É difícil quem não goste de sorvete, não é mesmo? Essa sobremesa é muito consumida no mundo inteiro, mas aqui no Brasil, especialmente, país tropical e de clima quente, ela é ainda mais apreciada.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor do Sorvetes, o brasileiro tomou cerca de um bilhão de litros de sorvete em 2018 – e esse número tende a dobrar em 2019.

Abrir uma sorveteria, portanto, pode ser um ótimo negócio, com grande potencial para ganhar dinheiro. Pensando nisso, no post de hoje preparamos algumas dicas para você abrir a sua própria sorveteria. Confira!

Quais os primeiros passos para abrir uma sorveteria?

Para qualquer modelo de negócio que se deseja abrir, é preciso ter um capital reservado. É essencial pensar em cada detalhe e em como aplicar o dinheiro de maneira inteligente. A dica é clara: estude cada passo antes de começar!

Além da questão financeira, existem outros fatores fundamentais que têm de ser analisados. 

Veja a seguir:

Defina o porte e o local que pretende abrir a sorveteria!

O primeiro passo é delimitar o tamanho da sorveteria que você pretende abrir: será grande ou pequena? Depois, defina o local do estabelecimento. Se quiser algo grande, o investimento, consequentemente, terá de ser maior, afinal, você precisará de um espaço amplo e o número de equipamentos irá aumentar. 

A região também influencia bastante para o sucesso do comércio. Por exemplo, no centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é intenso, as chances de vender bem são muito maiores. 

Agora, se optar por um bairro, é importante verificar como é o comportamento de compra do público dessa localidade. Observe se há outros estabelecimentos próximos, como escolas, lojas, confeitarias. 

A concorrência pode ser pode ser um fator negativo e positivo ao mesmo tempo! 

É fundamental averiguar com antecedência se existem outros pontos que vendem sorvete na região, pois lidar com a concorrência, logo no início, pode ser uma situação delicada.

Se ainda assim desejar abrir em um local que haja concorrente, analise a opinião dos consumidores sobre esses comércios.

Se eles ofertam os mesmos produtos há muito tempo, por exemplo, pode ser que a clientela esteja consumindo simplesmente por não ter melhores ou novas opções próximas. E é aí que o seu negócio deve se diferenciar!

Defina o tipo de sorvete que irá comercializar!

O tipo de sorvete é outro quesito importantíssimo, porque há diferentes sabores, desde os tradicionais, como as massas e os picolés de frutas e leite, até os sorvetes gourmet, as paletas mexicanas e Milk Shakes, que são as modalidades mais recentes.

Outro fator, é decidir entre a produção própria e a revenda de produtos de alguma marca. Se escolher produzir por conta, você já terá um diferencial dos demais.

É possível testar receitas e ganhar o público pela curiosidade por novidades. Isso, aliado a uma boa estratégia de marketing, é capaz de te fazer fidelizar clientes rapidamente. Mas, para fabricar o próprio sorvete, saiba que alguns equipamentos são indispensáveis. A máquina de picolé é um exemplo. 

Caso prefira comercializar o produto de uma marca já conhecida no mercado, você tem a oportunidade de negociar os valores com o fornecedor e atrair as pessoas com preços acessíveis. 

Crie uma identidade para o seu negócio!

Criar um visual para referenciar o estabelecimento é extremamente importante. As cores e os detalhes são fundamentais para cativar o público. Então, capriche na faixada e decoração interna.

Além disso, é essencial construir um ambiente aconchegante para que as pessoas se sintam bem. Escolha mesas e cadeiras confortáveis e ofereça um banheiro acessível.

O nome do espaço também é um aspecto decisivo para o sucesso do seu negócio. Por isso, pense em algo criativo com a ajuda de profissionais.

Não se esqueça dos equipamentos!

Como já falamos, será preciso investir em alguns equipamentos especiais.

Os freezers são os primeiros artigos a serem adquiridos!  Hoje, existe uma grande variedade de modelos de freezers para atender a diversas necessidade. 

Os freezers com tampa de vidro são ideais para expor os sorvetes e chamar atenção. As opções horizontais são perfeitas para deixar a mostra qualquer tipo de produto, enquanto os verticais são indicados para os picolés e potes fechados. 

As expositoras de sorvete também são ótimas caso você queira uma sorveteria gourmet, pois a pessoa poderá abrir e escolher o sabor que quiser experimentar na hora.

Algumas considerações…

A vantagem de montar uma sorveteria é que, provavelmente, haverá retorno. Portanto, se você está realmente considerando começar a sua, tenha em mente que o investimento será coberto em poucos meses. 

Com uma estratégia de divulgação alinhada, criativa e inteligente, é possível sim ter muito futuro. Depois, dá até para expandir o negócio, contratando vendedores ambulantes com carrinhos de sorvete. Legal, não?

Se você chegou até aqui, aproveite para ver as opções de freezers e equipamentos para sorveteria da Castellmaq. Confira produtos de alta qualidade e ótimo custo-benefício aqui em nossa loja online!

Powered by Rock Convert