Amados por uns, frequentados por obrigação por outros, o fato é que grande parte da população brasileira vai ao supermercado com certa frequência. E um dos objetivos do marketing nesse tipo de negócio é fazer com que o consumidor gaste mais, sem perceber.

Atualmente, são muitas as ações de marketing para supermercado que melhoram a experiência do cliente e aumentam o seu ticket médio — algumas, até mesmo, explicadas pela psicologia, como o uso das cores, a preparação do ambiente e a posição dos produtos nas gôndolas.

E o melhor de tudo isso é que você, empresário do segmento, pode começar a aplicar essas estratégias no seu negócio agora mesmo, sem precisar fazer grandes investimentos. Confira as nossas táticas e mãos à obra!

Estimule todos os sentidos

Apesar de comermos com os olhos, não é apenas a visão dos produtos nas gôndolas que incentiva o seu cliente a comprar. A experiência dentro do seu supermercado pode ser mais completa (e lucrativa para você) se apostar em estratégias de marketing olfativo e gustativo.

Experimente valorizar o aroma dos produtos, com frutas e hortaliças frescas, aquele cheiro de pão fresquinho invadindo o ambiente e, até mesmo, borrifadores de aromas específicos que existem no mercado.

Para agradar o paladar, aposte em ações de degustação em parceria com fornecedores, por exemplo. Afinal, provar o alimento causa uma sensação imediata de prazer, aumenta a compra por impulso do produto experimentado e ativa os chamados neurônios espelho — responsáveis por gerar em um indivíduo a mesma sensação que o outro está sentindo.

Cuide do ambiente

Existem alguns fatores que fazem a diferença na apresentação dos produtos nas gôndolas, como:

A limpeza das embalagens

É difícil acreditar, mas há quem deixe os produtos em exposição ficarem sujos de poeira, prejudicando a sua aparência, sujando as mãos dos clientes e, claro, desincentivando a compra.

A constante organização

É inevitável que os consumidores tirem os produtos do lugar ou peguem e desistam de levar, descartando o item fora de sua prateleira original. Por isso, é preciso estar atento para que as suas gôndolas não virem uma bagunça, desmotivando a compra.

As mercadorias refrigeradas merecem ainda mais atenção, pois podem acabar perdendo a qualidade e até estragando. E, se um cliente perceber um produto desses fora da refrigeração, pode perder a confiança no seu supermercado imediatamente.

A iluminação interna

Uma luz correta valoriza a beleza dos produtos, especialmente nos setores de hortifruti e padaria, aumentando a compra por impulso. Afinal, pães e frutas com aparência apetitosa despertam uma vontade inconsciente de consumo.

Aumente o tamanho dos carrinhos

Esse item requer um pouco de investimento, mas a psicologia explica como vale a pena! Ao perceber que o carrinho está vazio, as pessoas têm a sensação de que compraram pouco ou que está faltando alguma coisa.

Ao contrário, se o carrinho já está cheio, há grandes chances de que o consumidor pare de comprar.

Por isso, o truque é oferecer carrinhos maiores, que confunda a percepção e estimule a compra de mais mercadorias.

Deixe espaços vazios nas prateleiras

Essa é mais uma estratégia para atingir o inconsciente do seu consumidor e que não custará nada.

Deixar alguns espaços vazios nas prateleiras faz com que as pessoas pensem que outras já compraram aquele produto. E se está vendendo bem, deve ser bom, não é verdade?

Se ainda há dúvidas, experimente aplicar essa tática na gôndola onde está sendo anunciada uma grande promoção — e prepare-se para ver os produtos desaparecerem!

Toque música de fundo

A música afeta o comportamento das pessoas, deixando-as mais agitadas ou tranquilas. E, dentro do seu supermercado, o som ambiente tem o poder de interferir na quantidade de produtos comprados.

Existem diversos estudos que comprovam, por exemplo, que a música alta e com um ritmo mais acelerado faz com que as pessoas se movimentem mais rapidamente, enquanto a música baixa e com um ritmo mais lento, com que se movimentem mais devagar.

Ao mesmo tempo, melodias com notas menores (mais lentas e tristes) faz com que as pessoas comprem mais! A teoria por trás desses fatos comprovados é que a tristeza do ambiente pode causar a necessidade de buscar a felicidade por meio da compra.

Entregue mais do que produtos

Oferecer uma variedade de produtos, promoções e bom atendimento não é um diferencial e não fará com que os clientes prefiram ir ao seu estabelecimento em vez visitarem o do concorrente.

O que faz a diferença é o que você entrega além, como, por exemplo, novas ideias sobre como aproveitar determinado produto. Isso pode ser feito por meio do ensinamento de receitas, dicas de combinações de itens (como harmonização de queijos e vinhos ou carnes e cervejas) e outras informações adicionais que possam ser relevantes para o perfil do seu consumidor.

Para divulgar esse conteúdo, explore cartazes, vídeos e displays digitais pelo ponto de venda e, se houver um jornal de ofertas já implantado, separe um espaço para essa nova seção de receitas.

Aproveite as datas comemorativas

É comum, no segmento, explorar algumas sazonalidades para dar destaque a determinados grupos de produtos, como panetones no Natal, cervejas no Carnaval, peixes na Páscoa e assim por diante.

Mas existem datas menos óbvias que podem rendem ações bem simpáticas, como o Dia da Pizza (10 de julho), o Dia do Chocolate (7 de julho), entre outros. Nesses dias, os produtos celebrados ganham preços especiais.

Praticamente tudo o que está no seu estoque tem uma data comemorativa — até mesmo o tomate (1 de fevereiro). Basta aliar a criatividade à sua realidade.

Viu como é possível aplicar o marketing para supermercado no seu estabelecimento? Com essas ações em prática, você estará trabalhando os processos de atração e fidelização dos clientes, além de fortalecer a sua marca diante dos consumidores — que passarão a ver o seu supermercado com um espaço agradável, inovador e diferenciado.

O resultado, é claro, você poderá ver no ticket médio e no fluxo de consumidores aumentando sem parar.

Assim como este conteúdo sobre marketing para supermercado foi útil para você, ele poderá ajudar outros parceiros e empresários. Por isso, compartilhe-o nas suas redes sociais e contribua para o fortalecimento do setor.

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