Além de boa comida, funcionários bem treinados, ingredientes diferenciados e uma boa localização, é imprescindível investir na iluminação para restaurante para obter sucesso nesse ramo de atuação.

Afinal, os itens citados são importantes e precisam de atenção, mas a iluminação também. Ela é responsável por criar a atmosfera desejada, de acordo com o estilo do estabelecimento.

Arquitetura e gastronomia andam juntas e podem ser vistas como parceiras. Um bom restaurante precisa oferecer, além de pratos marcantes, uma experiência prazerosa para o cliente. É nesse ponto em que entra a arquitetura.

Capaz de despertar sensações, criar um ambiente aconchegante, estimulante, pacífico ou propício para o consumo, dependendo das intenções do estabelecimento, ela não pode ser menosprezada e merece o investimento, pois é capaz de influenciar o comportamento humano e a tomada de decisões.

Listamos abaixo algumas dicas para ajudar você a promover uma iluminação adequada para o seu restaurante. Não perca tempo e confira quais são elas agora mesmo!

Use a influência das cores na iluminação

As cores são muito importantes em qualquer projeto de decoração ou iluminação. Se você quer montar o melhor restaurante possível, precisa dar a devida atenção a elas e utilizá-las a seu favor na hora de decorar e iluminar seu estabelecimento.

Ciente de que os tons de cores são formados a partir da reflexão da luz por algum objeto, todo o ambiente deve ser pensado em conjunto. Antes de mais nada, é necessário lembrar da divisão de cores. Existem as quentes  como vermelho, amarelo e laranja  e as frias  como azul verde, cinza e violeta.

Em linhas gerais, as cores quentes provocam excitação e, de fato, aquecem o ambiente, deixando o cliente em estado de alerta e mais propenso ao consumo. Entretanto, caso sejam utilizadas em excesso, elas podem ser perigosas.

Exagerar nas cores quentes pode fazer com que o cliente sinta-se desconfortável, irritado e até mesmo com aumento da pressão arterial. As palavras que devem ser mantidas em mente são moderação e bom senso. Utilizar cores quentes a seu favor é uma estratégia inteligente, assim como ponderar a quantidade de itens destas.

Já as cores frias são suaves e deixam o ambiente mais calmo e aconchegante. São indicadas para restaurantes que oferecem comidas mais leves e saudáveis. É importante perceber que, se usadas em excesso, podem levar à introspecção, o que não é interessante em um restaurante. Por isso, tenha moderação e bom senso sempre.

Utilize corretamente os contrastes

Os contrastes são um grande diferencial na iluminação, pois criam os estímulos necessários para a promoção do bem-estar dos clientes. Eles devem ser utilizados corretamente, para que fique a impressão de que o ambiente foi pensado e decorado com atenção para ser sociável e amigável.

Uma maneira de acertar nos contrastes é apostar em diferentes intensidades de luz. Dessa maneira, é possível criar profundidade no ambiente, deixando-o sempre aconchegante.

Também é importante selecionar objetos de decoração e direcionar a luz para eles, de forma que não fiquem apagados ou escondidos por sombras. Acertar na combinação dos contrastes é essencial para montar um restaurante inovador.

Aposte na iluminação em LED

As lâmpadas de LED são mais caras do que as comuns, mas promovem grande economia a longo prazo. Além disso, possuem luz em tons frios, sendo ideais para iluminar os balcões dos bares e os banheiros, por exemplo.

Caso seu restaurante tenha pêndulos com iluminação individual nas mesas, o LED é essencial. Essas lâmpadas promovem a sensação de descontração e até mesmo frescor, já que não esquentam.

São indicadas, ainda, para restaurantes que recebem famílias com crianças — pois podem ajudar a evitar possíveis acidentes. Elas podem ser colocadas em spots de chão com segurança, pois, mesmo que sejam tocadas, não provocarão machucados.

Use a luz para guiar as pessoas dentro do restaurante

A iluminação para restaurante, quando bem aplicada, é capaz de guiar os clientes dentro do estabelecimento. É necessário que o local seja de fácil acesso, de forma que todos consigam encontrar facilmente o que procuram  seja o bar, seja uma mesa.

A iluminação deve atuar como “guia”, de forma que toda a experiência do cliente, desde sua chegada até sua saída do estabelecimento, seja tranquila e positiva.

Adapte a iluminação ao estilo do estabelecimento

Por fim, adequar a iluminação ao estilo de restaurante é essencial. Conforme explicamos nos outros itens, a cor e a luminosidade são determinantes e influenciam o humor das pessoas. Por isso, elas devem ser pensadas de forma a combinar com o estilo e o objetivo do estabelecimento.

Um restaurante fast food, por exemplo, precisa que os clientes entrem, comprem seus alimentos, comam e deixem o local rapidamente. Por isso, eles não podem conter uma iluminação demasiadamente aconchegante e que faça com que os consumidores fiquem muito tempo no ambiente.

Por isso, esse tipo de restaurante é sempre decorado com cores quentes e iluminação clara. Um restaurante de comida à la carte focado em jantares, por exemplo, precisa que seus clientes sintam-se à vontade e desfrutem de momentos de intimidade.

Por isso, ele deve ser aconchegante para que os clientes peçam entrada, prato principal e sobremesa. Para tal, esses ambientes devem abusar dos contrastes e da mistura entre cores quentes e frias, de forma a estimular os consumidores a ficar mais tempo no local.

Conforme mostramos no texto, é muito importante dar o devido valor à iluminação para restaurante para obter sucesso  lembrando que é sempre mais interessante planejá-la de acordo com o estilo do estabelecimento.

Adotar luzes de LED, utilizar os contrastes adequados e a correta combinação de cores  além da luz como “guia” das pessoas no estabelecimento  faz toda a diferença para que os clientes tenham uma experiência positiva, comentem com os amigos e parentes e retornem.

Entretanto, fica aqui uma última dica: restaurantes com múltiplos ambientes precisam de uma combinação de diferentes tipos de iluminação para que essa diferenciação fique clara.

Agora que você já sabe como fazer uma boa iluminação para restaurantes, que tal deixar um comentário no post? Conte qual foi a dica que você mais gostou, tire dúvidas ou compartilhe sua experiência em decoração de ambientes!

Powered by Rock Convert