Saiba como lidar com conflitos entre funcionários agora mesmo!

Nas empresas onde há um grande número de pessoas, é natural que ocorram conflitos entre funcionários, mas nas instituições de micro e pequeno porte, onde o convívio de todos os colaboradores é mais próximo, essas ocorrências podem ser verificadas com ainda mais regularidade.  

As discussões e os desentendimentos podem desmotivar seus colaboradores e prejudicar o relacionamento da sua empresa com os clientes. Além disso, esse tipo de situação torna os setores da empresa menos lucrativos e pode até mesmo causar ações na Justiça do Trabalho, caso não haja uma interferência da gestão para remediar o problema. 

Muitos gestores não sabem como agir nessas situações, por isso, selecionamos três dicas para ajudar você a solucionar os conflitos entre funcionários dentro da sua empresa. Confira!

Chegue a um consenso

O primeiro passo para solucionar conflitos é ouvir e analisar todas as versões do acontecido, para que seja possível entender as razões do problema. O gesto deve ser imparcial em suas deliberações e não deixar nenhum tipo de penalidade influenciar diretamente um único funcionário.

Uma dica interessante é, depois de entender o problema e chegar a um consenso entre os envolvidos, conversar com seus funcionários e mostrar a eles que esses comportamentos têm um efeito negativo para a empresa e que essas atitudes podem chegar, indiretamente, até mesmo a afetar o cliente. 

Confira essas dicas para mediar os conflitos entre funcionários:

  • tenha empatia com sua equipe;
  • seja imparcial nas suas decisões;
  • mantenha-se sempre no controle;
  • estimule a resolução dos problemas sem procurar culpados;
  • saiba o que fazer em casos extremos, e, se for preciso, aceite a interferência de um consultor de fora.

Evite a criação de uma atmosfera negativa

É importante estabelecer um clima cortês dentro da empresa para que os conflitos entre funcionários não seja mais uma realidade no seu negócio.

Mas como fazer isso? Confira a seguir algumas atitudes que podem lhe ajudar:

  • não alimente os conflitos: evite as intrigas, as fofocas e qualquer tipo de calúnia;
  • evite certas condutas mantendo um código de ética: para que situações de assédio ou qualquer tipo de discriminação não ocorram no ambiente de trabalho, é válido manter um código de ética e criar uma cultura de valorização dessas regras dentro da empresa;
  • separe o que é pessoal do profissional: conflitos pessoais não devem ser trazidos para o ambiente de trabalho. Caso algum problema pessoal interfira na rotina, converse com seus funcionários. Assim, vão se sentir seguros em lhe procurar para resolver conflitos.

Incentive um ambiente mais harmônico

Ao identificar possíveis problemas de convivência na sua empresa, é preciso agir rápido e tomar providências para que o ambiente não se contamine com eventuais conflitos. Para isso, existem métodos que são empregados no ambiente empresarial que dão bons resultados. Conheça algumas dessas técnicas:

  • mantenha funcionários com personalidades semelhantes nos mesmos setores;
  • gratifique e reconheça um bom trabalho;
  • incentive atividades em grupo;
  • mantenha-se presente na rotina dos funcionários;
  • compartilhe tarefas, seja democrático;
  • ouça seus colaboradores;
  • em caso de conflito, deixe a equipe resolver, só interfira se for realmente necessário;
  • mantenha a equipe ocupada.

Contar com uma equipe de funcionários satisfeitos com os colegas e comprometidos com a empresa faz toda a diferença. Afinal, eficiência, produtividade e a boa qualidade do ambiente de trabalho tem tudo a ver com o relacionamento pacífico entre os seus colaboradores.

Portanto, quando se cria uma cultura de colaboração, mantém um relacionamento próximo entre gestores e colaboradores e se pode contar com um código de ética que previne determinados comportamentos, o sucesso de sua empresa é garantido. Dessa maneira, os conflitos entre funcionários serão saudáveis e surgirão apenas para promover mudanças e melhorias dentro da empresa.

Viu como é importante que os funcionários tenham um bom relacionamento para garantir o sucesso da sua empresa? Gostou das dicas? Aproveite para conferir também como organizar o fluxo de caixa do supermercado.​​

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