Está pensando em empreender no ramo de comida de rua? O que não faltam são tipos de Food Trucks para se inspirar! Esse mercado cresceu bastante nos últimos tempos e conquistou uma variedade imensa de opções ao redor do nosso país. Isso porque os custos para montar um negócio sobre rodas são muito menores do que um restaurante ou lanchonete. 

Neste post, separamos ideias de diferentes tipos de Food Truck para você conhecer, além de dar algumas dicas para se diferenciar e começar nesse ramo. Continue a leitura e se inspire! 

15 tipos de Food Truck diferentes para se aventurar no ramo

A facilidade e praticidade desse negócio são suas características principais, além do fato de sempre oferecerem comida de alta qualidade no ambiente urbano. Por isso, são queridinhos do público, independente da comida servida por ali. Olha só algumas ideias populares:

1. Comida de boteco 

Porções de frango a passarinho, batata frita, calabresa acebolada, bolinhos de bacalhau, quibes fritos, mandioca e polenta frita são algumas das porções servidas nos restaurantes. 

A comida de boteco sempre acompanha o brasileiro nos momentos de descontração e celebração, como os happy hours ou as saídas do final de semana. Essa comida rápida e amada pelo público combina muito bem com os food trucks! 

2. Cerveja

Imagine uma feira com diferentes tipos de Food Truck reunidos. Neste cenário, sempre existe um ponto de venda de cerveja, não é mesmo? A bebida é amplamente consumida no nosso país, ainda mais quando as pessoas saem para comer fora de casa. Portanto, você pode investir em um ponto que venda diferentes cervejas artesanais. 

3. Comida árabe

O que conquista muita gente na hora de comer fora é a novidade e a possibilidade de experimentar coisas novas. Os food trucks se destacam muito nisso, oferecendo opções que muitas vezes nem os restaurantes oferecem! Um ótimo exemplo é a culinária árabe, com suas esfihas, beirutes, charutos, quibes, kaftas e temperos que instigam o paladar. 

4. Pizza

Embora a pizza seja uma receita italiana, a culinária brasileira já tem ela como uma velha amiga e este é o prato que mais faz sucesso nos serviços de delivery. Por ser tão amada pelo público, ela também pode fazer sucesso nos food trucks. Neste caso, você vai querer optar por versões mais compactas do prato, como a venda de fatias de pizza de diferentes sabores ou, ainda, a pizza em tamanho individual e menor, como é feita na Itália. 

5. Hambúrguer, cachorro quente e outros lanches 

Logo que a “moda” chegou ao Brasil, os principais tipos de Food Truck que surgiram por aqui foram os da venda de hambúrgueres artesanais e outros sanduíches. Nesse ramo, o que conquista o público é o cuidado especial que cada lanche recebe em seu preparo, diferente dos fast foods. Por isso, o caminho certo é investir em receitas pomposas, com carnes que surpreendem e molhos que são verdadeiros diferenciais do seu negócio. 

Para aumentar as vendas e fidelizar os clientes, você pode apostar em combos que combinem os sanduíches com bebidas, batatas fritas e outras opções. Você pode ler o nosso post de ideias de combos de lanches e se inspirar por lá também! 

6. Comida mexicana

Com o conceito de atrair o público com o fator da novidade em mente, os food trucks de comida mexicana também são ideias de sucesso ao redor do país. Com um desses você pode vender tacos, burritos, guacamole, quesadillas, nachos e outras comidas da culinária latina que enchem qualquer um de água na boca! 

7. Sorvetes e açaí 

Os food truck não se restringem apenas às comidas salgadas, os doces e sobremesas também têm lugar por aqui! Um exemplo são os food trucks de sorvetes e açaí, que trazem a sorveteria para mais perto do público e permite se refrescar com essas opções muito saborosas. 

8. Doces

Brownies, cookies, cupcakes, fatias de bolos e de tortas que podemos deliciar com os olhos também… Uma outra oportunidade de se inserir no ramo de restaurantes sobre rodas, principalmente se suas habilidades estão mais ligadas à confeitaria. Esse negócio fará sucesso entre as crianças e os casais apaixonados! 

9. Churros 

Ainda na linha dos tipos de Food Truck que vendem doces e sobremesas, os de churros também são uma ideia de sucesso. Já bastante comum em nosso país, o doce vem dando as caras de forma mais gourmetizada nos food trucks, com recheios e coberturas generosas, além de confeitos que o deixam mais doce, alegre e delicioso. 

10. Pastel

A comida de feira combina muito bem com os food trucks também! Afinal, um bom pastel frito na hora pode conquistar qualquer um, em qualquer hora do dia. No food truck, você pode investir naqueles sabores clássicos que não podem faltar, como o pastel de queijo e o de carne moída, além de criar opções exclusivas e mais sofisticadas que diferenciem seu negócio, como rúcula e tomate seco ou shimeji com queijo. 

11. Espetinhos

O espetinho é uma comida de boteco que merece uma categoria especial. O brasileiro ama carne e no espeto o seu consumo fica ainda mais facilitado. Para conquistar o público que procura por algo mais gourmetizado no food truck, você pode incrementar a ideia adicionando carnes de primeira qualidade e outros itens no espetinho, como pedaços de pimentão, cebola, queijos e afins. 

12. Comidas vegetarianas

Se observar, nos últimos tempos muitas pessoas estão aderindo aos hábitos veganos e vegetarianos, o que fez com que restaurantes tivessem que se adaptar à demanda, além de novos negócios surgirem e prosperarem com esse segmento específico. Nos food trucks não é diferente: já existem negócios que vendem alimentos voltados apenas para esse público, comercializando opções saudáveis, coloridas e livres de crueldade animal. 

13. Smoothies e bebidas saudáveis

O público fit também é um de grande representatividade nos últimos tempos, e com um ótimo potencial de compra. Para atender essas demandas, você pode apostar em um food truck que faça sucos e bebidas saudáveis, como os smoothies – bebidas cremosas que levam pedaços de fruta em seu preparo. 

14. Tapiocas 

A tapioca é um prato típico brasileiro e que caiu no gosto de muita gente, tanto o público fit quanto os que não ligam muito para essas exigências. Com um preparo fácil e rápido, além de sua infinidade de recheios, você pode conquistar um público fiel com tapiocas de diferentes sabores. 

15. Poke 

O poke é uma salada havaiana que tem pedaços de peixe como base, como o salmão, e é completada com diferentes opções de folhas, grãos e frutas. Uma refeição completa que é bastante saudável, nutritiva e saborosa. No food truck, você pode deixar todos os acompanhamentos separados e criar a salada personalizada para cada cliente, conforme suas preferências.

Como começar um food truck 

Escolheu a sua opção preferida da nossa lista de tipos de food truck e quer tirar a sua ideia de negócio do papel? Algumas dicas que podem te ajudar nessa missão são:

  • Procure a prefeitura do seu município: pode ser que existam regulamentações específicas ou até mesmo programas de incentivo a esse modelo de negócios. Por isso, converse com a prefeitura sobre sua ideia e tire todas as suas dúvidas. 
  • Converse com outros empreendedores de Food Truck: ouça a experiência de pessoas que assim como você viram a oportunidade de prosperar no ramo de restaurantes sobre rodas e fizeram dar certo. Peça dicas, conselhos e o que mais puderem fazer para te ajudar. 
  • Estude o mercado: Se o mercado da sua cidade já está saturado de restaurantes e food trucks que vendem hambúrgueres artesanais, por exemplo, talvez você queira investir em uma ideia diferente dessa. O fator da novidade e exclusividade pode te ajudar muito a prosperar no negócio.
  • Planeje o investimento inicial: Faça estudos, contas e simulações para fazer o melhor investimento inicial possível. Para começar o negócio, você precisará investir no automóvel, nos equipamentos e utensílios de cozinha e no aprendizado seu e de sua equipe. Nesse momento, vale estudar qual realmente é a melhor opção – não necessariamente a mais barata, mas a que ofereça qualidade para seu cliente final. 

Um outro post do blog da Castellmaq que pode te ajudar é o “Como ser um vendedor ambulante de sucesso?”! Continue sua leitura por lá e descubra as dicas que vão te ajudar nessa empreitada. 

Para alcançar o sucesso nessa aventura, você pode sempre voltar ao nosso blog e conferir os conteúdos que preparamos para ajudar empreendedores do ramo alimentício como você! Todas as semanas um post novo é publicado com dicas e informações para esse setor. 

Desejamos uma boa sorte nesse novo negócio e esperamos te ver aqui novamente. Até breve! 

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert