O que é melhor do que começar o dia recebendo um café da manhã fresco em casa com direito a pão quentinho e quitutes saborosos? Essa é a experiência que você, empreendedor, deve oferecer ao seu cliente com a sua futura padaria delivery! A oportunidade desse tipo de negócio está se tornando cada vez mais atraente aos consumidores e lucrativo para os donos de padaria.

Só em 2018, o sistema de entrega de comida a domicílio chegou a 8% do faturamento dos negócios adeptos ao delivery segundo a pesquisa realizada pela GS&NPD para o Instituto Foodservice Brasil. E, ao contrário do movimento de recessão causada pela pandemia de COVID-19, as panificadores e confeitarias brasileiras tiveram desempenho positivo em 2020 de acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

A pesquisa ainda aponta que a produção própria tem o melhor resultado no faturamento final das padarias, mas a opção de ofertar produtos de revenda continua crescendo, tendo um aumento de 88,89% nos negócios avaliados.

Para quem tem o sonho de começar um negócio no setor da alimentação ou já tem uma padaria e quer aumentar seus lucros, os dados mencionados são de grande ajuda para ter um negócio de sucesso. 

Guia para montar uma padaria delivery

Confira o guia completo que preparamos sobre como montar uma padaria delivery utilizando 7 dicas! Vamos lá?

1) Conheça seu público-alvo

Se você vai começar um negócio do zero ou já está na estrada do empreendedorismo há anos, a regra é a mesma: o seu público-alvo é a sua bússola no trabalho. Compreenda o perfil do público que você quer atingir para saber qual é a melhor forma de chegar até o seu consumidor.

Você terá condições de traçar estratégias mais lucrativas ao observar os hábitos e comportamentos do seu público-alvo, como definir os horários de entrega para os momentos de maior fluxo de pedidos. Assim, fica mais fácil de evitar gastos desnecessários com o sistema de delivery.

2) Estude sua concorrência

Localize as padarias mais próximas do seu ponto comercial e estude como elas funcionam em termos de horário de atendimento, cardápio, principais ofertas e canais de atendimento ao púbico. Uma vez reunidas tais informações, você terá mais insights sobre como se destacar nesse mercado.

Além de oferecer produtos de qualidade e serviço eficiente, é preciso ter um diferencial para que a sua padaria delivery se torne a opção favorita dos consumidores. Um exemplo disso é apostar na diversificação do seu cardápio de pães

3) Crie um controle de estoque e produção

O funcionamento de uma padaria delivery não é muito diferente do modelo tradicional. Considerando a infraestrutura necessária para produção, invista em um espaço físico adequado e saiba escolher os equipamentos e acessórios que vão otimizar a fabricação e conservação dos seus produtos.

Em seguida, defina um sistema para controlar o estoque e a produção a fim de evitar a falta ou perda de matéria-prima, o que pode acarretar prejuízos na qualidade dos alimentos e afetar diretamente a sua venda. Ter controle sobre a sua produção é a receita de um negócio lucrativo.

4) Saiba como será a logística da sua padaria online

Prezar pela qualidade e apresentação do produto é um quesito que não pode ser ignorado em momento algum, afinal, é a imagem e o sabor do produto que marcará a memória do seu cliente. Por isso, crie um sistema de entregas a domicílio que mantenha o frescor dos produtos e tenha grande apelo visual para o consumidor.

O que isso quer dizer na prática? Colocar no papel todos os itens necessários para que o pedido chegue em perfeito estado ao seu destino final. Vamos detalhar:

  • Escolha embalagens seguras para transporte, que mantenham a temperatura do produto e com a identidade visual da sua padaria delivery. Enviar um produto que sofreu violação durante o transporte levará a diversas reclamações e perda de clientes;
  • Faça um orçamento e saiba se é mais vantajoso ter uma frota própria para entrega ou terceirizar com a ajuda dos aplicativos de delivery. Ser a questão ecológica for um dos valores da sua padaria online, opte por bicicletas como meio de transporte dos seus pedidos;
  • Utilize um aplicativo de roteirização para assegurar que a entrega seja em menor tempo e máxima redução de custos.

5) Escolha seus canais de atendimento

Hoje em dia, há diversos canais que podem facilitar o seu atendimento além do contato por telefone. Use aplicativos que tornem seu serviço mais eficiente e seja de fácil acesso para o seu cliente.

Importante ressaltar que um bom atendimento pode fidelizar o cliente, por isso seja rápido ao atender demandas e aberto para sanar as dúvidas dos consumidores. Um bom plano é disponibilizar diferentes formas de atendimento, como WhatsApp, aplicativos e sites de delivery.

Dentre as opções de aplicativos, o Ifood se destaca pela massiva divulgação e adesão do público em geral. Segundo a empresa, mais de 10 mil pedidos foram feitos no segmento de padarias do aplicativo no mês de outubro de 2018. Pensando nisso, é válido estudar os planos disponíveis pelos aplicativos do ramo, as comissões de cada um e disponibilidade de atendimento para a sua região.

Para realizar o serviço de entrega via aplicativos como Ifood, Rappy e Uber Eats, você precisará ter em mãos:

  • CNPJ da sua empresa;
  • Computador com acesso a internet em sua padaria para gerenciar os pedidos que chegam pelo aplicativo;
  • Cadastrar o seu cardápio com informações completas e fotos atrativas dos produtos;
  • Escolher entre usar seu próprio entregador ou contratar os parceiros de entrega do aplicativo

Se está de fato considerando essa opção, confira o nosso guia prático de como se cadastrar no ifood!

6) Divulgue a sua padaria delivery

Para além das mídias tradicionais como jornal, televisão e rádio, que são mais custosas, marque presença no mundo digital por meio das redes sociais e do Google. Crie conteúdos para mostrar o que a sua padaria tem a oferecer, como é possível fazer pedidos e quais são as promoções do dia.

7) Nunca deixe de inovar

Como fazer isso? Há várias maneiras! Você pode oferecer gratuidade na taxa de entrega em pedidos acima de um valor específico ou ainda criar a opção de assinatura de pães, em que a sua padaria faz entrega mensal dos produtos preferidos pelo cliente.

A inovação também pode estar na abordagem de outros nichos que você não tinha pensado antes. Exemplo disso são as empresas que oferecem café da manhã ou lanches da tarde para seus funcionários. Desse modo, você amplia a sua demanda e potencializa o crescimento do faturamento.

Tem alto custo abrir uma padaria delivery?

É difícil mensurar o valor do investimento necessário para abrir uma padaria de entrega a domicílio. O fator determinante será o tamanho do seu negócio, o que influenciará no número de funcionários, variedade do cardápio, local de produção e vários outros quesitos.

Com um planejamento detalhado e um controle de qualidade para todos os aspectos do seu negócio, montar uma padaria online requer dedicação! Para quem pretende ampliar o seu público-alvo para captar e fidelizar novos clientes, o sistema de delivery é uma ótima oportunidade de alcançar além da sua vizinhança.

Ao pensar em todas as etapas do seu empreendimento, você garante a melhor experiência para seu cliente! Abrir uma padaria delivery trata-se de oferecer um serviço de qualidade, pensando na comodidade do cliente por um preço atraente.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o Blog da Castellmaq para saber novas formas de aumentar os resultados do seu negócio! E se você procura por ideias de decoração de padaria pequena, temos o artigo certo para você!

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