Apesar dos contratempos econômicos que deixaram a população brasileira um pouco apreensiva, novas empresas estão surgindo no mercado. Muitos empreendedores enxergam nesse momento uma oportunidade de colocar projetos em prática. Com esse forte crescimento no mercado, as empresas se preocupam não só em vender seus produtos/serviços, mas buscam também o reconhecimento.

A identidade visual é fundamental nesse momento, pois é ela que garante que as empresas se posicionem e se destaquem diante da concorrência. Para garantir o sucesso, é preciso que todo o conceito seja bem planejado e adequado aos objetivos da empresa.

Uma vez que a marca atinge o consumidor — público-alvo previamente definido —, ela estará afirmando seus valores e missão no mercado.

Neste post separamos algumas dicas para que você entenda a importância da identidade visual e como ela pode ser útil ao seu negócio. Boa leitura!

O que é identidade visual?

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, a identidade visual não é apenas a definição do logo da empresa. Tudo o que representa a marca visualmente está ligado à identidade visual e como a empresa deseja ser vista no mercado.

A identidade envolve todo o conjunto de elementos e como eles interage para que haja uma padronização do conceito da marca. O detalhamento e planejamento desses conceitos garantem que a marca ganhe destaque entre a concorrência.

Esse posicionamento da empresa faz com que ela consiga prospectar de maneira mais fácil novos clientes.

Como a identidade visual atinge os clientes?

Além dos serviços prestados aos consumidores, a identidade visual também servirá de plataforma para que a empresa seja apresentada aos clientes de forma sólida e profissional. A definição dos clientes que vão adquirir os produtos/serviços prestados é muito importante. A comunicação deve ser feita de forma clara e objetiva.

Para cada tipo de consumidor a empresa precisa fazer uso de uma linguagem e comportamento diferentes. Muitas pessoas escolhem um novo ponto de venda pelo atrativo visual — que é o primeiro impacto que o consumidor tem com a empresa. Esse contato, se for positivo, fará com que o cliente se lembre da marca e, possivelmente, volte a comprar.

Normalmente, em um supermercado é possível encontrar uma variedade de produtos — diferentemente de um comércio específico de um produto/serviço. Mas, isso não define o sucesso e muito menos o lucro. É preciso saber explorar as possibilidades de venda e divulgação, atingindo os consumidores no momento exato.

Quais são os elementos presentes na identidade visual?

Os elementos que compõem a identidade visual garantem que a empresa tenha reconhecimento no mercado — além de fidelizar os clientes. Os itens precisam interagir entre si, pois o conjunto da identidade visual é que vai fazer com que a marca seja bem estruturada.

As cores utilizadas são um dos itens mais importantes para a construção da marca. Além de transmitir uma mensagem, as cores vão atingir também o emocional do consumidor. Diversos estudos já foram realizados e a conclusão é que cada cor tem um efeito sobre nossa mente e, sem percebermos, somos influenciados por elas. Isso ajuda na formação de opinião.

Outros elementos importantes da identidade visual são:

  • nome;
  • logo;
  • símbolo;
  • slogan/frase de efeito. 

O que é e qual a importância do manual de identidade visual?

O manual de identidade da marca — manual de identidade visual — tem como objetivo fazer com que as empresas sigam um padrão visual. Depois do reconhecimento do público-alvo, escolha das cores, símbolo, slogan, dentre outros, é preciso seguir e aplicar todas as informações em qualquer divulgação visual da empresa.

Esse manual deve ser descrito em arquivos .pdf ou e-books, por exemplo. Isso vai depender do tamanho da empresa, frequência de utilização, etc. O arquivo deve conter todas as informações bem detalhadas, sem faltar qualquer item ou observação.

Itens que não podem faltar no manual:

  • paletas de cores e suas variações;
  • posicionamento do logo;
  • tipografia.

Além dessas informações, é preciso especificar as formas nas quais a marca não deve ser aplicada, ou seja, suas restrições. Ter um manual de identidade é muito importante para assegurar a qualidade da marca e não confundir o público-alvo, ou seja, seguindo os padrões os clientes vão conseguir identificar a empresa facilmente.

Quais são os benefícios para a empresa em investir na identidade visual?

Os impactos que a identidade visual do supermercado terá sobre os consumidores tendem a ser positivos. Afinal, o cliente se sentirá mais confortável comprando os produtos/serviços que a empresa oferece.

O planejamento é indispensável para o sucesso da marca. Atingindo as pessoas certas e deixando a comunicação nítida, o crescimento será orgânico. Veja a seguir alguns dos principais benefícios para a empresa ao investir na identidade visual:

  • reconhecimento — quanto maior a estratégia da empresa em divulgação e promoções — de acordo com a identidade visual — maior será o seu reconhecimento;
  • posicionamento no mercado — novos projetos, participação ativa no mercado, reafirmação de valores, etc. Tudo isso contribuirá para o posicionamento da empresa no setor comercial;
  • rentabilidade — com o planejamento visual da empresa concluído, não será necessário criar ideias e promoções a partir do zero —tudo já estará pré-estabelecido. Isso fará com que a empresa poupe dinheiro e, consequentemente, lucre mais.

Outro benefício importante é a aplicação da marca no meio digital. As vendas por meio da internet cresceram radicalmente nos últimos anos e, com uma identidade visual bem produzida, fica mais fácil manter a organização e qualidade visual da marca no meio online.

Os resultados gerados a partir da identidade são, sem dúvida, positivos. A identidade da marca, quando padronizada, pode ser aplicada em banners, cartão de visita e todo material gráfico e digital. Todos terão o mesmo padrão.

Uma empresa como uma rede de supermercados trabalha com vendas de diversas outras marcas que também podem ajudar na construção de uma empresa forte no mercado. Mas, no final, o nome que ficará presente na cabeça do consumidor é o do revendedor, ou seja, do supermercado.

Não importa o tamanho da sua empresa, procure por profissionais capacitados para a construção da sua identidade e não poupe esforços para conseguir atingir os clientes. A criatividade pode ser a solução para vários problemas de comunicação no mercado.

Agora que você já entendeu mais sobre a importância da identidade visual, deixe seu comentário contando mais sobre suas experiências no mercado!

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