Com a popularidade dos serviços de entrega de comida por aplicativo, empreender no ramo da gastronomia é uma oportunidade que tem se mostrado cada vez mais promissora.
Com a crescente demanda por novas experiências culinárias de qualidade, você tem uma ótima oportunidade de transformar a sua paixão em um negócio lucrativo.
Hoje vamos entender o que é o empreendedorismo na gastronomia, qual a importância de empreender no ramo gastronômico, como atrair clientes e ainda abordaremos alguns aspectos importantes a se considerar antes de investir em um estabelecimento gastronômico.
O que é empreendedorismo na gastronomia?
Empreender no ramo de comidas envolve a criação de um negócio inovador, com diferencial competitivo e, principalmente, uma gestão eficiente e com visão de mercado.
A concorrência é grande e os nichos são muitos. Você pode escolher desde a abertura de uma cozinha só para delivery até a inauguração de um restaurante gourmet, por exemplo.
É importante saber que, para se destacar, será preciso planejar, pesquisar e estudar muito para conseguir oferecer um produto inédito e que se destaque entre centenas de opções.
Qual a importância do empreendedorismo na gastronomia?
Em primeiro lugar, podemos dizer que o empreendedorismo na gastronomia impulsiona cada vez mais a inovação e a criatividade no ramo de alimentos. Isso gera uma renovação constante nos produtos, meios de produção e na prestação de serviços, gerando novas possibilidades de criar a todo momento.
Além disso, o setor alimentício está entre os que mais crescem e geram empregos na economia. Apesar da concorrência alta, há espaço para empreendedores engajados, organizados e apaixonados pela gastronomia.
Dicas para ter sucesso empreendendo na gastronomia
Para ter sucesso no empreendedorismo da gastronomia, é fundamental ter um planejamento detalhado sobre todos os passos necessários para abrir e gerenciar o seu negócio. Vamos te dar algumas dicas de providências essenciais que você precisa tomar para começar o seu empreendimento gastronômico sem se preocupar com problemas futuros.
1. Pesquise e planeje os primeiros passos com calma
Muitas vezes, a empolgação de estar empreendendo e o sonho com o sucesso podem ser motivos para não dar a merecida atenção à etapa de planejamento do negócio.
É fundamental que você monte um plano de negócios bem detalhado, defina a missão e os propósitos da sua empresa, analise a viabilidade do seu empreendimento, monte o seu fluxo de caixa, decida qual será o conceito por trás da marca e crie uma identidade visual impactante para chamar a atenção dos clientes.
Faça tudo isso com muita calma, revise quantas vezes for necessário e, dentro do possível, conte com a experiência de especialistas para poder iniciar o seu empreendimento gastronômico com mais segurança e assertividade nas escolhas e nas tomadas de decisão.
2. Preze pela qualidade dos seus produtos e serviços
Para entregar produtos de qualidade para os seus clientes, que gerem uma experiência positiva e façam com que eles queiram voltar a comer no seu negócio, é importante trabalhar com ingredientes de qualidade.
Faça parcerias com fornecedores e tenha um controle preciso de todos os custos e despesas de produção para precificar os seus pratos de uma maneira justa.
Contrate funcionários com experiência e invista no desenvolvimento profissional deles para oferecer aos seus clientes serviços de excelência com eficiência e cordialidade.
Também não deixe de cumprir todas as exigências sanitárias e as normas para instalação de rede de gás, equipamentos de cozinha, extintores de incêndio e saídas de emergência. Verifique as documentações necessárias para a abertura de um empreendimento gastronômico na sua cidade, providencie e arquive tudo com muita atenção.
3. Elabore estratégias de marketing diferenciadas
Para que o seu empreendimento gastronômico se destaque em um mercado concorrido, é fundamental ter ótimas estratégias de marketing e trabalhar o fortalecimento da sua marca, principalmente nos primeiros meses após a inauguração.
Marcar presença nas redes sociais é uma estratégia que precisa estar presente no seu negócio, pois dá muita visibilidade e credibilidade à sua marca. Também é possível fazer parcerias com personalidades locais nas redes para divulgar os seus produtos.
Combos para casal, cupons de desconto, produtos temáticos ou sazonais e promoções exclusivas também são ótimas táticas para atrair clientes em potencial.
4. Escolha uma localização favorável
Independentemente do nicho de atuação do seu empreendimento gastronômico, escolher um local adequado para a instalação de todos os equipamentos, móveis e acessórios para a operação é fundamental.
Se você for fazer atendimento ao público, ainda será necessário pensar na decoração, no design do ambiente social, nos espaços para circulação, no estacionamento e na acessibilidade.
No caso de um negócio que trabalha apenas com serviços de delivery, o ideal é ter uma boa localização para facilitar as entregas e com espaço suficiente para acomodar os equipamentos e os utensílios da cozinha adequadamente, proporcionando um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores.
5. Inspire-se em casos de sucesso
Não há problema algum em se inspirar em casos de sucesso para construir a sua própria jornada. No ramo gastronômico, existem muitos exemplos inspiradores que, inclusive, compartilham muito conhecimento sobre como empreender na área.
Procure empreendimentos de sucesso na sua região que tenham ideias inovadoras, frequente como um cliente e tente entender o que faz aquela empresa ser um diferencial e ter o sucesso que você almeja.
Trabalhe até alcançar os seus objetivos, mas também saiba equilibrar a vida profissional e pessoal para não perder o rumo e acabar fazendo da sua paixão um motivo de estresse e problemas constantes.
6. Proporcione uma experiência única aos seus clientes
Mantenha uma qualidade excepcional em todos os dias de trabalho, para se consolidar como uma empresa de sucesso que entrega uma experiência única aos seus clientes.
Com uma oferta imensa de opções de comida, para se destacar e conseguir fidelizar clientes, é preciso oferecer uma experiência de compra marcante e memorável, para que, além de voltar, eles tragam mais pessoas para conhecer e gastar no seu negócio.
No seu plano de negócios, você definirá qual é o seu público-alvo. Use esses dados para estudar os hábitos, os gostos e os costumes do seu cliente e oferecer produtos e serviços que gerem uma identificação com a sua marca, criando uma relação duradoura.
7. Saiba receber feedbacks e aplicar melhorias
A democratização do acesso à informação está fazendo com que as pessoas sejam cada vez mais ativas na hora de avaliar os lugares que visitam. Entre os estabelecimentos mais avaliados nos mecanismos de busca da internet, estão os empreendimentos gastronômicos.
Se você receber algum tipo de avaliação negativa pelos canais de busca ou aplicativos de comida em que você cadastrou a sua empresa, não leve para o lado pessoal, procure resolver o problema do cliente e prometa uma experiência recompensadora na próxima vez que ele comprar com você.
Aprenda a ouvir os feedbacks dos clientes e use-os a seu favor, buscando fazer adaptações e melhorias quando julgar necessário para oferecer mais qualidade na prestação de serviços e entrega de produtos.
Esperamos que este conteúdo tenha sido inspirador para você. Saiba que você pode contar com a Castellmaq na sua jornada empreendedora. Temos muitos conteúdos relevantes para você investir em um negócio no ramo alimentício e chegar ao sucesso que sempre sonhou com o seu próprio negócio.