Mais cedo ou mais tarde, o exaustor para cozinha industrial acaba entrando em sua lista de prioridades. 

Como empreendedor, você busca o melhor para seu negócio e, principalmente, para as pessoas que estão junto de você. Afinal, você sabe que a produtividade e qualidade do serviço prestado dependem, essencialmente, do conforto e da organização construídos no ambiente. Certo?

Por esse motivo, a limpeza do ar respirado e a manutenção da temperatura ambiente são, com certeza, fatores que contribuem para o resultado alcançado nos negócios e à satisfação dos colaboradores, que fazem o dia a dia do seu empreendimento.

A escolha de um bom exaustor de ar é tão relevante quanto qualquer outro equipamento de sua cozinha. E, para te ajudar nessa decisão, preparamos um post completo que sanará suas dúvidas sobre esse equipamento – o que é, como ele funciona, qual a diferença dele para as coifas e depuradores –, além de apresentar os tipos de exaustores mais populares. Vamos lá?

O que é e como funciona o exaustor para cozinha

Os exaustores são equipamentos de ventilação instalados no teto ou parede, próximos ao fogão ou outros emissores de vapor e fumaça em uma cozinha.

Com hélices ou aletas – de acordo com o modelo – eles sugam a fumaça, odor e vapores da cozinha, regulando a qualidade do ar e mantendo uma temperatura confortável para todos que estão no ambiente da cozinha.

Explicando em termos básicos, o exaustor para cozinha é como um ventilador gigante que joga o ar quente para fora e ameniza a temperatura. Ao realizar esse movimento, ele renova as massas de ar do ambiente, tornando-o consideravelmente mais agradável por deixá-lo livre de odores fortes.

Qual é o melhor: exaustor, coifa ou depurador de ar? 

Entendendo o que é um exaustor de ar, muita gente ainda pode se perguntar se eles são realmente a melhor opção para sua cozinha, ou se seriam melhor atendidos por uma coifa ou depurador de ar. Para tanto, é preciso entender também quais são as características desses outros dois equipamentos. 

Depuradores

Os depuradores são equipamentos que retêm os resíduos em seu filtro interno e liberam ar limpo. Ou seja, eles não se conectam ao exterior do ambiente, apenas sugam, filtram e devolvem o mesmo ar para a cozinha. São bonitos e possuem instalação muito simples, por não envolver tubos ou furos nas paredes.

O depurador de ar é o equipamento mais indicado para cozinhas pequenas, sobretudo domésticas, pois seu poder de sucção e de regulação de temperatura é baixo, ideal apenas para locais que não possuem uma demanda intensa todos os dias.

Coifas

Já a coifa, por sua vez, tem maior poder de sucção. Sua maior característica é a sua conexão com a área externa, que é feita predominantemente no formato de uma chaminé.

Esse equipamento é, basicamente, uma abertura logo acima da fonte de calor e de odores – do fogão, por exemplo – que direciona os resíduos e os odores gerados no preparo de alimentos a um mecanismo de sucção e, assim, otimiza a limpeza do ar. Para cozinhas maiores, essa é uma boa opção.

Exaustores

Por fim, temos o exaustor de ar que, como já podemos entender, também atua de forma conectada com o ambiente externo, tornando o ambiente da cozinha livre dos resíduos e dos odores ao “reciclar” o ar. A grande diferença do exaustor para a coifa e o depurador é que este equipamento também atua ventilando o espaço, trazendo ar “novo” do ambiente externo para dentro da cozinha. 

Nas cozinhas industriais, os exaustores são equipamentos de grande ajuda justamente por atuarem para deixar o ambiente agradável, tanto livre dos cheiros fortes e dos resíduos de gordura, quanto controlando a temperatura, para que ninguém sofra com o calor intenso. Eles podem, ainda, ser utilizados em conjunto com coifas, para resultados excelentes.

Quais comércios precisam de um exaustor? 

Todas as cozinhas em que há uma demanda alta para a preparação dos alimentos. Seja uma cozinha industrial ou uma cozinha comercial, se há um grande aquecimento no fogão e preparo de alimentos que geram fumaça e gordura, principalmente se ocorre a fritura ou a grelha destes, o sistema de exaustão é extremamente necessário.

A sua utilização é, inclusive, guiada pela norma ABNT NBR 14518:2020. Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ela estabelece todos os princípios que guiam a instalação, o uso e a manutenção dos sistemas de ventilação para cozinhas profissionais.

O objetivo principal é garantir a segurança, evitando riscos de incêndio e atuando no controle ambiental. 

Portanto, restaurantes, lanchonetes, cozinhas de hotéis e outros tipos de cozinhas comerciais e industriais precisam estar atentos às normas para atendê-las devidamente. A norma é, inclusive, um fator para se ter em mente no momento de montar o layout de sua cozinha industrial.

Se precisar de ajuda nesse sentido, confira o nosso post Layout de Cozinha Industrial: dicas para montar do jeito certo.

Qual é o melhor tipo de exaustor para cozinhas industriais?

