Como montar um delivery de comida? 5 passos para ter sucesso

Tempo de leitura: 7 minutos

O setor de alimentação vem crescendo em torno de 2% ao ano no Brasil. A tendência é que o mercado continue ascendente, pois cada vez mais as pessoas querem poupar ou otimizar seu tempo, seja no deslocamento ou no preparo da comida.

Os serviços de delivery de alimentos são muito práticos e a demanda por comida nunca vai acabar!

Você está pensando em montar um delivery de comida — seja uma lanchonete, restaurante, churrascaria ou padaria — mas ainda está incerto quanto a rentabilidade ou consolidação do negócio? Será que vale a pena?

Embora seja um modelo de investimento que vem crescendo nos últimos anos, alguns cuidados são fundamentais para que tudo dê certo e funcione conforme o planejamento.

No post de hoje, vamos apresentar dicas essenciais para que você abra seu delivery de modo seguro, econômico e estruturado. Acompanhe a leitura e anote todas as nossas dicas para montar um delivery de comida!

pessoa segura duas sacolas de delivery de comida em frente à uma casa

9 Passos para montar um restaurante delivery de sucesso

As possibilidades para entrar nesse mercado são variadas. Você pode, por exemplo, trabalhar com lanches, padaria, comidas vegetarianas, funcionais, típicas entre outros, seja ampliando os serviços de um negócio já existente ou começando do zero.

entregador de bone preto e colete amarelo com duas pizzas na mão esquerda batendo na porta com a mão direita

1. Delimite um público alvo

O principal ponto a se considerar na hora de abrir um serviço de entrega de comidas é saber o que você quer entregar. Tenha apreço pelo seu próprio produto, escolha um nicho ou um tipo de culinária que você domine e tenha condições de elaborar produtos únicos e diferenciados.

Todo negócio possui um tipo de público específico e com o delivery de comida não é diferente. Estude quem é o consumidor que você atende e saiba o que ele gosta de ouvir, consumir e vizualisar.

Por exemplo, pode ser uma pessoa ocupada que busca praticidade e está disposta a gastar por isso. Determine a idade, a classe social, quanto pode pagar, o nível de exigência… Enfim, quanto mais informações tiver sobre o público, melhor.

Montar um restaurante delivery vai muito além de cozinhar e fazer entregas. Ele precisa de estratégias consolidadas. Afinal, é um nicho com enorme concorrência, logo, a sua empresa precisa se destacar.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Depois de definir o público alvo, faça uma análise de mercado para entender a concorrência e o nível de competitividade que você vai enfrentar. Aqui, você pode começar de maneira muito simples: basta acessar os aplicativos de delivery e fazer uma lista dos seus principais concorrentes, produtos, valores etc.

Antes de abrir qualquer tipo de negócio, é extremamente importante fazer uma análise de mercado. Estude os modelos concorrentes, o que eles oferecem, o que dá certo e o que dá errado, os números da população que reside na região em que pretende aplicar e outros dados que podem influenciar no seu atendimento.

funcionários de restaurante delivery fazem pesquisa de mercado no computador

3. Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é a base para que a empresa possa começar a funcionar com tranquilidade e bem organizada.

Perguntas como:

  • Qual o orçamento disponível?

  • Que tipos de investimento devo ter como prioridade (equipamentos, utensílios, ingredientes, pessoal)?

  • Já tenho m um local físico para iniciar as atividades?

  • De quantos colaboradores a empresa vai precisar?

  • Quanto tempo para ter retorno dos investimentos?

  • Qual o prazo para começar a ter lucros?

  • Os entregadores serão terceirizados ou contratados pela empresa?

Enfim, ter tudo minuciosamente planejado é fundamental para que durante o processo de abertura, você consiga detectar possíveis problemas e possa corrigi-los o mais rápido possível. Tudo claro, baseado em análise de dados.

Nesta etapa, coloque na ponta do lápis todos os investimentos necessários: materiais, funcionários, equipamentos e maquinário.

Caso deseje saber a melhor maneira para montar um espaço adequado para preparar os seus pratos, confira o nosso guia definitivo de como montar uma cozinha industrial!

imagem de sketch book e tablet com desenhos e esboços de plano de negócio para delivery de comida

4. Faça melhor do que a concorrência

Muitos negócios com grande potencial ficam só no mundo das ideias pelo medo da grande concorrência no segmento escolhido. Mas você não deve colocar isso como maior empecilho, ok? Afinal, se existem muitos estabelecimentos no nicho desejado, é porque existe público para tal.

Por isso, investigue! Consuma o produto dos concorrentes, analise todo o processo desde o pedido, o tempo de entrega, a qualidade da entrega, as condições da embalagem, se chegou quente, o sabor do alimento, a quantidade de itens, o cuidado com a experiência do cliente, e por aí vai.

Resumidamente, a nossa dica é: para atingir a concorrência, sempre esteja do outro lado e analise os pontos positivos e negativos dos serviços oferecidos.

A ideia não é copiar, pelo contrário: é inspirar-se em outros restaurantes! Transformar boas ideias em planos incríveis é a sua missão enquanto empreendedor. O mercado é amplo e quem é único e diferenciado consegue ir muito mais longe.

