Quando falamos em marketing para restaurantes, não estamos nos referindo apenas a estratégias para atrair pessoas até o estabelecimento, mas também em fidelizar clientes.

Afinal, se as pessoas gostarem do seu restaurante e se tornarem clientes fiéis, elas certamente o indicarão para seus familiares e amigos. Assim, você precisará gastar menos em ações para chamar mais pessoas para o local.

Antes de apostar na realização de estratégias para fidelizar clientes, no entanto, é preciso que você conheça muito bem o seu público. Uma pesquisa de perfil de consumidores, por exemplo, é uma boa ferramenta para mensurar aquilo que as pessoas desejam do seu negócio.

Tendo esse conhecimento, é hora de conhecer as principais estratégias de fidelização de clientes para restaurantes. Vamos lá?

1. Crie um cartão de fidelidade

O cartão fidelidade é uma excelente ferramenta para incentivar a pessoa que comprou no seu estabelecimento a voltar em outras oportunidades. Para isso, basta desenvolver um cartão com espaços para X carimbos ou marcações.

Quando um cliente chegar a quantidade estipulada de vezes que precisa comprar no restaurante, ele recebe um brinde, que pode ser um drink ou um prato a sua escolha. Receber esse bônus é uma recompensa para o cliente. Essa prática acabará saindo muito em conta para você, uma vez que o consumidor já foi várias vezes ao restaurante antes de ganhar o brinde.

2. Invista na coleta de feedbacks

Você precisa saber o que os seus clientes pensam do seu restaurante, pois assim poderá investir em melhorias para que ocorra uma maior fidelização. Uma ideia interessante, caso você tenha um cadastro completo de seus clientes, é enviar um e-mail solicitando que eles respondam a algumas perguntas.

Caso não tenha essa lista, questionários podem ser impressos e respondidos no caixa do restaurante. Você pode pedir um feedback em relação ao atendimento prestado pela equipe, aos serviços oferecidos, aos pratos que estão no cardápio etc.

3. Promova treinamentos para a equipe

O bom atendimento é imprescindível em um restaurante, e é pouco provável que alguém volte ao estabelecimento se não for muito bem atendido. Por isso, treinar o pessoal do caixa, os garçons, os chefs e outros profissionais que trabalham no restaurante é indispensável.

Você deve conscientizar a todos que eles têm um papel importante no sucesso do negócio e que, para isso, precisam atender bem os clientes. É preciso explicar que essa atitude é benéfica para todos, pois se o local tiver um maior fluxo de clientes, eles também terão benefícios, como aumentos salariais.

4. Ofereça pratos inovadores

Os carros-chefes do seu restaurante, ou seja, aqueles itens que são os mais vendidos do cardápio e que fazem sucesso entre a clientela, jamais devem deixar de ser produzidos. Afinal, as pessoas já os conhecem e procuram o seu restaurante para consumi-los.

No entanto, é preciso também inovar, por mais tradicional que seja o estabelecimento. Crie pratos novos, faça combinações inéditas, desenvolva combos especiais com entrada, prato principal e sobremesa etc.

Quando as pessoas perceberem que o seu restaurante sempre tem uma novidade, elas seguirão fiéis ao seu estabelecimento e não buscarão por diferenciais na concorrência.

5. Tenha um ambiente agradável

É preciso apostar no conforto dos clientes, para que eles se sintam bem no local e voltem em outras ocasiões. Para isso, tenha um mobiliário adequado, com cadeiras confortáveis e bonitas e mesas funcionais. Também procure sempre apostar em uma decoração elegante e que se destaque pela beleza.

Ainda falando sobre ambientes, uma ideia interessante é criar um espaço kids, para que os pais possam levar seus filhos. Assim, os pequenos podem aproveitar para brincar e se divertir, enquanto os adultos ficam mais à vontade no salão.

Em algumas ocasiões especiais, você também pode fazer decorações temáticas, como no Natal, na Páscoa, no Ano Novo, no Dia dos Namorados etc. Isso fará com que as pessoas percebam que o restaurante tem sempre um cenário novo para recebê-las, de modo que sentirão mais vontade de voltar ao local.

6. Ofereça promoções

Quem não gosta de promoções? As pessoas sempre estão à procura de vantagens para gastar menos e também adoram ganhar brindes quando vão a um restaurante. Por isso, para fidelizar clientes, você não pode deixar essa estratégia de lado.

Uma ideia de promoção que pode ser criada é a do prato do dia. Assim, cada dia da semana pode ter um prato especial em oferta. Logo, uma pessoa que foi até o seu restaurante na segunda-feira e gostou do prato que consumiu, pode se interessar em também conhecer o prato da terça, da quarta etc.

Obviamente que esse é apenas um exemplo entre tantas promoções que você pode realizar. Use a criatividade para isso e fidelize os clientes por meio de excelentes ideias.

7. Aproveite as redes sociais

As redes sociais também têm potencial para fidelizar clientes, muito embora sejam utilizadas primeiramente para a atração de pessoas até o local. Quer ver uma situação interessante?

Pense que um ano atrás, você fez uma promoção para os clientes que tirassem uma foto no restaurante e postassem no Facebook com uma hashtag. Hoje, um ano depois, pela ferramenta “memórias”, essas pessoas podem recordar esse acontecimento e voltar até o local, por sentirem saudades da comida especial que provaram naquela noite.

Uma ideia legal para fidelizar por meio das redes sociais, nesse sentido, pode ser o uso de posts com a hashtag #tbt, sigla para Throwback Thursday, utilizada pelos usuários das redes sociais nas quintas-feiras para relembrar acontecimentos antigos.

Que tal então criar uma seção de #tbt em seu Instagram ou Facebook, repostar fotos de eventos que aconteceram no restaurante e solicitar que os clientes marquem amigos que estiverem na imagem? Isso pode trazer essas pessoas novamente para o estabelecimento.

Se você seguir essas dicas, fidelizar clientes no restaurante se tornará muito mais fácil. Portanto, não deixe de colocá-las em prática e aumente muito o seu fluxo de clientes!

Quer receber mais materiais interessantes como este e fazer o seu negócio bombar? Que tal então assinar a nossa newsletter? Assim poderemos sempre enviar dicas para você, sempre em primeira mão. Não perca essa oportunidade!

Powered by Rock Convert