Receitas de sorvete industrial

Desde a sua invenção até os dias atuais, o sorvete segue como uma das sobremesas mais populares do mundo, pois agrada a diversos paladares e a todas as idades, sendo, portanto, uma excelente ideia lucrativa de negócio para investir.

Especialmente no verão, abrir uma sorveteria ou apenas inserir o doce no cardápio de seu restaurante abre muitas portas para cativar clientes e garantir um aumento especial na renda financeira.

Mas, quando se produz centenas ou até milhares de litros de sorvete por dia, as pessoas que trabalham neste ramo alimentício precisam seguir processos relativamente diferentes do que se faria em casa.

Com o intuito de auxiliar micro e pequenos empreendedores a lucrar mais na estação mais quente do ano e a sanar a curiosidade de leitores que não trabalham no ramo, nós, do Blog da Castellmaq, explicamos como o doce gelado é feito a nível industrial e listamos receitas deliciosas e criativas de sorvetes e picolés. Confira!

Como é feito o sorvete industrial?

De forma geral, o sorvete industrial é feito com água (não necessariamente pura, pode ser a água do leite ou das frutas), adoçante de açúcar ou xarope de milho e gordura de leite, que é a principal responsável pela famosa textura macia do doce.

Por mais que sejam ingredientes simples e acessíveis, a parte ‘industrial’ do processo faz toda a diferença.

Podemos até tentar combinar esses alimentos em casa e levar ao congelador, mas o resultado será um produto completamente rígido e cheio de cristais de gelo.

Isso acontece porque, em sorveterias ou cozinhas profissionais, o sorvete recebe um componente diferente que é fundamental: o ar.

Ao passar por inúmeros processos elaborados de produção, os ingredientes são misturados e batidos até que o ar possa ser incorporado.

Ah, e a sua etapa de refrigeração também é diferente: ela acontece de forma lenta e gradual, o que permite que o ar continue presente no produto, deixando-o macio.

Bom, partindo para os processos em si do sorvete industrial (mais especificamente, dos picolés), o primeiro passo é ferver o leite. Em seguida, é preciso pasteurizar e deixar amadurecer.

No dia seguinte, adiciona-se o sabor. Depois de misturar os sabores, os palitos são colocados em formas junto com o líquido e os picolés são colocados para congelar.

Após estarem complemente congelados, eles são expostos e deixados para secar por apenas alguns minutos e então são embalados.

Já o sorvete do tipo massa segue um processo similar: é combinado o leite com as essências saborizadas e o produto final é colocado numa câmara fria com a temperatura em torno dos -19°C.

É claro que os ingredientes e os preparos mudam de estabelecimento para estabelecimento: as informações que listamos incluem o básico do processo e uma visão geral de como o sorvete é feito a nível industrial.

Conte para nós o que achou nos comentários abaixo! E, caso queira conferir ideias de receitas para se inspirar e diversificar o seu cardápio, continue a leitura.

Veja também: Equipamentos necessários para montar uma sorveteria.

Ideias de receitas de sorvete industrial

Com o modo geral de preparo que listamos acima em mente, que tal conferir algumas ideias de receitas diferenciadas? Os ingredientes, assim como o modo de preparo, variam conforme a preferência e os costumes de cada sorveteiro.

Mas temos uma lista de ingredientes que pode ser usada como base para entender como deve ser feito o sorvete. Ela rende 25 porções.

  • 1 litro de leite;
  • 10 colheres (sopa) de leite em pó;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de liga neutra;
  • 2 colheres de emulsificante;
  • 2 colheres de sabor em essência ou in natura.

1. Sorvete de café

Um clássico da cultura brasileira, o café pode ser usado como um sabor de sorvete que surpreende os fãs da bebida e fideliza clientes com um paladar mais maduro.

Caso você esteja procurando por ideias de sorvetes para inserir no seu restaurante, essa é uma ótima opção para o cardápio de inverno: sirva com Petit Gateau e encante!

2. Sorvete de frutos do cerrado

 

Se você quer apostar em sabores exóticos para destacar o seu estabelecimento dos demais, os sorvetes de frutos do cerrado como pequi, graviola, cupuaçu, mangaba, cajá-manga, murici e araticum são populares o suficiente para isso, mas já estão há tempo suficiente no mercado para não causar estranheza.

3. Sorvete de queijo

Outra opção que sai do padrão do sorvete de flocos e pistache é o queijo. Pode soar estranho, mas a combinação traz o equilíbrio perfeito entre doce e salgado e, se a pessoa gostar, com certeza se tornará um de seus sabores preferidos para a vida toda.

Faça o teste na sua sorveteria e garanta que o seu estabelecimento tenha um espaço especial no coração da vizinhança!

Ideias de receitas de picolé industrial

Para picolés, essa é a lista de ingredientes base que você pode usar para preparar 25 porções:

  • 01 litro de água
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de liga neutra;
  • 2 colheres de emulsificante;
  • 2 colheres de sabor em essência ou in natura.

4. Picolé de frutas diversas

Com o clássico não tem como errar! Os picolés de uva, limão, morango, manga, coco e outras frutas do nosso cotidiano agradam mulheres, homens e crianças de todas as idades, então consideramos que toda sorveteria precisa ter.

5. Picolé de caipirinha

O picolé de caipirinha de limão é outro sabor que tem o potencial de surpreender e conquistar qualquer brasileiro.

Só tome cuidado com os processos de emulsão e pasteurização que você vai usar ou não: caso o teor alcóolico continue presente, é preciso sinalizar isso e permitir a compra somente por pessoas maiores de 18.

6. Picolé de gengibre

A ultima sugestão de sabor de picolé deste post é uma que, além de deliciosa, é incrivelmente repleta de benefícios. O gengibre é uma raiz antioxidante que tem um sabor forte distinto que encanta e não sai do topo da lista de preferidos de diversas pessoas.

E então, já anotou as ideias no cardápio? Caso queira conferir mais conteúdos com conceitos e ideias inovadoras para o seu estabelecimento do ramo alimentício, veja outros posts do Blog da Castellmaq que você pode gostar:

Deixe um comentário