorrência

Os famosos “centros gastronômicos” são interessantes por serem centralizadores de público, que podem escolher as opções mais apetitosas. Contudo, eles se formam justamente por reunirem características interessantes para todos quanto à acessibilidade e às pessoas que desejam atingir.

Desejando este tipo de localidade ou não, é muito importante para os futuros donos dos restaurantes observarem quais são os seus concorrentes e quais motivos os levaram para as regiões em questão. Isso também pode lhe trazer ideias de como abordar o seu negócio.

6. Pesquise as leis de zoneamento

Existe uma razão para que nem todo local à venda ou para locação possa ser usado como restaurante ou mesmo para outros tipos de negócio. As leis municipais definem os tipos de construção por região. E é por esta razão que os alvarás de funcionamento são tão necessários.

Ao buscar o local onde abrir um restaurante, confira se as instalações em questão são aprovadas para este segmento. Assim, perde-se menos tempo com a documentação ou mesmo elimina-se a possibilidade de não conseguir abrir o negócio.

7. Analise as possibilidades que o ponto oferece

Todo estabelecimento tende a evoluir. Quando se define um local para abrir um restaurante, obviamente existem estas pretensões de crescer, conquistadas com um bom planejamento. Ao fazer a escolha do ponto, leve este detalhe em consideração.

Muitas vezes, o custo-benefício se torna alto para um investimento inicial. Alguns pontos comerciais possuem mais de um andar ou loja, somando os aluguéis de ambas as áreas.

Durante a análise do local, verifique se há a possibilidade de expansão por meio de algumas adaptações na planta original. Isso vai tornar o planejamento mais claro para os gestores, sobretudo em termos financeiros.

8. Confira a acessibilidade para com fornecedores locais

Da mesma forma que os consumidores precisam de tranquilidade para chegar ao seu restaurante, os fornecedores também precisam deste cuidado. Sempre confira se o ponto em questão possui entradas mais tranquilas e discretas para fornecedores, o que ajuda a agilizar o trabalho deles e dos gestores.

Esses detalhes incluem estacionamentos próprio para os fornecedores e rotas de acesso específicas. Quanto mais práticas e rápidas forem essas transações, o seu restaurante se torna mais dinâmico e mais rentável a longo prazo.

9. Confirme se o capital inicial para o local investimento é adequado

De nada adianta encontrar o ponto perfeito para suas necessidades com o restaurante se não houver o valor necessário para tal. Lembre-se que os valores levam em conta obras para adaptação do ponto ao restaurante, documentações e alvarás, além de marketing e divulgações em geral.

Ter um capital inicial viável é necessário para atenuar as dívidas iniciais do restaurante. Caso tenha dúvidas sobre qual o melhor ponto a se escolher, quando estas opções foram reduzidas a alguns poucos números, considere os seus valores disponíveis.

10. Estude as suas próprias particularidades

Esta é uma dica muito importante. Cada tipo de restaurante possui suas características, isso sem contar a criatividade e objetivos dos próprios gestores. Ao definir o local onde abrir seu restaurante, pense no que, de fato, o estabelecimento precisa para atingir seus objetivos. Lembre-se que é o ponto que precisa se adaptar às suas necessidades, e não o oposto.

Como podemos ver ao longo destas dicas, definir o melhor local para começar as atividades do restaurante não é uma tarefa muito simples. Todos os detalhes são pertinentes, não apenas pelas instalações em si, como seus planos com elas.

Se você quer saber mais sobre onde abrir um restaurante e conhecer a fundo todos os encantos das cozinhas profissionais, não deixe de assinar nossa newsletter agora mesmo e tornar sua empreitada ainda mais recompensadora e de muito sucesso. Até a próxima!

Powered by Rock Convert