Se você tem um supermercado e está pesquisando sobre como montar uma padaria dentro dele, a sua procura acabou! Este guia tem tudo o que você precisa saber para oferecer os serviços de padaria com qualidade, agregando valor ao seu negócio.

Afinal, fazer a implantação de um novo serviço, ainda mais dessa magnitude, pode ser um grande desafio para a gestão de um supermercado. Porém, todo o esforço valerá cada centavo e cada hora investidos nessa empreitada.

Então, continue a leitura e tome nota de todas as dicas imperdíveis que vamos mostrar. Boa leitura!

Por que vale a pena montar uma padaria dentro do supermercado?

Quando as pessoas acordam pela manhã, um dos primeiros estabelecimentos comerciais que lhes passam pela mente é a padaria. Mas este não é o único momento do dia em que ela é lembrada. Há o momento do lanche da tarde e, ainda, as pessoas que precisam de algum lanchinho para “segurar a fome” entre um compromisso e outro na correria do dia a dia.

A padaria é um dos tipos de estabelecimento que mais têm movimento ao longo de todo o dia. E esse já seria um excelente motivo para ter uma padaria em seu supermercado. Mas, ela ainda apresenta diversos outros benefícios diretos e indiretos. Confira, a seguir, por que você precisa urgentemente montar uma padaria em seu supermercado.

Os clientes buscam praticidade e comodidade

Ao longo dos vários séculos de evolução do comércio, a maioria das mudanças visaram proporcionar mais praticidade e maior comodidade para os clientes. Foi assim com a evolução das embalagens e com a diversificação das formas de pagamento, por exemplo. Seguindo essa onda evolutiva, as pessoas buscam resolver a maior quantidade de assuntos em um mesmo lugar. Assim, elas otimizam o tempo ao frequentar menos filas, evitar o trânsito e fazer menos deslocamentos.

Ao oferecer o serviço de padaria, o seu supermercado se torna um local com um valor agregado para o cliente. Afinal, ele poderá comprar tudo o que precisa para o dia de uma única vez.

Os itens de padaria são mais perecíveis e de consumo diário

Dizer que um produto é perecível nem sempre é algo negativo. No caso das padarias, esse fator pode ser bastante positivo quando se olha pela perspectiva de que o cliente terá que comprar várias vezes, aos poucos, para que os alimentos não estraguem.

Ou seja, um cliente de uma padaria é muito mais recorrente do que um cliente de um supermercado simples. Enquanto a compra dos mantimentos pode ser feita apenas uma vez ao mês, as compras da padaria precisam ser feitas diariamente, às vezes até mais de uma vez ao dia.

Se cada cliente do seu supermercado, que realizava compras em torno de uma ou no máximo duas vezes no mês, começar a frequentá-lo todos dias, imagina o aumento no faturamento? Mesmo que sejam compras menores, no final das contas existirá um aumento significativo no ticket médio.

A fabricação própria permite maior diversificação dos produtos

Quando o seu supermercado não conta com uma padaria para a fabricação própria dos alimentos que serão vendidos, você fica refém dos seus fornecedores. Nesse sentido, os prazos de validade mais curtos dos produtos se tornam um grande ponto de cuidado e atenção.

Com a fabricação própria a sua equipe pode elaborar receitas variadas de bolos, pães, tortas e biscoitos, tudo para garantir sempre uma novidade para seus clientes. A grande diversificação instiga os cliente a voltarem todos os dias para experimentar novos produtos.

Além disso, fica muito mais fácil otimizar a gestão de estoque, já que a padaria pode aproveitar os produtos que estão mais próximos do vencimento em suas preparações. Outra vantagem é o aproveitamento das sazonalidades dos ingredientes, que vamos explicar melhor mais adiante.

A padaria incentiva a compra de outros produtos

Basta percorrer o caminho da entrada até a padaria de um supermercado para desejar algum produto que não estava planejados em um primeiro momento. É um dos principais benefícios do investimento em uma padaria própria.

Muitos clientes elaboram listas de compras muito bem organizadas de forma a evitar a compra de supérfluos entre os mantimentos mensais. Porém, as visitas mais frequentes ao supermercado podem despertar esses clientes para novos produtos, novas receitas e pequenos agrados, de vez em quando.

Além disso, muitos clientes acabam se esquecendo de comprar alguns produtos no meio da compra do mês. Alguns desses itens acabam nem sendo comprados, pois o cliente tem preguiça e não volta ao supermercado apenas para isso.

Se ele já está indo à padaria, dentro do supermercado, ele não tem mais a “desculpa” para ficar sem esses produtos.

