Fazer o seu negócio ser reconhecido no mundo virtual é de extrema importância nos dias de hoje. Afinal, a maioria das pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre empresas e estabelecimentos antes de realizar suas compras.

Ter sua empresa destacada por uma pesquisa do Google é um passo enorme, já que essa é uma das maiores vitrines para empreendedores que querem promover seus negócios online.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o Google Meu Negócio, uma plataforma com inúmeras possibilidades e vantagens para você e sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é o Google Meu Negócio?

Criada em 2014, essa plataforma tem como objetivo promover a divulgação das empresas online, resultando em um aumento de alcance e interação com os clientes. Formada por um conjunto de ferramentas e funcionalidades, ela pode ser utilizada de maneira gratuita, apenas sendo necessária a realização de um cadastro.

Confira algumas funcionalidades que você tem acesso no Google Meu Negócio:

  • localização no Google Maps;

  • dados de contato (endereço, e-mail, site e telefone);

  • horário de funcionamento e horários de maior movimentação;

  • notas e comentários dos clientes;

  • fotos internas da empresa.

Informações bem relevantes para destacar a visibilidade do seu negócio com os clientes, não é mesmo?

Se você ainda estiver com dúvidas de como essa plataforma pode ser útil para o seu negócio, por ele ser mais local, pense o seguinte: um casal está perto do seu bairro procurando um lugar para fazer compras e aproveitar para almoçar. Um lugar exatamente igual ao seu!

Se eles procurarem o nome do seu negócio no Google, eles vão encontrar? Com o Google Meu Negócio, a resposta para essa pergunta será sempre sim.

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a plataforma, confira algumas vantagens de utilizar esse serviço na sua empresa.

Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

O principal objetivo do Google Meu Negócio também funciona como seu principal benefício. Isso porque essa é a oportunidade de conversar diretamente com os clientes e orientá-los a buscar o seu negócio quando eles já estão na fase de decisão de sua jornada de compras.

Aumentar o alcance de uma empresa

O simples fato de sua empresa aparecer na página principal de uma pesquisa no Google já aumenta seu alcance e presença online. Porém, com o Google Meu Negócio, você tem a oportunidade de expandir esse alcance, atraindo mais clientes, tanto localmente, quanto de outras regiões.

As pessoas que moram na sua cidade, mas que ainda não conhecem seu negócio, passarão a ter uma nova oportunidade de descobri-lo com a plataforma, virando potenciais clientes. Já aqueles que estão visitando a sua cidade ou, até mesmo, de passagem pelo seu bairro, ao buscarem pelo serviço que você oferece, poderão encontrar seu negócio facilmente por meio de uma simples busca no Google.

Gerar mais interações com o público

Outra funcionalidade da plataforma é a interação com o público por meio dos comentários sobre o seu negócio. Eles podem avaliar a sua empresa dando notas em vários quesitos, como produtos, atendimento, tempo de entrega, entre outros.

Além disso, eles podem compartilhar opiniões, dar ideias, tirar dúvidas e sugerir opções. É um ótimo recurso para você mensurar seu desempenho qualitativo, afinal, você terá informações suficientes para elaborar um relatório de feedback completo do consumidor final de seus serviços.

Você também tem que fazer a sua parte: é importante que o cliente sinta que você leva a sua opinião a sério. Por isso, é necessário responder os comentários que forem surgindo, além de ir sempre atualizando sua página com novidades, fotos, ofertas etc. Isso aumentará o interesse dos clientes, além disso, fortalece a sua comunicação com eles, tornando-os cada vez mais próximos de seu negócio.

Permitir que as pessoas conheçam melhor a sua empresa

Com o Google Meu Negócio, os clientes têm acesso a várias informações da sua empresa. Mas, além disso, eles têm a oportunidade de fazer um tour virtual pelo seu negócio.

Essa ferramenta maximiza o nível de detalhamento das informações que o público terá acesso, facilitando sua identificação com o estabelecimento quando eles forem conhecê-lo pessoalmente.

Possibilitar a edição por meio de um aplicativo

Um detalhe que facilita, e muito, a vida dos empreendedores na hora de atualizar e gerenciar as informações no Google Meu Negócio, a mobilidade e a possibilidade de execução de alterações por meio de aplicativos é um ponto muito positivo.

Muitas vezes você não terá acesso a um computador, porém, isso não será um empecilho para você postar uma nova foto ou responder um novo comentário na sua página. O sistema já funciona tanto para Android quanto para iOS!

Como me cadastrar no Google Meu Negócio?

Ficou interessado em cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, mas não sabe nem por onde começar? Para te ajudar, elaboramos um rápido passo a passo, explicando as etapas para se inscrever na plataforma:

1. Acesse a página da plataforma e faça login

O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio. Em seguida, clique em “Comece Agora”. Se você já tem uma conta do Google, será redirecionado, automaticamente, para o próximo passo. Caso não, deverá fazer um login na plataforma.

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

O segundo passo é preencher um formulário com as informações da sua empresa. Lá, você deve colocar dados como o nome do negócio, telefone, categoria, endereço, etc.

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

A fim de autorizar o Google a gerenciar o seu negócio, você deve verificar algumas informações e, em seguida, preencher uma autorização. Na sequência, você será encaminhado para outra página. Nela, o Google irá propor o envio de um código de verificação para o endereço que você forneceu ao preencher o formulário de inscrição.

4. Confirme o local do seu negócio

Finalizada a primeira parte, você já terá acesso ao seu painel de controle, porém, só conseguirá editar suas informações e colocar a sua página no ar quando confirmar o código enviado pelo Google. Geralmente, o código é enviado pelo correio e demora de 7 a 15 dias úteis para chegar.

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Assim que confirmada a sua localização, o seu painel será liberado e você já poderá iniciar o preenchimento dos seus dados e informações. Lembre-se de acrescentar o máximo de coisas que conseguir, como fotos, horário de funcionamento e outros conteúdos que possam chamar a atenção dos clientes e motivá-los a visitar o seu negócio.

Cadastro feito, e agora?

Agora que você já realizou o seu cadastro e tem acesso à plataforma, precisa pensar em algumas estratégias para otimizar a sua utilização do Google Meu Negócio.

Lembre-se de que apenas a realização do cadastro na plataforma não garante a prospecção de novos clientes, mas a adoção de algumas práticas pode ajudá-lo na geração de melhores resultados: mantenha suas informações sempre atualizadas e monitore suas estatísticas de acesso, assim como seus feedbacks e comentários.

Então, ficou interessado em usar o Google Meu Negócio na sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e expectativas!

Powered by Rock Convert