O que é automação comercial e como ela pode ajudar meu restaurante?

Cansado de perder pratos prontos devido a erros de solicitação? Ou de ver seus clientes reclamando pela demora em serem atendidos, em receberem seus pedidos e, até mesmo, a conta? Sente que seu negócio precisa melhorar o atendimento? Então é hora de saber o que é automação comercial e como usá-la no seu restaurante.

Hoje em dia, a tecnologia tem ajudado diversas empresas a se tornar mais competitivas no mercado, e restaurantes não são exceções. Por meio dela, é possível otimizar processos, criar melhores estratégias, reduzir custos, entre várias outras vantagens. Devido à popularização de seu uso para automatizar atividades comerciais, a prática se tornou quase uma obrigação para aqueles que querem crescer e se manter no mercado.

Por isso, neste artigo, reunimos as principais informações sobre o que é automação comercial para ajudar você a escolher a ferramenta mais adequada para o seu restaurante e ter um negócio cada vez mais bem-sucedido! Continue a leitura e saiba mais!

O que é automação comercial?

A automação pode ser entendida pela ação de tornar processos manuais em automáticos, fazendo com que eles passem a ser realizados por uma máquina ou um software. No caso da automação comercial, existem softwares disponíveis no mercado que tornam as atividades comerciais, como pedidos e controle de pagamento de compras, em processos automatizados.

Isso significa que os funcionários não precisam executar essas atividades de forma manual, evitando erros comuns, como o não entendimento de grafia em anotações de pedido, perdas de comandas e cobranças incorretas sobre os consumidores. Assim, há uma melhora não só em relação à experiência do cliente, focando em sua fidelização, como também no que se refere à redução dos custos do estabelecimento.

Além disso, a automação tem foco na otimização dos processos, tornando-os mais ágeis, rápidos e simplificados para a equipe. Dessa forma, no caso do atendimento, ele é melhorado por conta da redução de erros e do aumento da agilidade em diversas fases do processo de entrega de pedidos, por exemplo.

Quais são os benefícios da automação comercial em restaurantes?

Otimização do atendimento

Como falamos, o uso de um sistema de automação comercial transforma processos manuais em ações digitalizadas, mais rápidas e eficazes. Além disso, sem a pressão do cumprimento perfeito dessas atividades, os funcionários possuem mais tempo para focar no que é mais importante, isto é, o atendimento aos clientes, o que melhora a produtividade de toda a equipe como um todo.

Quando clientes comparam restaurantes semelhantes, o atendimento é algo decisivo para que o seu local seja escolhido. Portanto, a automação ajuda na promoção de uma experiência superior e incentiva o uso do seu estabelecimento.

Além disso, outras funcionalidades de um software de automação contribuem para um atendimento diferenciado, que inclui a possibilidade de criar um cardápio digital, permitindo que o cliente faça seu pedido no smartphone ou no tablet, por exemplo.

Gestão mais profissional do restaurante

Outra possibilidade oferecida pelo software é o controle único do estabelecimento, permitindo a criação de quadros de informação que auxiliam na gestão do negócio. Decisões de preços, promoções e compra de suprimentos ficam facilitadas quando a visão é unificada.

A ferramenta ainda fornece informações como produtos vendidos por horário e dia da semana, previsão de vendas, quais mercadorias estão acabando no estoque, além de quais são as opções mais lucrativas no cardápio e devem ser focadas nas ações.

Economia e redução de custos

Com a automação comercial, vem a redução de custos. Isso significa economia para a empresa, e, consequentemente, aumento dos lucros. Seu estabelecimento ganha tempo por não precisar mais executar atividades repetidas, bem como reduz perdas resultantes de pedidos errados e prejuízos por conta de clientes que não voltariam ao estabelecimento devido a uma experiência ruim.

Outro fator significativo a ser levado em consideração é a eliminação dos riscos relacionados à prática de fazer o controle do fluxo de caixa, do estoque e dos pedidos por meio de planilhas no computador. Esse método não só é lento, como também arriscado para a empresa, pois se algo acontece ao computador ou, até mesmo, à planilha, você perde todo o seu controle. No caso de um software, todos os dados são salvos em um backup.

Melhor controle de estoque

O controle de estoque não é algo simples de ser feito. Ter muitos produtos significa comprometer parte do seu capital, com chances de perda de mercadorias e de geração de desperdícios.

Por outro lado, um baixo volume no estoque pode resultar na falta de produtos e clientes insatisfeitos. Portanto, essa atividade deve ter muita atenção na empresa, e a implantação de um software de automação a torna mais prática e eficiente.

Com um sistema comercial automatizado, você cadastra suas compras e o uso dos produtos, fazendo um controle real do estoque. O sistema pode ser programado para indicar a necessidade de compra dos itens, diminuindo, consideravelmente, a necessidade de ter que sair para fazer compras às pressas e pagar mais que o normal pelas mercadorias adquiridas com urgência.

Praticidade no acesso a informações gerenciais

Com um pequeno negócio, aparentemente, é fácil tomar decisões estratégicas. No entanto, conforme o estabelecimento vai crescendo, ter acesso a informações gerenciais que ajudem nesse processo é essencial para fazer melhores escolhas. Nesse momento, o uso de um software é importante, uma vez que ele entrega relatórios funcionais sobre a empresa.

As informações podem ser personalizadas conforme a necessidade do seu restaurante e a atividade que estiver sendo realizada. Por exemplo, quando estiver avaliando o estoque, o relatório fornece dados de consumo de mercadorias, custos e tempo de vencimento; enquanto que, para momentos de ações de venda, apresenta histórico de venda, margem dos produtos e receita geral.

Como escolher o melhor sistema para o seu restaurante?

Percebeu que o uso de um sistema de automação comercial é algo essencial para os restaurantes que querem uma gestão mais otimizada? Então agora você deve estar se perguntando como escolher uma ferramenta que ofereça esses benefícios e atenda às suas necessidades, não é mesmo?

Para isso, separamos algumas dicas que você deve considerar no processo decisório. Acompanhe!

Avalie o custo-benefício

O primeiro item a ser considerado na busca de uma solução é o custo que ela representa. Mesmo sendo atrativo buscar as ferramentas mais baratas, também é importante considerar as funcionalidades que elas oferecem. Escolha a solução que atenda às necessidades do seu negócio ao mesmo tempo em que ofereça garantias ao seu trabalho.

Confira a reputação do fornecedor

Quando estiver considerando um fornecedor, é relevante avaliar se ele entrega um serviço de qualidade e não representará um problema no futuro. Para isso, você pode estipular termos em contrato, ou então, entrar em contato com outros clientes da empresa e ouvir o feedback em relação a ela.

Não se esqueça do suporte

Quando se contrata uma solução de automação comercial, ou um software em geral, é essencial que a empresa forneça um suporte adequado. Imagine se o seu sistema para de funcionar e você não pode ligar para a empresa porque está fora do horário de atendimento? Você simplesmente perde vendas e fica no prejuízo. Para que isso não aconteça, é essencial que o fornecedor ofereça suporte garantido, de preferência 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Então, gostou de saber o que é automação comercial e como usá-la na sua empresa? Para receber mais dicas como esta diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter e não perca nenhuma postagem do nosso blog!

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