A tecnologia veio para ficar e, como a inovação é constante, surgem novas formas de negócio em todo o mundo. Quem não se reinventa, abraça as mudanças e se adéqua às novas exigências do consumidor fica para trás.

No ramo do varejo, as tendências para supermercados são muitas. A modernização promete garantir uma nova experiência para o usuário, com atendimento customizado e compras mais ágeis.

O chamado supermercado do futuro é a tendência. Em poucos anos, espera-se que os estabelecimentos no Brasil utilizem a tecnologia de ponta a seu favor em toda a experiência do usuário. 

Para que sair de casa e comprar, comparar preços, ficar por muito tempo na fila do caixa, escolher produtos, enfrentar trânsito e ainda carregar peso se tudo isso pode ser feito facilmente utilizando o computador?

O consumidor só irá ao supermercado caso vivencie lá uma experiência agradável e que justifique seu deslocamento, e é de olho nisso que o setor está se modernizando. Quer saber quais são as principais tendências para supermercados daqui para frente? Confira!

1. Conectividade e presença online

A conectividade mudou a forma com que os consumidores se relacionam com os estabelecimentos. É por isso que todas as empresas do ramo varejista devem ter presença online. 

É muito importante manter perfis nas redes sociais atualizados constantemente, que dialoguem com os consumidores e, principalmente, respondam dúvidas, críticas ou elogios e resolvam problemas.

Basta uma compra insatisfatória, um mau atendimento, um preço errado na etiqueta para o consumidor compartilhar sua experiência na internet. Nessas horas, a empresa precisa responder o cliente, tentar solucionar o problema, se mostrar aberta e aprender com o possível erro.

Hoje em dia, ninguém fica calado. Qualquer sinal de insatisfação nas relações de consumo é demonstrado na internet. E compartilhado. E pode viralizar. 

Além disso, a possibilidade de compra pela internet não deve ser vista como concorrência. É claro que o foco do dono de supermercado é ter clientes em seu estabelecimento, mas, se ele proporcionar um serviço de qualidade na web, vai se tornar referência nesse tipo de compra.

Por esses motivos, a conectividade e a presença online são características fortes do supermercado do futuro e cada vez mais tendência no varejo.

2. Relevância da experiência de consumo

A vivência como um todo será levada em conta na hora de o consumidor decidir se quer sair de casa para fazer compras ou não. Mais importante do que os produtos em si, os clientes buscam uma experiência de compra de qualidade.

Encontrar produtos que se adequem às crenças pessoais e perceber que o supermercado compartilha das mesmas ideias agrega valor à ação de consumo do usuário.

Cada vez mais, a cultura da experiência vai se contrapor à cultura de posse. É mais relevante para o cliente adquirir um tipo específico de produto que seja condizente com quem ele é e com o que acredita do que simplesmente acumular itens de consumo.  

E, nessas situações, além de ter que criar uma identificação com o cliente, o supermercado precisa investir em nichos específicos e conhecer seus fregueses para poder proporcionar uma experiência agradável.

3. Customização do atendimento

O mundo é cada vez mais segmentado e personalizável. Por isso, o atendimento do supermercado do futuro também será. Os consumidores serão fiéis aos estabelecimentos que lhes proporcionarem um serviço exclusivo e individualizado.

Foi-se o tempo em que a comunicação direta com o consumidor era feita via e-mails de aniversário. O cliente terá um atendimento muito mais personalizado caso receba, ao entrar no estabelecimento, uma mensagem com informações sobre as ofertas do dia.

É importante conhecer o perfil de compras de cada pessoa. Não adianta enviar promoções de sabão em pó para um jovem que ainda more com os pais e não seja responsável pelas compras de materiais de limpeza da casa.

Também não adianta mandar promoções de carnes para uma pessoa que compra sempre produtos naturais e vegetarianos ou veganos. A customização do atendimento só é possível quando o estabelecimento conhece quem são seus clientes e trabalha na fidelização de cada um de forma individualizada.  

E isso resulta na melhor experiência do usuário, que, como falamos acima, é uma das principais tendências para supermercados no futuro.

4. Conveniência e agilidade

O tempo é muito valioso e será cada vez mais. Por isso, gastar duas horas fazendo compras do mês ou passar 40 minutos na fila do caixa também. O consumidor busca conveniência e agilidade.

Nos Estados Unidos e na Europa, já existem supermercados onde o próprio cliente é responsável por passar os produtos no caixa, colocá-los nas sacolas e efetuar o pagamento via cartão. Esse sistema é mais ágil, evita filas longas e proporciona uma melhor experiência para o consumidor.

Mesclado ao modelo tradicional de pagamento, com funcionários que auxiliam os clientes, é garantia de sucesso, pois atende tanto o público mais tradicional e que resiste a inovações quanto pessoas que vivem na correria e querem minimizar o tempo utilizado nos afazeres do dia a dia para terem mais qualidade de vida fazendo atividades de lazer, por exemplo.

Esse tipo de sistema ainda estabelece uma relação de confiança entre supermercado e consumidor, o que estreita os laços entre ambos e ajuda na fidelização. A autonomia e satisfação do cliente são fatores decisivos na hora de ele decidir onde comprar.

As tendências para o setor são muitas e estão cada vez mais tecnológicas, conectadas e visando uma melhor experiência do usuário. O consumidor mudou e, por isso, o varejo também precisa passar por uma transformação constante.

Apesar de alguns dos itens citados acima já serem realidade fora do Brasil ou mesmo em alguns estabelecimentos dentro do país, as possibilidades de inovação para o setor são infinitas.

Cabe ao empreendedor ficar atento e buscar crescer para fidelizar cada vez mais os clientes e manter-se competitivo no mercado. Ficar de olho nas tendências para supermercados e colocá-las em prática é tão importante quanto oferecer bons produtos, preços atraentes e serviços de qualidade.

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