As hamburguerias ganharam fama no Brasil, principalmente nas grandes cidades, onde o número desse tipo de estabelecimento aumentou muito nos últimos anos. Saber como montar a sua corretamente é fundamental para o sucesso do negócio.
Não basta apenas querer empreender no nicho de restaurantes. O qual, inclusive, cresceu 31% no 3º trimestre de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior, como mostra a Associação Brasileira de Franchising. O sucesso requer muito planejamento.
Por esse motivo, continue a leitura e veja 9 passos práticos para montar uma hamburgueria artesanal!
O que é preciso para montar uma hamburgueria? 9 passos práticos!
Você precisa de equipamentos e cardápio de hamburgueria artesanal que combinem com seu público-alvo. Além disso, é essencial precificar corretamente os seus produtos para não sair no prejuízo.
Quem frequenta esses estabelecimentos sabe que os sabores são diferentes em cada lugar. E é exatamente isso que faz o ramo ainda estar aquecido, afinal, os brasileiros adoram provar novas receitas.
Veja nosso passo para entender como abrir uma hamburgueria artesanal!
1. Tenha os equipamentos certos
Os equipamentos para hamburgueria artesanal não são muito diferentes de outras cozinhas industriais. Contudo, as tábuas para servir podem ser um grande diferencial. Elas ajudam, inclusive, na decoração do ambiente.
A apresentação dos pratos é fundamental em qualquer restaurante. Ela pode ser um grande diferencial competitivo para uma hamburgueria gourmet.
Afinal, o que você mais quer nesse momento é que ninguém compare seus produtos com simples fast food, não é?
Por esse motivo, invista em uma tábua maciça de eucalipto para servir seus lanches. Elas podem acompanhar, inclusive, os molhos e a porção de batata.
Veja outros equipamentos para hamburgueria artesanal no nosso checklist:
Chapa
Fogão industrial
Coifa
Freezers
Fritadeiras
Grelha
Mesas de preparo
Processadores
Tenha a certeza de adquirir uma boa chapa de lanches para preparar os hambúrgueres. Se você não souber o que levar em conta ao comprar uma chapa quente, aproveite para ler nosso post como escolher a sua chapa sem erros.
2. Planeje seu cardápio
Já o cardápio de hamburgueria artesanal pode ser outro grande diferencial do seu estabelecimento! Portanto, tente inovar em suas receitas e no modo de apresentação dos seus lanches.
O carro-chefe do seu estabelecimento será o hambúrguer. Dessa forma, é preciso apostar na criatividade na hora de compor o cardápio para se destacar da concorrência.
Nesses casos, uma boa opção é buscar referências gastronômicas em lugares fora do comum. Por exemplo, há lugares que colocam uma fatia de abacaxi no lanche, outros trocam o bacon por outro embutido frito etc. Outra opção, inclusive, é apostar em um cardápio sazonal!
Invista, também, em uma fritadeira elétrica para fritar a batata que acompanha os lanches. Assim, você pode usar um dry rub especial na guarnição do seu prato, um corte diferente das batatas e por aí vai.
3. Tenha opções vegetarianas
É muito importante ter um cardápio diversificado, com hambúrgueres de carne bovina que possuem diferentes cortes e sabores (costela, picanha, angus), de frango, bacon. Contudo, é fundamental ter opções vegetarianas.
O número de pessoas que não comem carne cresceu notoriamente e, consequentemente, a busca por lanches artesanais vegetarianos. Por isso, aposte em hambúrgueres de grão de bico, shiitake, shimeji, proteína de soja, plant based dentre outros.
Além disso, invista em receitas de hambúrguer caseiro que contemplem outras pessoas que têm dietas restritivas. Por exemplo, opções sem glúten, sem lactose etc.
4. Planeje o formato da hamburgueria
De maneira resumida, há dois principais modelos de hamburgueria: delivery e presencial. Escolher qual será o seu vai impactar diretamente no planejamento financeiro e nos rumos que seu negócio tomará.
Por exemplo, oferecer um espaço agradável é algo que você deve priorizar para fidelizar clientes. Disponibilizar mesas e cadeiras confortáveis para que as pessoas fiquem à vontade e comam com tranquilidade é o primeiro passo.
Em hamburguerias delivery, take out e/ou drive thru, você pode oferecer espaços confortáveis para os clientes enquanto aguardam o pedido. Sofás, ambiente climatizado e estacionamento coberto sempre são bem-vindos.
Lembre-se, também, de investir em bons utensílios para a sua cozinha. Eles variam conforme o modelo da sua hamburgueria, principalmente devido ao espaço disponível para a equipe trabalhar.
5. Defina seu público-alvo
Há uma velha máxima no mundo do empreendedorismo que vale aqui também: quem quer vender para todo mundo, acaba sem vender para ninguém. Ou seja, planeje qual será seu público-alvo antes de abrir o negócio.
Por exemplo, se o seu estabelecimento está localizado em um bairro nobre da cidade, sua decoração pode ser mais sofisticada e seus lanches devem acompanhar. Contudo, quem abre uma hamburgueria pensando no público rocker, deve investir em uma decoração rústica.
Para facilitar o entendimento, pense nas diferenças entre o público-alvo de grandes nomes do mundo do hambúrguer: McDonald’s e Johnny Rockets: uma é focada em refeições rápidas, enquanto a outra tem até danças dentro dos salões.
6. Invista em uma decoração temática
Seguindo a mesma linha de pensamento do público-alvo, a decoração precisa “conversar” com os seus clientes em potencial. Ela é imprescindível para a experiência do cliente na sua hamburgueria. A escolha vai de acordo com o seu gosto e criatividade.
Não faltam opções: cinema, rock n’ roll, games, retrô, clássica, cultura Pop, futebol e muitas outras. Colocar quadros e artigos decorativos para criar um ambiente divertido é algo bastante válido. A iluminação também criará uma atmosfera diferenciada.
7. Determine os preços
Chegamos a um ponto que muitas pessoas erram: a precificação. Saber como colocar o preço correto em seus produtos é essencial para o sucesso do negócio.
Afinal, o lucro sobre cada lanche vendido deve considerar: os custos operacionais, valores de reinvestimento, reserva de emergência e lucro líquido.
Por esse motivo, faça as contas corretamente e lembre-se que o valor agregado do seu lanche também entra na equação. Então, nada de comparar seus preços com redes de fast food ou grandes franquias. Pense nos seus concorrentes diretos.
Para ajudar a destacar o seu estabelecimento, invista em combos de lanches, pois eles ajudam a vender mais!
8. Escolha o ponto de venda
A escolha do ponto de venda da hamburgueria deve levar em conta: o público-alvo e o modelo do estabelecimento. Por esse motivo, pense nas dicas que demos em relação a esses dois tópicos antes de procurar seu novo endereço.
Uma boa opção para quem está começando do zero é investir em um food truck. Além disso, muitos grandes negócios começaram dentro de casa. Considere essas duas situações na hora de montar a sua cozinha industrial!
9. Tenha uma equipe capacitada
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de ter uma equipe capacitada e dedicada. Em muitos casos, não é possível ter diversos funcionários — principalmente no começo.
Então, o dono acaba exercendo as funções de chef, administrativo, caixa etc.
Organize a equipe conforme sua realidade e invista em treinamentos e capacitações para eles. Assim, eles crescem junto com o negócio e ajudam o estabelecimento a prosperar!
Gostou das nossas dicas? Não saia daí que agora vamos tirar uma dúvida muito importante sobre o ramo: a margem de lucro de uma hamburgueria.
Qual a média de lucro de uma hamburgueria?
Depende do porte e da capacidade produtiva. Os lucros podem ir de zero e passar dos 40 mil reais mensais. Em geral, a porcentagem de lucro ideal é 33%, mas muitas pessoas trabalham com valores entre 10% e 20%, para garantir preços competitivos.
Aqui no blog nós temos várias dicas de como aumentar os lucros do seu estabelecimento. Elas podem ser muito úteis em todas as etapas do empreendimento.
E aí, as nossas dicas para você montar a sua hamburgueria artesanal foram úteis? Lembre-se que a saúde financeira é fundamental para o sucesso do negócio. Então, planeje-se!
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