O principal objetivo de qualquer empreendedor é vender cada vez mais. Produtos parados nas prateleiras ou depósitos representam prejuízo tanto pelo dinheiro empenhado na aquisição dos mesmos para revenda no varejo quanto pela possível deterioração que pode ocorrer caso eles fiquem por muito tempo sem serem vendidos.

Por isso, otimizar o controle de estoque do supermercado é muito importante. Além de alavancar as vendas, o empresário vai reduzir perdas financeiras fazendo o produto girar de forma mais inteligente e mais rápida.

Quer saber quais medidas adotar para aperfeiçoar o estoque da sua loja? Confira todas as dicas que listamos abaixo!

Melhore a comunicação com o cliente

Para poder vender de forma bem-sucedida, você precisa saber quem é seu cliente. Só assim terá meios para se comunicar com ele de maneira assertiva. Conheça seu público, descubra o que eles buscam, que produtos precisam comprar, quais são os hábitos de consumo que possuem e o que eles valorizam.

Só assim, você saberá como falar com eles, que linguagem adotar e como convencê-los de que seu supermercado é o melhor e mais indicado para que eles façam suas compras. Tendo todas essas informações, você certamente prestará um serviço de qualidade e atenderá as necessidades deles de forma satisfatória.

Trabalhe seu ambiente para estimular o consumidor

Não apenas seu produto deve ser de qualidade e seu preço atraente e vantajoso, mas todo o ambiente conta na hora de estimular o consumidor a comprar. Você vai vender itens de necessidade, mas além de oferecer o produto que seus clientes precisam deve se preocupar em proporcionar uma boa experiência de compra a eles.

Por isso, o ambiente deve ser agradável e pensado de forma que valorize seus produtos. Caso você perceba que tem uma área nobre no estabelecimento, exponha no local produtos de maior valor agregado. Redefina todo o seu layout se for preciso.

Faça estudos para organizar as prateleiras e dispor os produtos da melhor maneira possível para atrair os consumidores. Desenhe o caminho que os consumidores farão ao andar pelo seu supermercado e exponha os produtos estimulando a compra. Vendendo mais, você fará seu estoque girar.

Ofereça vendas combinadas

Aposte nas vendas combinadas para impulsionar a venda de produtos encalhados. Como dissemos acima, manter produtos no estoque é prejudicial tanto pelo espaço físico que os mesmos ocupam quanto pelo dinheiro investido na aquisição deles. Ainda tem a possível deterioração que o tempo pode causar. Por isso, utilizar a ferramenta de venda combinada é uma ótima maneira de estimular a compra de itens que estão parados na sua loja.

Se você tiver um grande estoque parado de um determinado molho de tomate, que tal oferecê-lo a um preço promocional caso o cliente leve também um pacote de massa que vende bem? Quem já adquire a massa verá a oportunidade e, certamente, apostará no molho de tomate para fazer um jantar gostoso por um preço excelente.

Aposte ainda no desconto cumulativo. Se você não quiser optar pela venda combinada, que tal oferecer uma boa porcentagem de desconto caso o consumidor leve três ou quatro itens do mesmo produto? Ele certamente verá vantagem nessa promoção e a redução no preço pode ser determinante para que ele escolha qual produto levar.

Crie promoções atraentes

Desenvolva promoções realmente atraentes para os clientes. Quem faz compras mensais em supermercados conhece os preços dos produtos. E como a crise econômica vem atingindo uma boa parcela da população, oferecer produtos encalhados a um preço promocional de verdade vai aumentar as vendas.

Pense no prejuízo que você tem com os produtos parados e em como precisa otimizar o controle de estoque do supermercado. Então, defina um valor de desconto que seja interessante para o cliente e que caiba dentro da sua margem. Certamente, você terá sucesso e fará o produto vender!

Negocie com seu fornecedor

Tenha ao seu lado fornecedores que sejam mais do que distribuidores de produtos. Busque parceiros com quem você possa contar, negociar e buscar soluções. É indicado que você tenha alguma mobilidade quanto aos produtos parados em estoque.

Tente negociar a recompra do que não tiver boa saída nas prateleiras do seu supermercado ou talvez novos prazos para pagamento da mercadoria já adquirida. Não se sinta constrangido ao buscar o fornecedor para uma conversa.

O objetivo dele é o mesmo que o seu. Fazer o produto girar, ter boa aceitação no mercado e quem sabe se tornar líder de vendas. Então, se os itens não têm boa saída, ele vai querer ser comunicado e possivelmente tentar encontrar junto com você soluções para melhorar o desempenho nas prateleiras.

Mantenha um relatório atualizado dos seus produtos

Você precisa ter muito controle sobre os produtos que compra para revender no seu supermercado. Como o varejo é direcionado a um público-alvo grande, é importante que o empreendedor ofereça produtos e marcas variadas para atender diferentes clientes. Entretanto, você deve acompanhar de perto o desempenho de cada um dos itens à venda na sua loja.

Se o molho de tomate “Y” custa mais caro, mas vende muito bem e o da marca “X” é bem mais barato, mas não tem saída e empaca no seu estoque, opte por manter no seu estabelecimento menos unidades do mesmo, ou quem sabe até deixe de comprá-lo para revender. Mantenha um relatório dos seus produtos para fazer análises de desempenho e poder tomar decisões de compra de maneira assertiva.

Conhecer seus clientes, comunicar-se com eles da forma correta, montar um ambiente que estimule a compra, oferecer vendas cominadas e promoções atraentes, ter ao seu lado fornecedores parceiros e manter relatórios de seus produtos são formas de melhorar o controle de estoque do supermercado.

Crie também promoções que sejam realmente vantajosas para consumidor. O brasileiro não resiste a uma boa oportunidade de compra. Seguindo todas essas dicas, seu negócio certamente vai deslanchar!

Por falar em deslanchar, uma maneira de aumentar o faturamento dos supermercados vai além da venda de produtos. Muitos possuem restaurantes, o que ajuda a fidelizar ainda mais os clientes e aumentar as vendas. Quer saber se é melhor investir em self-service ou à la carte? Leia nosso post no blog e descubra!

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