O aumento no faturamento pode auxiliar no fortalecimento da marca

Se você pretende ter ou expandir uma rede de supermercados, a montagem de uma padaria própria é uma excelente estratégia. Além de aumentar o fluxo de clientes diários, ela estreita e fortalece a relação deles com a sua marca.

Quando os clientes passam a frequentar o seu negócio mais vezes por semana, ele começa a se tornar mais íntimo. Ele se acostuma com a organização das gôndolas, já sabe onde ficam todos os produtos que costuma comprar e tem até uma noção de todos os produtos que o seu supermercado oferece. Ele sabe que ao entrar em outra filial encontrará tudo o que precisa de forma fácil e rápida.

Como montar uma padaria em seu supermercado?

Montar uma padaria, seja dentro ou fora de um supermercado, não é uma tarefa simples. É uma estrutura bastante robusta e tem muitos detalhes a serem observados para garantir que tudo sairá conforme o desejo do proprietário.

Porém, basta fazer um bom planejamento e estudar sobre o assunto antes de começar a colocar a “mão na massa”. Para isso, montamos um pequeno passo a passo para orientar você nessa tarefa. Assim, nenhum detalhe fica de fora e o trabalho fica muito mais fácil. Acompanhe!

Os primeiros passos

Para começar, é importante se envolver no universo das padarias, conhecer melhor esse tipo de estabelecimento e visitar concorrentes que já têm padarias em seus supermercados para ver como eles fizeram. Anote tudo o que encontrar de interessante de pontos fortes e de melhorias que você considera que poderiam ser feitas.

Esse tipo de pesquisa é fundamental para ver na prática o que lhe espera no futuro. Aprender com os erros e acertos dos concorrentes é a melhor forma de economizar tempo e esforços, não reinvente a roda!

Mas lembre-se: os clientes do concorrente não são necessariamente os mesmos do seu estabelecimento. Por isso, conheça a fundo as pessoas que compram em seu supermercado. É para essas pessoas que você vai expandir o seu negócio, então faça algo direcionado para elas. Pegue as ideias que viu na concorrência e adapte-as para o seu público.

Quanto mais profundamente você conhece seus clientes, mais fácil fica de desenvolver um serviço especial, que irá encantá-los e, consequentemente, fidelizá-los. O que garantirá o sucesso do seu negócio é o quanto de vantagem que você oferece frente aos seus concorrentes. Sem saber o que o seu cliente prefere e procura, isso fica impossível.

Outro ponto importante é pensar na sua padaria como parte do seu supermercado. Isso significa que ela precisa estar integrada à identidade visual do negócio, de forma a parecer que sempre esteve ali. As pessoas não podem sentir que existe um estabelecimento diferente dentro do seu. É um estabelecimento, com vários serviços.

A escolha do local para instalar a padaria

Esse é um dos pontos mais críticos da implantação de uma padaria em seu supermercado. A localização dela deve ser bastante estratégica. Com o aumento no volume de circulação, o ideal é fazer com que as pessoas vejam mais produtos ao longo do caminho, desde a entrada. Desta forma, o local mais indicado é no fundo do supermercado.

É importante pensar bem nos produtos mais indicados para compor esse caminho. Uma dica valiosa é colocar os produtos que estão em promoção mais próximos da entrada, para que os clientes já sejam instigados a comprar logo que chegarem.

Para ter um melhor aproveitamento dessa estratégia, será preciso organizar as gôndolas de supermercado novamente, de forma a garantir a demonstração dos produtos certos no percurso entre a entrada e a padaria. Além disso, essa reorganização ajuda a liberar mais espaço.

Lembrando que uma padaria precisa de um espaço amplo e arejado. De acordo com o volume de produção pretendida, é preciso ter um bom espaço para a cozinha industrial e outro para a exposição dos produtos.

Não deixe de considerar também os espaços para a circulação confortável dos clientes, que podem estar conduzindo seus carrinhos de compras. Isso acrescenta em alguns centímetros o espaço necessário para manobras.

Se, junto à padaria, o seu supermercado for oferecer serviço de lanchonete, também será preciso separar um espaço para os clientes sentarem-se para comer seus lanches. Mesmo que sejam poucas mesas, o ideal é que elas fiquem de certa forma isoladas, para garantir maior conforto aos clientes.

Os equipamentos necessários

Os equipamentos para montar a sua padaria não são, necessariamente, os mesmos equipamentos de supermercado. Muitos são similares, mas alguns são bem diferentes. O que vai determinar quais serão os equipamentos que você precisará será o tipo e tamanho de padaria que pretende montar.

Alguns são mais comuns a todas as padarias e podem variar apenas na quantidade ou capacidade. Vamos listar, em primeiro lugar, os da cozinha:

  • forno industrial;

  • fritadeiras;

  • fogão industrial;

  • chapa;

  • sanduicheira;

  • fatiador de frios;

  • balança;

  • cafeteira;

  • bancadas amplas para o manuseio das massas;

  • batedeira industrial;

  • liquidificador industrial.

Além dos equipamentos para a produção das receitas, é preciso considerar os equipamentos para a exposição dos produtos fabricados. Veja abaixo alguns itens indispensáveis:

  • balcão refrigerado;

  • ilha expositora;

  • vitrine estufa;

  • cestos e pegadores.

A escolha da equipe

A escolha da equipe correta é muito importante para garantir a qualidade dos produtos e dos serviços que serão oferecidos em sua padaria. Por isso, o processo seletivo deve considerar alguns pontos relevantes. O primeiro deles é saber a quantidade mínima de colaboradores que serão necessários para garantir um serviço de qualidade.

Não existe uma regra, tudo dependerá do tamanho da produção da padaria. Se o volume de produção for mais alto, então serão necessários mais colaboradores, assim como o contrário. Vale ressaltar algumas dicas:

  • tenha, no mínimo dois padeiros e dois ajudantes;

  • tenha mais de um atendente, principalmente para os horários de pico;

  • mantenha uma pessoa responsável por verificar os produtos em exposição o tempo todo.

Além da quantidade de colaboradores, é importante observar o perfil e nível de formação de cada um deles. Para os padeiros, por exemplo, é essencial que eles tenham alguma formação em padaria, confeitaria ou cozinha industrial. Não dá para contar com amadores nessa posição.

Já os ajudantes não precisam de cursos concluídos, mas é mais vantajoso encontrar pessoas que estejam realizando algum curso no momento. Além de demonstrar o interesse da pessoa em se especializar na área, ela está sempre trazendo novidades e experimentando receitas que aprendeu em sala de aula. Isso enriquece bastante o cardápio, desde que feito sob a supervisão do padeiro.

Para as posições de atendentes, o importante é que sejam pessoas simpáticas e que gostem de trabalhar com o público. Como são as que mais terão contato com o cliente, elas serão o cartão de visitas de padaria. Escolha aquelas que mais se encaixam no perfil do supermercado e que garantirão um excelente atendimento.

A inauguração

Um evento de inauguração é um excelente chamariz para novos clientes. Mas, para inaugurar o serviço é preciso garantir alguns pontos. Veja como deixar tudo pronto para o grande dia.

Teste todas as receitas internamente

Antes de começar a oferecer todas as guloseimas aos clientes, faça testes exaustivos das receitas. Por mais experiente que sejam os profissionais contratados, toda a estrutura é uma grande novidade. É preciso testar os equipamentos, os ingredientes e o trabalho em equipe.

Uma dica muito boa é realizar um evento interno, apenas para funcionários e poucos convidados, para fazer uma degustação. Assim, você conseguirá validar a aceitação dos produtos e ainda fazer ajustes mais finos nos processos de atendimento.

Prepare toda a equipe do supermercado

Antes de oferecer um novo serviço, é imprescindível que todos os colaboradores o conheçam. Afinal, quando um cliente entra no supermercado, ele não vai olhar se o funcionário é da padaria ou do caixa quando precisar de alguma informação.

Portanto, apresente o projeto da padaria para toda a equipe do supermercado, realize treinamentos específicos e garanta que todos estarão alinhados e preparados para o novo desafio.

Crie expectativa em seus clientes

Não desperdice a chance de trazer bastante movimento ao seu supermercado. Comece a anunciar a inauguração com uma certa antecedência e crie um certo nível de curiosidade em seus clientes.

Anuncie em suas redes sociais, espalhe cartazes e faixas pelo bairro, faça bastante propaganda do evento. O importante é chamar a atenção para que o maior número de pessoas participe e conheçam a sua padaria.

Escolha a melhor data

A escolha da data da inauguração pode influenciar — e muito — no sucesso do evento. As pessoas precisam estar disponíveis para comparecer. Proximidades com datas festivas e feriados prolongados não são uma boa ideia, pois as pessoas tendem a viajar mais.

Outro momento inadequado é a semana em que a maioria das família realiza a compra mensal de mantimentos. Nesses dias o supermercado já está sobrecarregado e um evento pode atrapalhar os clientes em compras.

O ideal é que se escolha uma data de movimento mais baixo, que dure no mínimo dois dias — sábado e domingo geralmente. Com o supermercado mais tranquilo, os colaboradores poderão dar mais atenção aos clientes, prestando um atendimento de maior qualidade.