Seja qual for seu público, sempre ofereça o melhor. Desde a confirmação do pedido à pesquisa de satisfação, esteja presente!

5. Invista em equipamentos de qualidade

Os equipamentos de cozinha industrial são de suma importância para o sucesso do seu negócio. Isso porque eles têm relação direta com a qualidade do cozimento, rapidez e praticidade no preparo do produto.

Aqui na Castellmaq você encontra uma infinidade de produtos para restaurantes. Todos eles divididos por seções, como:

  • Exaustores;

  • Fogão industrial;

  • Freezer;

  • Fritadeira;

  • Mesa de preparo;

  • Panelas;

  • Pinças;

  • Potes de armazenamento;

  • Prateleiras

  • Tábua de corte;

  • Talheres;

  • Liquidificador;

  • Travessas.

Esses são alguns dos equipamentos necessários para você iniciar o seu negócio. Conforme o segmento que você escolher, outros mais específicos serão necessários.

6. Capriche na escolha das embalagens

Na hora de escolher as embalagens do seu produto, considere dois fatores importantíssimos: integridade do produto e praticidade.

Para garantir a integridade do produto, preze pela qualidade do material e certifique-se que o acondicionamento de produtos quentes não faz com que a embalagem libere algum produto químico que influencie no gosto da comida.

Nos serviços de delivery também é preciso prestar muita atenção na qualidade da vedação das embalagens, principalmente líquidos e pratos com molho, pois durante o trajeto da entrega, é comum o balanço e, com isso, o conteúdo pode vazar ou se misturar com outros ingredientes.

Outro ponto interessante, é trabalhar com embalagens de materiais recicláveis, as quais causam menor impacto para o meio ambiente. Esse cuidado, por mais simples que pareça, pode transformar em um grande diferencial para o seu delivery.

Colocar a sua logomarca, cupons promocionais e mensagens personalizadas nas embalagens são ótimas maneiras de fidelizar clientes!

pessoa pega donuts em uma embalagem de delivery

7. Determine sua área de atuação

Quando o assunto é delivery, é preciso ter muito cuidado na hora de definir a região que você pretende atender com o seu negócio, pois uma entrega muito distante pode comprometer a qualidade do produto.

Se você atua em cidades pequenas, é possível atender o município todo. Agora, se o seu negócio está em uma cidade grande, comece atendendo clientes mais próximos para posteriormente poder ampliar sua área de atendimento com a abertura de filiais.

8. Regularize o seu negócio

Para abrir um delivery, como qualquer empresa, é necessário estar consoante os órgãos fiscalizadores. Dentre os documentos necessários para abertura de um delivery de comida, estão:

  • CNPJ;

  • Inscrição Estadual;

  • Certificado de limpeza e desinfecção de reservatórios de água;

  • Certificado de responsável técnico;

  • Autorização de vistoria do corpo de bombeiros.

Além dos documentos acima, existem procedimentos operacionais que precisam ser seguidos (vamos falar sobre eles logo mais!)

9. POP – Procedimento Operacional Padrão

Os procedimentos operacionais padrão, são guias de processos e condutas ultilizados para padronizar as atividades de uma organização. Neles, são descritos detalhadamente procedimentos de operação, atividades da empresa, responsáveis por cada setor, equipamentos, materiais, ingredientes, ações necessárias e um organograma das inspeções periódicas realizadas.

Para um restaurante delivery, os POPs exigidos são:

  • Controle de pragas;

  • Potabilidade da água;

  • Higienização de alimentos;

  • Controle de recebimento de mercadorias;

  • Higiene pessoal;

  • Higiene do ambiente.

Vale a pena investir em delivery de comida?

Sim, vale a pena investir em delivery! Isso porque os estabelecimentos no segmento de alimentação costumam se manter estáveis, até mesmo, em contextos de oscilação econômica. Além do mais, os serviços de delyverys oferecem diversar vantagens para um comércio, como maior visibilidade da marca e, claro, aumento nos lucros.

Isso acontece por um motivo óbvio: todo mundo precisa se alimentar e gosta de comer bem, não é mesmo? Foi-se o tempo em que as famílias faziam compras mensais no mercado e almoçavam e jantavam todos os dias juntos, ao redor da mesa.

Isso até pode acontecer em cidades menores, mas nos grandes centros urbanos, a realidade é outra. São tantos fatores que influenciam na rotina das cidades que qualquer minuto livre é uma benção.

E nesse cenário, os serviços de delivery de comida funcionam como verdadeiros anjos. Poupam os cidadãos do empenho e do tempo de preparo de refeições, para que eles possam se preocupar com outras coisas importantes.

Há quem diga que os serviços de delivery saem mais caros do que fazer sua própria comida, mas se todos os custos, inclusive o tempo, forem colocados na ponta do lápis, a discrepância não é tão grande.

Agora que você já sabe os primeiros passos para abrir o seu delivery, basta começar o planejamento e organizar todas as burocracias para a sua loja ser bem sucedida. Mas não saia dai! Chegou o momento de partir para uma próxima aprendizagem. Continue no blog da Castellmaq e saiba como fazer o seu cadastro no Ifood!

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