Em uma era de excesso de informações e falta de atenção, atrair a atenção do consumidor se torna uma missão cada vez mais difícil. Dentro dos pontos de vendas, existe uma série de fatores que auxiliam o consumidor na hora de tomar uma decisão, como a iluminação do ambiente, a música que toca no fundo, o aroma que exala, entre outros que auxiliam a criação de promoções em supermercado.

O comportamento do consumidor mudou e, com isso, mudou também a exigência por melhores formas de apresentação dos produtos, qualidade e experiência dentro do ponto de venda. Quem sabe gerir, de forma estratégica, o marketing de supermercados sabe que planejar uma promoção requer bastante tempo e pesquisa de público.

Saiba como planejar melhor as ações do seu supermercado com as dicas que selecionamos nos próximos tópicos.

Como planejar promoções em supermercado?

Antes de começar a criar uma ação promocional, é preciso saber qual é o público dominante do supermercado. A partir disso, é possível desenhar uma estratégia, definir os objetivos, estabelecer uma meta, estipular a vigência da promoção e só, então, criar o material de apoio.

Inclua, como um desses recursos, a colocação de cartazes dentro e fora da loja, a criação de folhetos periódicos com as principais promoções da loja, o uso de gôndolas, prateleiras e estantes com design especial, a sinalização atrativa e os spots para a rádio do ponto de venda.

Com tantas opções atrativas, é preciso definir uma linha de comunicação e investir com mais força. O fator visual em um ambiente com muitas cores é algo que pode passar despercebido, principalmente se usado de forma errada. Portanto, as ações abaixo são as mais eficientes para esse nicho, estimulando o aumento das vendas por meio da criação de promoções em supermercado.

Invista em comunicação visual

Dentro de um supermercado, há muita informação, não apenas da própria loja, mas também dos produtos que são vendidos. Em design, há um termo chamado psicologia das cores, em que certas cores são utilizadas de forma estratégica para evocar emoções e sensações específicas. Já os profissionais de marketing usam essa psicologia para atrair a atenção dos consumidores, organizar produtos de forma estratégica e, claro, aumentar as vendas.

Desenvolver uma comunicação visual é uma das estratégias mais eficientes em que um ponto de venda pode investir. Pense no consumidor decisor como um jovem, adulto ou idoso e no consumidor influenciador como uma criança que influencia seus pais dentro da loja.

A utilização estratégica das cores dentro do ponto de venda é um recurso simples e muito eficiente — vale a pena ler sobre a psicologia das cores para entender melhor o uso das cores no dia a dia.

Posicione cartazes dentro e fora da loja

Como você chama a atenção do seu consumidor para que ele entre em sua loja? Já notou que é muito comum ver cartazes promocionais fora da loja para atrair o consumidor para dentro do estabelecimento?

Esse tipo de ação é muito eficiente, principalmente com produtos que consistem no uso de necessidades básicas das pessoas. Porém, com o cliente já dentro da loja, é possível conversar com ele de forma mais elaborada, utilizando técnicas de sinalização e, até mesmo, extensão do que foi comunicado ainda fora da loja.

A comunicação externa é uma parte muito importante da estratégia de promoções em supermercado. É preciso combinar bem as cores e escolher a finalidade da promoção. Se possível, a comunicação interna deve valorizar o que foi promovido.

Distribua folhetos de forma estratégica

Além dos cartazes, os folhetos promocionais são muito importantes para conversar com o cliente. Ele é um dos recursos mais atrativos, pois você pode inovar na apresentação dos produtos e utilizar elementos com maior dinâmica, como as cores e o tamanho da fonte, os preços, os destaques de página inteira, a meia página, entre outros.

Para que o material fique bem-feito, é preciso estar atento à qualidade do papel que será utilizado, bem como à qualidade da impressão, e observar se há algum desalinhamento. A qualidade do material de comunicação é um item muito importante para atrair a atenção do consumidor.

Abuse das promoções em combo

Quem não gosta de uma promoção super vantajosa? Aqueles combos de “leve 3 pague 2” fazem o maior sucesso nos PDVs, porque, além de estimularem a rotatividade de produtos que estavam estacionados no estoque, aumentam o faturamento da loja de forma significativa.

Outro grande benefício desse tipo de ação é que as promoções em supermercado ficam mais atrativas psicologicamente. Mesmo que o desconto não seja tão atrativo, o ideal é que seja mais em conta do que a compra dos produtos de forma separada. Nesse caso, procure os itens que estão próximos do vencimento.

O posicionamento dos produtos na lojas também é um fator notável. Vale a pena investir em experiências dentro da loja, posicionando os itens em promoção nas prateleiras próximas da entrada e também da fila do caixa.

Crie spots para a rádio do supermercado

Em casos de abordagem auditiva, o uso de jingles e spots é muito eficiente. Os grandes varejistas anunciam as principais ofertas do mercado em horários de pico. A conversão é muito maior do que quando o supermercado está vazio.

A agitação de anúncios de promoções por meio de spots ou, até mesmo, ao vivo, com o próprio locutor, é comparada a um evento como a Black Friday, no qual a oportunidade e a escassez dos produtos é que motiva o ato da compra.

Teste a abordagem olfativa

E, se ao promover a venda de um produto, você atraísse o consumidor pelo aroma que ele exala? Sem dúvidas, a experiência do consumidor é muito mais interessante e as chances de compra são grandes, principalmente diante de produtos que não têm uma experiência direta com os sentidos do consumidor.

Criar promoções em supermercado não é algo com eficiência total. É preciso combinar essas ações com uma série de outras pequenas ações que aumentam o engajamento do consumidor com o ambiente e, consequentemente, com a marca.

Investir na experiência do consumidor ao visitar a sua loja é como se você conseguisse conversar diretamente com o subconsciente do consumidor, podendo conquistá-lo não apenas pelo fator promocional, mas pelo fator emocional.

Você já pratica essas ações dentro do seu estabelecimento? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas de como criar promoções em supermercado para conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

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