Faça promoções exclusivas e ofereça degustação

Um evento de inauguração de uma padaria sem degustação não faz o menor sentido, não é mesmo? Você precisa fazer com que seus clientes experimentem das delícias que serão vendidas para conquistá-los de forma mais definitiva.

Além disso, você pode promover sorteios de produtos e fazer promoções mais agressivas, enfatizando que são condições exclusivas de inauguração. O sentimento de urgência fará com que mais pessoas comprem os produtos e, sendo de qualidade, com certeza se tornarão clientes assíduos e fiéis.

Como fazer da padaria uma excelente ferramenta de marketing

Padaria inaugurada, agora é fazê-la gerar resultados e garantir o retorno do valor investido. Para isso, é preciso usar de táticas de marketing para atrair mais clientes. Além de produzir o seu próprio lucro, ela ainda tem um grande potencial de aumentar as vendas do restante do estabelecimento. Separamos 4 dicas para você aproveitar ao máximo todas as vantagens de ter uma padaria dentro do seu supermercado. Confira!

Crie promoções

Criar promoções é uma ótima forma de atrair clientes e os produtos da padaria proporcionam uma certa facilidade para isso. Um ponto bastante positivo é que podem ser feitas várias promoções ao longo da semana, por causa da variedade de produtos ofertados.

Algumas reduções de preço já são esperadas pelos consumidores, como é o caso dos pães “dormidos”. Mas o cliente gosta de ser surpreendido, gosta de novidades e promoções que realmente lhe pareçam vantajosas.

Para garantir promoções que realmente vão chamar a atenção dos clientes, sem comprometer demais a margem de lucro, negocie grandes remessas de ingredientes com seus fornecedores. Assim, você garante um desconto maior na compra e todos os produtos que contêm os ingredientes negociados podem entrar em promoção.

Estimule a compra de produtos relacionados

Assim como dissemos em seções anteriores deste post, as pessoas que vão à padaria dentro do supermercado estão muito mais propensas a comprar itens que não estavam em seu planejamento inicial. Mas, elas precisam ser corretamente estimuladas.

Para isso, você pode criar descontos entre produtos relacionados — por exemplo, na compra de um bolo, um desconto no pó de café. Quem está comprando um bolo tem grandes chances de pretender tomar um café para acompanhar. Sem esse tipo de incentivo muitas pessoas sequer se lembram que precisavam de certo item.

Outro fator interessante é que muitas vezes o cliente vai até a padaria mas não sabe ao certo o que pretende comprar. Ao ver as possibilidades de combinações dos produtos, ele é induzido a escolher essas combinações, em lugar de levar apenas um produto.

Aproveite as sazonalidades

Muitos ingredientes sofrem a ação da chamada sazonalidade, isto é, eles só são encontrados em certos períodos do ano. Para uma padaria, as frutas são os principais ingredientes que apresentam essa característica.

Por isso, é interessante aproveitar o período propício de cada uma delas para oferecer produtos nesses sabores em maior quantidade. O preço de aquisição estará mais baixo e a margem de lucro pode ser mais adequada.

Entre outros tipos de sazonalidade muito impactantes, tanto no supermercado quanto na padaria, estão as datas comemorativas. As principais são:

  • Páscoa, na qual aumentam as vendas de produtos à base de chocolate;

  • Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, nos quais aumentam as vendas de cestas de café da manhã;

  • Festa Junina, na qual aumenta o consumo de quitutes feitos de milho e amendoim;

  • Natal, no qual aumentam as vendas de panetones.

Inove nas receitas e realize degustações

Aproveite a produção própria para inovar constantemente na variedade de produtos. Estimule os padeiros e confeiteiros a criar receitas e combinações. Aqui vale a dica anterior sobre as sazonalidades. É o momento ideal para oferecer novos sabores aos clientes que já estão acostumados a ter o mais do mesmo nas datas.

Na páscoa, por exemplo, podem ser oferecidos ovos diferenciados e receitas gourmet de ovos de colher. No Natal podem ser feitos panetones com sabores inusitados, como os salgados ou com recheios e coberturas já conhecidos nos bolos, mas pouco utilizados em panetones. Enfim, existem infinitas possibilidades!

Depois de aprovadas pela equipe interna, realize uma degustação das novidades dentro do supermercado. E as degustações não valem apenas para novas receitas. Se tiver algum produto que não está tendo a saída esperada, o motivo pode ser o desconhecimento dos clientes. Por isso, é importante realizar essas degustações com maior regularidade.

Seguindo este guia sobre como montar uma padaria o seu supermercado fará mais sucesso e seus lucros serão ainda maiores. Se você está pensando em botar tudo isso em prática, entre em contato com a Castellmaq. Temos os melhores equipamentos e será um grande prazer contribuir com o crescimento do seu negócio!

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