O nosso calendário está recheado de datas comemorativas e você pode aproveitá-las para estimular as vendas de seu supermercado. Alguns varejistas criam períodos estratégicos e promoções exclusivas, como o final de semana do churrasco, dia da pizza ou semana da criança, com o objetivo de aumentar as vendas e promover o negócio. 

Portanto, independentemente do tamanho do seu negócio, é preciso investir em um planejamento comercial bem detalhado e aproveitar as datas importantes no ano para aquecer as vendas e aumentar o faturamento.

Para te ajudar a criar o seu próprio planejamento comercial, selecionamos algumas das datas mais quentes do calendário do varejo. Confira!

1. Dia do consumidor

É uma data pouco conhecida e explorada entre os varejistas, mas aos poucos vem ganhando bastante espaço. Por se assemelhar a uma Black Friday brasileira, ano passado essa foi data uma das mais esperadas pelos clientes, que acontece ao final de novembro.

É possível aproveitar essa data para criar um elo com seu cliente e ativar um gatilho mental de reciprocidade. Algo similar acontece quando você dá um presente para alguém e essa pessoa se sente no dever de retribuir o presente em seu aniversário também.

No ambiente comercial, se você proporcionar um sentimento de ganho e oportunidade, casado com um bom atendimento e pós-venda, o cliente certamente vai comprar mais vezes em seu estabelecimento, uma vez que teve o primeiro contato de forma positiva e agradável.

2. Páscoa

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das datas mais esperadas do ano por quase todos os públicos. Afinal, quem não gosta de um bom chocolate, não é? Como há diversos produtos para diferentes públicos e momentos, é possível criar ofertas inteligentes de saída de produtos.

Uma dessas ofertas pode ser um combo família, onde os itens de chocolate ou relacionados à Páscoa ganham um preço especial se comprados em conjunto. A vantagem é que seu consumidor economiza e, em troca, a ação pode gerar um boca a boca interessante para seu estabelecimento.

3. Dia das mães

O dia das mães é uma data que movimenta bastante o mercado e garante bons lucros. Como trata-se de uma data mais tradicional, o consumo de alimentos e bebidas mais sofisticadas aumenta, o que dá margem para os varejistas criarem um elo emocional com os consumidores e claro, movimentar as prateleiras de produtos de baixa rotatividade.

É possível criar cestas com os ingredientes de um jantar ou oferecer o serviço de chef em casa. Também é possível criar combos para aumentar o consumo de outros produtos, como o de vinhos, cervejas e champanhes. Tudo vai depender do perfil do seu estabelecimento e da oferta para abordar o seu cliente em uma das datas importantes no ano.

4. Dia dos pais

Durante o final de semana do dia dos pais, o consumo de cervejas e carnes aumenta de forma significativa já que é muito comum aproveitar essa data com um bom churrasco, não é? Por esse motivo, alguns supermercados aproveitam esse dia como uma das datas importantes no ano para aquecer as vendas de produtos que complementam a experiência do período.

Alguns supermercados, inclusive, já preparam a seção de carnes com kits de churrasco com os cortes mais procurados devidamente temperados e prontos para assar. O que facilita muito na hora de preparar as refeições sem deixar de aproveitar de fato o momento especial com a família.

Além desse tipo de oferta, é válido contratar um locutor para oferecer descontos relâmpago exclusivamente para os clientes que estão na loja. Isso gera o sentimento no cliente de que aproveitou uma excelente oportunidade.

5. Natal

Uma das coisas que o cliente evita em festas de fim de ano é enfrentar por várias vezes as enormes filas dos grandes supermercados. Se esquecer de algum ingrediente então, o jeito é ir a um estabelecimento de bairro e pagar até mais caro por um produto só para não ter que perder tempo em filas.

A época natalina é uma das datas importantes no ano comercial e atrai muitos clientes. Isso reflete na preparação do estabelecimento para esse período. É indispensável que os itens mais buscados e em oferta estejam em fácil acesso e que o estoque esteja devidamente abastecido, uma vez que os itens relacionados a essa época tendem a sumir das prateleiras muito mais rápido.

Para aumentar as vendas, a solução é oferecer um ambiente preparado para que o cliente tenha uma experiência positiva, posicionando produtos de forma estratégica dentro do estabelecimento e claro, ter caixas mais ágeis e agentes prontos para dar suporte à equipe de vendas.

Uma das ações que mais engajam os consumidores nessa época do ano são aquelas que envolvem a emoção. É possível gerar um desconto para pessoas que doarem um agasalho, alimento não perecível ou brinquedo, pois, além de estimular a venda, o seu estabelecimento em parceria com seus clientes ajudam alguma instituição de caridade.

6. Réveillon

A semana da virada do ano movimenta muitos supermercados e também se destaca por ser uma das datas importantes no ano para varejistas. No entanto, as filas enormes, às vezes a falta de produtos na prateleira e a necessidade de encontrar tudo em um mesmo supermercado é realmente algo que conflita com os clientes. Mais uma vez, a experiência do cliente dentro do estabelecimento é algo que merece ser explorada.

Vale apostar em um boa identidade para a sua marca, como um plano musical agradável, iluminação, decoração e em promoções especiais para esse período. Ofertas como “compre 2 leve 3” ou o uso de descontos progressivos aumenta a compra de alguns produtos nessa época do ano e gera muitos resultados para o supermercado.

É fato que existem uma infinidade de períodos comerciais para aproveitar em nosso calendário. O que determina o sucesso de uma ação é a qualidade no atendimento, ofertas interessantes para o público e claro, a proposta de valor entre o estabelecimento e cliente.

Percebeu como é possível atrair mais clientes e aumentar o faturamento do seu supermercado em datas importantes no ano? Comente abaixo caso conheça alguma ação diferente que possa ajudar a movimentar a sua loja nessas datas.

Powered by Rock Convert