Você sabe o que é TEF e como esse sistema pode lhe ajudar a administrar o seu negócio? Então continue acompanhando este post!

Adquirir novos processos, ferramentas, sistemas e equipamentos é fundamental para manter o seu empreendimento atualizado e forte no mercado. Sendo assim, vamos lhe explicar o que é TEF e como essa automação comercial pode facilitar as suas transações financeiras, ajudando assim no crescimento do seu negócio. Acompanhe:

O que é TEF?

TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos é um sistema que faz transações financeiras por meio da comunicação entre automação comercial e adquirentes.

Adquirentes são as empresas encarregadas de negociar e autorizar taxas, transações e pagamentos, assim como fazer a integração do TEF para autorização. A automação comercial é tudo aquilo que faz parte do TEF, ou seja, leitor de código de barras, teclado, monitor, pinpad, entre outros.

Além das adquirentes você precisa de mais dois elementos para ter o TEF. O primeiro é a TEF House que é a empresa que desenvolverá o seu software e a segunda é uma integradora que será a empresa responsável em revender esse sistema, dar suporte e fornecer a sua automação.

Antes da utilização e surgimento do TEF, os empreendimentos faziam uso do Ponto de Pagamento ou POS, que era um sistema que realizava o cálculo do imposto cobrado por produto vendido, porém não emitia nota fiscal.

Esse sistema é muito utilizado por comércios que possuem um grande volume de transações, como supermercadosrestaurantes, padarias, bilheterias, lojas de diversos segmentos e farmácias. Até mesmo agências bancárias utilizam o TEF para realizar transferências entre contas do mesmo banco.

Como funciona?

Resumindo, O TEF é o sistema que funciona fazendo a comunicação entre o seu comércio e a operadora do cartão de crédito, débito ou voucher do seu cliente para que o dinheiro chegue até você.

Com isso, o TEF é obrigatório para todos os empreendimentos que aceitem cartão de crédito para que não ocorra a sonegação de impostos, já que esse sistema registra toda e qualquer saída de mercadoria de um comércio.

Quais são os tipos de TEF?

Um estabelecimento tem três opções para contratar um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos. O que distingue uma da outra é a sua metodologia de comunicação. Confira!

TEF IP

A conexão ou comunicação entre comerciante e operadora de cartão é feita por meio de um protocolo IP. Esse protocolo precisa ter acesso à internet para compartilhar as informações. Esse modelo é indicado e muito usado em empresas com alto volume de transações diárias, pois é mais veloz e raramente não suporta o grande número de informações.

TEF Discado

As informações são compartilhadas por meio de uma linha telefônica do comércio conectada a um PinPad, sendo assim pode apresentar lentidão em seus processos.

POS

Essa opção de TEF é muito parecida com a discada, no entanto, não há necessidade de usar computadores, somente terminais disponíveis nos pontos de venda dos cartões de crédito ou débito.

Vantagens

Agora que você entendeu o que é TEF, vamos às vantagens desse sistema. Utilizando esse tipo de tecnologia, você não terá mais problemas com notas fiscais, pois ele emite eletronicamente no ato da compra e já envia as informações para a Receita Federal, o que fará que você corte gastos com contadores.

Além do mais, o TEF faz controle de caixaestoque, conciliação com os recebimentos de bancos, assim como controle de transações e relatórios com visão geral e fragmentada sobre as necessidades do seu comércio, o que lhe permite maior e melhor controle das finanças do seu negócio.

Outra vantagem desse sistema é que, por ser multiadquirente, há a possibilidade de você passar bandeiras distintas em adquirentes distintas, o que não acontece nas maquininhas de cartão em que você só pode passar uma única operadora.

É fato que os cartões de crédito e o dinheiro digital tem ganhado cada vez mais espaço na carteira da população. Isso se dá pela crescente taxa de assaltos, roubos e a segurança de não precisar ir constantemente a uma agência bancária para sacar dinheiro. Nesse quesito também há vantagem para você, que não precisará ficar com um grande volume de cédulas no seu estabelecimento correndo o risco de assaltos.

Vale ressaltar também que ter um sistema de cartões de crédito que seja eficiente não é mais um luxo e sim uma necessidade, já que estabelecimentos que não disponibilizam esse tipo de serviço estão correndo o risco de perder clientes e espaço no mercado.

Afinal, qual é melhor: maquininha de cartão ou TEF?

O TEF, sem dúvidas! Se você possui um grande volume de transações e aceita diversas bandeiras de cartão de crédito, esse sistema irá facilitar a sua vida.

Com isso, ainda evita que você venha a ter problemas com a Receita Federal, e faz suas transações com mais rapidez, segurança e em conformidade com a lei.

Contudo, é preciso ficar atento a legislação do seu estado, pois, em alguns, a utilização do sistema TEF é obrigatório e em outros não.

Como me proteger nesse sistema?

Como a comunicação entre automação comercial e as adquirentes disponibilizam informações muito importantes e valiosas é preciso proteger-se contra ataques virtuais. Para isso, estude o contrato, pois ele precisa ser muito cuidadoso.

Sendo assim, pesquise pelas empresas confiáveis e de boa índole, que lhe passe segurança e suporte de qualidade. Além do mais é muito importante que a empresa tenha condutas de sigilo, já que está lidando com sérias informações.

Para grandes empreendimentos é possível que seja criado um software próprio, no entanto, é preciso conseguir diversas certificações e licenças para usar as plataformas.

No entanto, por ser um sistema automatizado, o TEF diminui consideravelmente os riscos de fraudes por intervenção humana, digitação de valores diferentes do total real da compra do cliente. Evita ainda a utilização de maquininhas não registradas ou clandestinas.

Ao entender o que é TEF e seus benefícios, você verá que as inovações e novas necessidades do mercado e dos consumidores fica inevitável adquirir as novas tecnologias. Com isso, você e seus clientes terão mais comodidade e o seu negócio crescerá cada vez mais.

O que achou desse sistema? Conte para nós nos comentários!

Powered by Rock Convert