Como montar um disk cerveja – 8 dicas para empreendedores

Como montar um disk cerveja – 8 dicas úteis

Quer aprender como montar um disk cerveja? Chegou ao lugar certo! Reunimos 8 dicas úteis que servem de norte para abrir um disk, abrangendo temas como marca, localização e equipamentos.

Continue lendo e veja informações valiosas para abrir e manter um próprio negócio destinado à venda de bebidas.

1. Tenha um capital para investimento

O capital para investimento é, principalmente, para criar uma marca conceituada, comprar o maquinário adequado, investir em um estoque inicial e aguentar os custos dos primeiros meses de negócios.

Custa entre R$40 e R$70 mil para abrir um disk cerveja. Para isso, você pode usar o dinheiro que economizou para abrir a própria empresa, buscar financiamento bancários ou usar a renda de um terceiro negócio que possui.

2. Crie uma marca atrativa

A marca é a espinha dorsal, afinal, é a ponte entre você e o cliente. Isso vai além de um nome para o estabelecimento. Ela é composta de identidade visual (logo, slogan, paletas de cores), posicionamento no mercado e razão de existir (missão, visão e valores).

Esses detalhes fazem parte da construção da marca. Por exemplo, a logo está presente nos perfis das redes sociais, em embalagens personalizadas e a paleta de cores faz parte da decoração do ambiente.

Resumindo, construa uma imagem forte, que seja fácil do cliente lembrar quando precisar ligar para comprar cerveja e outros produtos de disk.

3. Conheça o mercado de entrega

Analise o mercado da cidade. Há festas aos finais de semana? Se sim, com que frequência? Qual marca de cerveja faz mais sucesso? O que, além da cerveja, o público toma? Compram gelo também?

Essas questões são a base para o negócio.

Você precisa conhecer os produtos que compõem a preferência local, o público que consome, os concorrentes (diretos e indiretos), entender os motivos que levam a pessoa a comprar e compreender o comportamento pós-compra.

Com essas informações, fica bem mais fácil conhecer o espaço nesse mercado e saber quais são os motivos que sustentam o negócio para aplicar no seu próprio empreendimento.

Homem fazendo serviço delivery

4. Escolha um local para montar o disk

O frete é o fator mais importante de um disk, já que funciona à base de entregas. Por isso, conhecer onde está seu público é um dos dados que você precisa coletar no passo anterior.

Qual região da cidade tem mais festas? É nela que você precisa estar. Esteja próximo a centros de eventos, chácaras, etc., para facilitar a compra do comércio local e reduzir o custo da entrega para o público, assim eles voltam a comprar mais vezes.

5. Selecione bons fornecedores

Depois de entender quais produtos têm mais demanda em sua cidade, é hora de encontrar os melhores fornecedores.

Nessa etapa, você precisa se atentar aos seguintes detalhes: bebidas de qualidade, preço do produto, condições de pagamento e pontualidade de entrega.

Se possível, compre direto com o fornecedor para diminuir os custos. Opte por pagamentos que facilitem a sua gestão (boletos para 30, 45, 60 e 90 dias, por exemplo).

Além disso, garanta que as entregas serão pontuais, assim o desejo do cliente é suprido sem atrasos. Por fim, compre cervejas e bebidas da qualidade que o público gosta.

Caso queira entender mais detalhes sobre o assunto, confira o nosso post completo sobre como escolher fornecedores de alimentos.

6. Invista em equipamentos de qualidade

Quem bebe cerveja gosta dela gelada, ou melhor, trincando. É nesse momento que os refrigeradores, cervejeiras, freezers e expositores são seus maiores aliados.

Invista em equipamento de refrigeração que gelem de verdade e satisfaçam a expectativa do cliente.

Atente-se aos seguintes detalhes ao escolher seus equipamentos: energia gasta, capacidade em litros, tamanho do maquinário, revestimento interno e facilidade de limpeza.

Diferentes modelos podem ajudar de maneiras distintas no sucesso do negócio. Dê preferência aos refrigeradores verticais para vendas unitárias e refrigeradores horizontais para vendas de fardos.

Um disk cerveja precisa de ambos equipamentos e nós já fizemos uma comparação interessante sobre eles, veja qual é o mais econômico: horizontal ou vertical.

Isso é o básico para funcionar, mas não se esqueça de montar um balcão de atendimento com um celular profissional e outros itens de escritório.

Aliás, no começo, pode ser uma boa contratar motoboys terceirizados (de iFood, Uber Eats, etc.) para reduzir os custos, Posteriormente, é possível investir em motos e carros utilitários próprios no futuro para personalizar o serviço.

Homens brindando com copos de cerveja

 

7. Recrute bons colaboradores

O recrutamento de bons colaboradores determina o andamento bem sucedido do negócio, principalmente se souberem atender de forma satisfatória. Afinal, o atendimento é um grande ponto para atrair clientes e fidelizar quem compra.

Com isso em mente, contrate pessoas que tenham disposição para trabalhar, estejam alinhados com o propósito da empresa e saibam se comunicar e se comportar corretamente em diferentes situações de pressão.

O cliente reclamará caso fique insatisfeito com os colaboradores, e isso pode acontecer pessoalmente, em aplicativos, redes sociais da marca e sites de reclamação.

Veja também – Como responder comentários de clientes

8. Divulgue para atrair clientes

Depois de tudo pronto, é hora de começar a divulgação do disk cerveja. Esteja presente em diferentes canais de comunicação para criar uma conexão com o público e desenvolver um relacionamento com o cliente através da internet.

Para isso, use estratégias de marketing, como promoções de marcas nas mídias, cadastre-se no iFood para vender, faça parcerias com influencers e crie cartão fidelidade com bônus e recompensas. Faça as estratégias alinhadas com a construção da marca.

Preparado para montar um disk cerveja? A título de curiosidade, nós já ensinamos como montar food truck e padaria delivery, leia para entender como os outros nichos funcionam e ter ideias para agregar aqui!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário