Muitos empreendedores chegam até aqui com a mesma dúvida: afinal, qual é o melhor material para chapa de lanche? Na hora de comprar os equipamentos para a cozinha comercial, é comum se deparar com diversas opções e não saber ao certo qual é a ideal para seu negócio. 

Além do material do equipamento, outras dúvidas surgem relacionadas à sua espessura e às marcas de chapas disponíveis no mercado. Se você, assim como outros empreendedores, está nesse impasse, este post é para você!

Aqui, vamos responder todas as dúvidas que rodeiam a compra de uma chapa para lanches e deixar essa decisão muito mais simples para você. Continue a leitura e confira as respostas:

Qual o melhor material para chapa de lanches?

O melhor material para chapa de lanches é, sem dúvidas, o aço inoxidável – o inox. Isso por conta de três diferentes fatores: 

Primeiro: ele não enferruja. Assim, a chapa pode ser usada comercialmente com a intensidade que se espera de uma lanchonete sem o perigo de se deteriorar. Chapas feitas em ferro, pelo contrário, estão expostas a esse fator que podem gerar, inclusive, prejuízos para o negócio – seja pela manutenção do equipamento, pela troca ou até mesmo por insatisfação dos clientes.

Segundo: é mais simples de limpar. Isso porque o aço inoxidável atua, também, como anti aderente e mesmo com a gordura liberada no preparo dos lanches, ao fim do expediente a chapa em inox não será um grande problema para limpar. 

Para fazer o procedimento corretamente, basta conferir as dicas do nosso post que ensina como limpar a chapa de lanche!

Terceiro: o material é mais seguro. Em termos de segurança alimentar, a chapa de inox acaba sendo a melhor opção e, muitas vezes, acaba sendo a única que consegue atender todas as exigências da vigilância sanitária. As exigências do órgão dizem que as superfícies de manipulação dos alimentos devem ser lisas, sem qualquer tipo de buraco, rachadura ou fendas.

Além disso, é preciso utilizar materiais que não transmitam gosto, odores ou substâncias tóxicas para os alimentos com os quais entram em contato. O aço inoxidável atende a todos os requisitos.

hamburguer na chapa

Qual é a espessura ideal para a chapa de lanches? 

Outra dúvida bastante recorrente é sobre a espessura da chapa de lanche. O melhor, aqui, é optar pelas mais grossas e explicamos o porquê: 

Na rotina das lanchonetes, o preparo na chapa é realizado com diferentes alimentos refrigerados e até mesmo congelados. Hambúrgueres, queijos, carnes e afins. O contato de produtos frios com a chapa quente, naturalmente, causa variações de temperatura do equipamento. Nesse fenômeno, chapas muito finas podem perder temperatura consideravelmente, o que atrapalha – e muito! – o preparo dos lanches. 

Já com superfícies mais espessas, a alteração acaba não sendo grave e, por isso, uma melhor performance é garantida, principalmente para lanchonetes que preparam um número grande de lanches por hora. 

O ponto negativo é que, quando ligada, a chapa poderá demorar um pouco mais para atingir a temperatura ideal, entretanto, esse é um preço que com certeza vale a pena. 

Qual é a melhor: chapa elétrica ou a gás? 

Depende! Não existe uma única resposta para essa pergunta, pois a opção ideal para você depende completamente da sua realidade. Os valores do gás e da energia elétrica variam muito de região para região e, por isso, quando o assunto é a economia, a prova real só pode ser tirada na ponta do lápis. 

Observe os níveis de consumo dos equipamentos que você está cogitando comprar e faça as contas. Somente assim você poderá definir qual é a melhor chapa de lanche para você. 

Algo muito importante para se ter em mente é que a cada modelo, o consumo de gás ou de energia pode ser maior. Afinal, chapas com mais queimadores naturalmente precisarão de um volume maior de gás para funcionar, enquanto chapas elétricas com um número maior de resistores consumirão mais energia. 

Definir qual chapa é a melhor para você será um verdadeiro exercício de análise, pois será preciso observar quais são as verdadeiras necessidades do seu negócio. Se a demanda é alta, maior potência de equipamento será necessária. Faça as contas, converse com outros empreendedores e defina!

Se precisar de ajuda nesse processo, o nosso post “Passo a passo: como escolher chapa de hambúrguer sem erros” pode ser útil nesse momento!

Qual a melhor marca para chapa de lanches? 

Para essa pergunta também não há uma única resposta. A melhor marca para chapa de lanches para você dependerá muito dos fatores que você procura no equipamento – como rendimento ou economia –, do volume de lanches que você prepara a cada hora e do seu orçamento. 

Algumas marcas que destacamos são: 

Metalcubas 

Com designs bonitos e modernos, os equipamentos Metalcubas são perfeitos para quem busca alta performance. Feitos com materiais de qualidade, eles possuem um custo benefício ótimo e conseguem atender muito bem quem procura chapas para o uso comercial. 

chapa para lanche metalcubas

Croydon

Ideal para empreendedores que buscam um modelo de entrada, assim como a Metalcubas, os equipamentos Croydon são ótimos em custo benefício e conseguem atender perfeitamente às necessidades de um negócio do ramo alimentício. 

chapa para lanche croydon

Cristalaço

Escolhas preferidas de quem quer economizar, as chapas da Cristalaço entregam funções básicas com muita qualidade. Além das chapas, outros equipamentos Cristalaço para cozinha podem ser garantidos para montar um ambiente completo para a venda dos lanches sem gastar excessivamente.

chapa para lanche cristalaço

Nosso blog te ajuda na gestão do seu negócio

Agora que você já sabe qual o melhor material para chapa de lanche, qual a espessura ideal, como escolher o equipamento e quais marcas dar prioridade, escolher a sua chapa de lanche é uma decisão muito mais fácil, não é mesmo? 

Se gostou de conferir essas dicas, com certeza o nosso blog pode te ajudar com outros assuntos! Continuando por aqui, você poderá conferir todos os posts que criamos para empreendedores como você e, assim, melhorar a gestão do seu negócio. 

Nossa sugestão é continuar sua leitura com o post “Ideias de combos de lanche para alavancar suas vendas”. Confira as dicas disponíveis neste texto e garanta um número de vendas saudáveis para sua empresa.

Te esperamos lá!

banner equipamentos castellmaq