Confira as melhores ideias de decoração para seu restaurante

Você pode mudar, reformar ou inovar, com opções baratas e simples, ou caras e sofisticadas, mas a decoração em restaurantes é fundamental e, atualmente, as opções são muitas, atendendo a todos os tipos de gostos e objetivos.

As pessoas vão a restaurantes não só para comer, mas para conversar e beber, comemorar e fazer reuniões. E, para chamar a atenção dos seus clientes e fazer com que eles tenham vontade de voltar sempre, é importante atendê-los de forma adequada, mas também possuir um ambiente agradável.

Pensando nisso, preparamos este post com as melhores dicas de decoração para dar aquele “upgrade” no seu negócio. Continue lendo!

Defina o seu estilo

Antes de começar com a decoração em restaurantes propriamente dita, deve ser definido o estilo do ambiente em conformidade com o tipo de comida que é servida. Veja abaixo alguns deles:

Clássico

Geralmente baseado nos hábitos gregos e romanos, esse estilo usa paredes altas, com detalhes em gesso, móveis em madeira escura, balcões de mármore branco e cadeiras com encosto alto, combinados a lustres e luminárias.

Moderno

É formado por linhas retas, ambiente espaçoso e muita iluminação. Usa um ambiente clean composto por muitos espelhos e poucas mesas e cadeiras, além de interagir recursos tecnológicos com objetos minimalistas.

Rústico

Aqui, o elemento predominante é a madeira, aliada a detalhes com tijolos aparentes, pedras, ladrilhos, tecidos e palets — que estão super em alta. Piso de concreto, cimento queimado ou cerâmica também são comuns.

São usadas cadeiras de metal, arranjos com sisal ou galhos secos, e a iluminação é aconchegante, podendo usar até a luz de velas.

Vintage ou retrô

Os estilo vintage faz referência às décadas que vão de 1920 a 1960, e o retrô se inspira nas décadas de 70 e 80. Aqui, o estilo varia de acordo com a década escolhida, e são utilizados objetos de brechó ou feiras de antiguidade.

Vale tudo: vitrolas, discos de vinil, molduras, quadros e aparelhos domésticos. Mesas de fórmica são as ideais, com cadeiras estofadas em couro sintético colorido.

Industrial

O estilo industrial utiliza o pé direito alto, área de um galpão, grandes espaços com piso de cimento queimado, áreas com concreto, tubulações aparentes e objetos de madeira e metal. Pode usar maquinários e bobinas de fiação para compor o ambiente.

Temático

Italiano, mexicano, japonês, chinês, árabe, mineiro ou baiano… use objetos culturais do local de origem e as cores das bandeiras. As fotos são bem-vindas e levam o cliente a se sentir no local do tema.

Invista em uma bela fachada

A premissa “a entrada é a cara do seu negócio” cabe perfeitamente aqui. Você precisa chamar a atenção de quem passe na rua ou veja seu restaurante por fotos, pois essa vista dá uma prévia do que vão encontrar por dentro.

Faça com que olhem pela sua janela

Mantenha as janelas decoradas e cuide para que a visão que as pessoas do lado de fora tenham seja sempre de um ambiente bonito e cheio de particularidades. Deixe o nome do local bem exposto e pendure banners com as fotos do seu prato mais pedido ou das suas melhores promoções.

Cuide da sua calçada

Mantenha a porta de seu restaurante sempre limpa e iluminada. Se você utiliza a calçada para colocar mesas para os fumantes, cuide para dar espaço suficiente para os transeuntes e seus clientes e funcionários passarem.

Saiba como utilizar corretamente as cores

O branco é o mais usado, por dar leveza ao ambiente, iluminar, ampliar e dar a impressão de limpeza. Pode-se combinar a madeira com o branco ou pintar a parede meio a meio.

O preto é utilizado para deixar o ambiente mais moderno e sofisticado, enquanto que os tons metalizados são elegantes. Os neutros e o pérola podem substituir a leveza do branco.

As cores quentes trazem a sensação de euforia e agitação, além de induzir à fome. São ideais para ambientes infantis, pois são alegres. Já os tons frios deixam o ambiente mais sério, sendo mais indicados para adultos.

As cores vibrantes em contraste com as cores frias remetem a um estilo mais casual e moderno, e é ideal para atrair o público adolescente.

Você também pode utilizar as cores do tema do estilo do seu restaurante, como as cores da bandeira, algumas texturas, painéis e fotos.

Aposte na iluminação

As luzes de um restaurante dão personalidade ao local, ajudando a compor o seu estilo. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar: se a decoração do seu restaurante é extravagante, não abuse das luzes.

Se o restaurante abre durante o dia, aproveite a luz natural, se não, escolha bem o local para colocar lustres, abajures, velas ou fitas de LED.

Utilize a iluminação para chamar a atenção para sua fachada e combine as luzes com o seu estilo. Para restaurantes elegantes e românticos, use lustres grandes e para os locais mais modernos, use luzes coloridas.

As luminárias estão em alta e trazem charme ao salão. Transforme utensílios e objetos antigos em luminárias exclusivas.

Decore bem as paredes

As paredes de um restaurante não devem ficar sem adornos. Os quadros ajudam a apresentar o seu estilo, e os espelhos ajudam a ampliar o ambiente. Atualmente está em alta o uso de papel de parede, quadros negros, texturas, fotos, tecidos, muitos desenhos e a velha e amiga madeira.

Pode-se substituir os quadros por painéis, utilizar tijolos expostos, alto relevo, ladrilhos e mosaicos, além de peças culturais em restaurantes temáticos e internacionais.

Nos bares e pubs mais modernos, usa-se de tudo, desde camisetas de times de futebol e instrumentos musicais, até fotos de músicos e artistas famosos.

Capriche na decoração das mesas

As mesas e cadeiras são super importantes, pois é ali que o cliente passa mais tempo. Adéque a altura das mesas ao estilo do restaurante e a qualidade das cadeiras ao tempo de estadia do freguês em seu estabelecimento. A mesa também deve estar sempre limpa para receber o seu cliente.

Os pratos e talheres devem ser de qualidade e podem trazer luz ao estilo do restaurante. Aposte na louça em que o prato principal será servido e use copos diferentes no lugar das taças para chame mais atenção ao drink que você serve.

Aposte no anel de sisal para os guardanapos ou cestas de pães rústicas. Se vai colocar algum adorno nas mesas, certifique-se de não atrapalhar as conversas.

Com tantas dicas, você está pronto para melhorar a decoração em restaurantes, reformar ou dar um toque novo ao cenário, não é mesmo?

E se você quer conhecer mais dicas e receber mais informações como essa, assine a nossa newsletter e não perca nossos conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário