Abrir um negócio, seja ele de qualquer ramo, envolve cautela, planejamento, investimento e qualificação. Para montar uma padaria, a fórmula não é diferente. O setor de panificação sempre foi muito concorrido, e para gerir uma loja de sucesso e obter destaque no mercado é necessário se atentar aos pontos citados acima.

Fato é que o pãozinho, apesar de ser chamado de francês, caiu no gosto do brasileiro e compõe o café da manhã e lanche da tarde da maioria das famílias. Por isso, as padarias sempre foram e sempre serão um negócio promissor e lucrativo, desde que sejam estabelecimentos sérios e de qualidade.

Quer saber como montar uma padaria de sucesso? Listamos abaixo 6 dicas importantes que vão ajudar o seu negócio a deslanchar. Confira quais são elas!

Defina o tipo de padaria que você vai abrir

Atualmente existem diversos tipos diferentes de padaria com espaço no mercado. As padarias tradicionais, focadas nos produtos mais consumidos, como pães, baguetes, pães de queijo, roscas, bolos e laticínios, têm o seu lugar.

Já as chamadas boutiques de pães, com produtos diferenciados e requintados, também vêm conquistando cada vez mais clientes. Existem ainda as padarias que podem ser chamadas de mini mercados por oferecerem, além dos produtos alimentícios, outros itens básicos, como produtos de limpeza.

Além dos modelos citados, o mercado comporta ainda as padarias que funcionam também como lanchonetes, em que os clientes não somente levam produtos para casa como consomem no próprio estabelecimento.

Outra opção viável e indicada para quem não tem muita experiência no ramo é a franquia. Para definir o tipo de padaria que você vai abrir é importante verificar questões como localização, concorrência já fixada na região selecionada, experiência necessária dos funcionários que serão contratados, entre outros pontos relevantes para a abertura de um negócio.

Regularize as questões burocráticas

Qualquer tipo de negócio no Brasil deve ser regulamentado, e para montar uma padaria a situação não poderia ser diferente. Por isso, ao definir o tipo de estabelecimento que você deseja abrir, é hora de cuidar das questões legais. O primeiro passo é escolher o local onde a padaria será montada para, em seguida, fazer o registro na junta comercial da sua cidade.

Logo depois é preciso fazer o cadastro do CNPJ na Receita Federal e obter inscrição da Secretaria Estadual de Fazenda. Também é necessário obter alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal e do Corpo de Bombeiros, além de adequar as condições físicas do estabelecimento de acordo com o Código Sanitário para garantir o cumprimento das normas vigentes.

Calcule o orçamento

Definido o local e resolvidas as questões burocráticas, é hora calcular o seu orçamento. O investimento para abrir qualquer negócio é alto, mas desenvolvendo um trabalho de qualidade, oferecendo um bom serviço e zelando pela satisfação do cliente, certamente você terá o montante investido de volta e acrescido de lucro.

Avalie o investimento relativo à reforma do imóvel, à estruturação de cozinha, ao local destinado para o caixa, ao espaço reservado para uso dos funcionários (banheiro, local para armazenamento de objetos pessoais), ao estoque de produtos industrializados para utilização na produção de panificação ou venda ao consumidor, entre outras questões.

Tenha em mente qual deve ser o seu capital de giro para aquisição de produtos e custeio com funcionários, contratação, vale-transporte, uniformes, entre outros. Pense ainda nos gastos com definição de logotipo, adequação da fachada da padaria, investimento em propaganda, entre outros. Coloque tudo no papel e separe ainda uma quantia para margem de segurança em caso de imprevistos.

Adquira os equipamentos necessários

É muito importante investir em equipamentos de qualidade ao montar uma padaria. Como os produtos manufaturados e artesanais são o diferencial em um estabelecimento desse setor, você deve contar com bons aparatos para conseguir produzir alimentos que agradem ao seu público. Entre os principais itens que merecem investimento estão:

Os itens citados acima são os básicos e comuns a quase todos os tipos de padaria. Além deles, é necessário investir nos caixas para pagamento. Entretanto, dependendo do tipo de negócio que você deseja montar, outros equipamentos serão necessários.

Contrate profissionais capacitados e faça treinamentos

É muito importante selecionar bem seus funcionários. Como eles serão responsáveis pela confecção dos produtos e pelo atendimento ao cliente, devem ser devidamente capacitados. Ao fazer a seleção de padeiros ou confeiteiros, peça para que eles façam testes práticos e experimente os alimentos. Em seguida, veja se são realmente gostosos e se possuem diferenciais.

Peça ainda para amigos e familiares experimentarem e solicite feedbacks sinceros, visando sempre a satisfação dos clientes. Além disso, faça treinamentos para garantir que os funcionários que vão lidar diretamente com o público, como caixas e atendentes de balcão, sejam educados, pacientes, solícitos, estejam atentos às normas de vigilância sanitária, entre outras questões cruciais para o sucesso da padaria.

Não se esqueça do marketing

A propaganda é a alma de qualquer negócio. Antes de inaugurar sua padaria, invista no marketing. Aguce a curiosidade da sua clientela potencial, distribua panfletos e anuncie antecipadamente a data de abertura para gerar expectativa.

Já no dia da inauguração, faça um evento diferenciado e convide amigos e familiares para ter uma casa cheia. Receba bem os clientes que prestigiarem, permita que eles experimentem alguns produtos artesanais sem custo, crie promoções interessantes e invista em ações que vão agradá-los.

Para montar uma padaria de sucesso, é importante fazer um bom planejamento. Definir o tipo de negócio a ser aberto, pesquisar sobre a clientela desejada, conhecer quais são as necessidades dela, que tipo de serviço e produto buscam, entre outras questões.

Estudar a concorrência, escolher um ponto comercial adequado, buscar bons fornecedores de equipamentos e produtos, contratar funcionários capacitados e promover treinamentos também são pontos cruciais e que merecem toda atenção.

Além disso, é essencial regularizar toda a questão burocrática e de contabilidade, obter as licenças necessárias, se atentar para as normas de segurança e vigilância sanitária e, principalmente, estabelecer um orçamento para a abertura da padaria.

Desenvolver um plano de negócio bem estruturado para montar uma padaria é a chave para a obtenção de sucesso. Tudo isso aliado ao comprometimento, à prestação de um serviço de qualidade e ao investimento em bons produtos é garantia de sucesso.

Ficou com alguma dúvida ou quer contar um pouco da sua experiência no ramo de padarias? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!

Powered by Rock Convert