Definir qual é o melhor exaustor para cozinha industrial é algo que, na verdade, depende das especificidades de seu negócio. Levando em consideração o uso e as necessidades do ambiente, há modelos mais e modelos menos apropriados. Confira:

Exaustor axial

Os exaustores axiais são chamados assim por conta de suas hélices oblíquas, que giram como um ventilador tradicional, sugando o ar em ângulo reto. Sua capacidade de sucção e ventilação é alta, competindo com coifas industriais. Pode ser feito em polipropileno ou aço, que são materiais leves e resistentes.

Por conta dessa sua constituição, é um modelo de exaustor bastante acessível e de instalação bem prática. É muito popular nos mais variados ambientes, sendo inclusive o modelo mais utilizado em cozinhas industriais.

Portanto, se busca por algo simples e eficaz, os exaustores axiais podem dar conta do trabalho!

Exaustor centrífugo

Exaustores centrífugos são opções que exigem um investimento maior, mas, em compensação, oferecem longa durabilidade e uma ótima estabilidade no funcionamento. Eles são mais robustos, recomendados para cozinhas de grandes dimensões e situações que exigem vazão canalizada.

A sua diferença dos exaustores axiais é o fato de contar com pás que giram lateralmente, criando força centrífuga. O ar é sugado em um ângulo diferente daquele em que é expelido, e por isso o equipamento possui forma de caracol.

Por sua alta potência, podem atuar como insufladores de ar também. Muito precisos, são comumente aplicados em situações que envolvam resíduos perigosos, como itens inflamáveis ou irritantes, atuando de forma focal em cima deles. 

Exaustor transportável

Também chamados man coolers, os exaustores transportáveis são ideais para promover ventilação localizada.

Articuláveis e leves, podem ser facilmente levados ao local de maior emissão de vapores, e são comumente posicionados próximos a fornos industriais. Em cozinhas de grandes dimensões, complementam bem outros dispositivos de ventilação.

Ou seja, é um equipamento complementar, acionado em casos em que o sistema de exaustão principal precisa de uma “mãozinha”. Individualmente, ele não seria apropriado e nem capaz de fazer a exaustão de uma cozinha industrial por si só. 

Exaustor eólico

Bastante comum, esse é um tipo de exaustor que você com certeza já conhece. Entretanto, fique atento: ele não é recomendado para o uso em cozinhas industriais!

O exaustor eólico é aquele posicionado no teto, com um globo metálico que fica exposto aos ventos naturais acima do telhado do estabelecimento. Quando as massas atmosféricas atingem as aletas do globo, provocam a rotação que suga o ar quente da parte interna da construção.

Essa é a opção mais econômica, no entanto é a menos confiável e não supre as necessidades de uma cozinha industrial, em que a produção de fumaça e ar quente são praticamente constantes.

Seu funcionamento depende das correntes de ar natural, ou seja, em dias em que não houver movimentação dos ventos, não haverá refrigeração.

Para outros ambientes do seu comércio que você queira refrigerar e que não tenham a grande demanda de uma cozinha, eles podem atender completamente bem, já que possuem capacidade de remover odores e fumaça, além de refrigerar naturalmente. 

Uma das vantagens desse modelo é a baixíssima produção de ruídos e vibrações. Se bem limpos e lubrificados, são totalmente silenciosos. Também não oferecem o risco de superaquecimento, explosão ou possíveis incêndios. Além disso, são facilmente instalados nos diferentes tipos de telhados. 

Dica final: uma boa manutenção garante a durabilidade do equipamento 

Definido o tipo ideal de exaustor para sua cozinha industrial e com o equipamento devidamente instalado, não pense que suas responsabilidades com o sistema de exaustão da sua cozinha acabaram: daqui em diante, é preciso ter a manutenção desses equipamentos sempre em mente para garantir que sua vida útil seja a maior possível. 

Apesar de não possuírem filtros como os depuradores, os exaustores que conhecemos acima acumulam gordura e resíduos, o que reduz consideravelmente sua eficiência e, também, apresenta risco aos trabalhadores. Por esse motivo, exaustores devem receber manutenção periódica. 

Para cozinhas industriais, o recomendado é fazer uma manutenção bimestral, em que o equipamento seja limpo e lubrificado. Os produtos utilizados nessa limpeza dependem dos materiais que compõem seu equipamento – no entanto, o bicarbonato de sódio é uma opção muito difundida e relativamente segura.

Lembre-se de utilizar máscara e luvas de proteção, sempre! Os resíduos acumulados podem ser perigosos.

A dica da manutenção recorrente para aumentar a vida útil dos equipamentos vale para outras máquinas da cozinha industrial, para além do sistema de exaustão, viu? E já que estamos falando do assunto, que tal conferir o conteúdo do nosso post “Manutenção na Cozinha Industrial: quando trocar equipamentos?”? 

Com isso, chegamos ao fim do nosso guia completo que te ajuda a entender a importância dos exaustores para cozinha e como escolher o ideal para seu negócio. Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e nossa equipe responde!

Para mais dicas e conteúdos como esse, volte mais vezes ao blog da Castellmaq. Semanalmente ele é atualizado com novos posts. Até mais!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert