Ramo alimentício que mais cresce: saiba no que investir

Com crise ou sem crise, se existe um segmento que dificilmente é afetado no Brasil é o da alimentação. Afinal de contas, comer é uma necessidade básica do ser humano. Se você possui vontade de empreender, conheça alguns modelos de negócio e saiba qual o ramo alimentício que mais cresce.

Mesmo com a mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros, comer fora de casa cresce cada vez mais. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o consumo do brasileiro no ramo alimentício é de pelo menos 31,1% da sua renda mensal, ficando atrás apenas dos gastos com moradia.

Investir nesse ramo é uma boa oportunidade para quem busca abrir o seu próprio negócio, já que o investimento inicial, dependendo do modelo de negócio, pode não ser tão elevado e o retorno é bom. 

Com o crescimento da procura por serviços de delivery, agora é possível iniciar um negócio nesse ramo até mesmo na cozinha de casa.

O que um negócio no ramo alimentício precisa ter?

Seja qual for o segmento do seu negócio, pizzaria, hamburgueria ou até dieta vegana, é muito importante que a comida seja boa e que ela tenha um valor atrativo para o consumidor. 

Se você possuir um diferencial, como uma receita exclusiva da casa, por exemplo, será uma ótima forma de se sobressair no mercado e sair na frente da concorrência.

Além disso, o seu negócio também deve ter bons fornecedores para garantir produtos de qualidade na hora de preparar as comidas e estar sempre atento com a limpeza e higiene no preparo.

A tecnologia também pode ser uma grande aliada, então, é importante investir em divulgação nas redes sociais. O uso de plataformas de delivery, como Rappi, Ubereats e Ifood são ótimas opções para otimizar e agilizar as entregas. 

Ofereça também aos seus clientes diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito e refeição. Se quiser inovar ainda mais, opte por meios digitais como o Pix e o PicPay.

Um diferencial que pode fazer você sair na frente é ter no cardápio opções veganas e vegetarianas, já que cresce cada vez mais o número de pessoas que seguem esse estilo de alimentação, atualmente contamos com cerca de 14% da população brasileira. 

Ficou interessado nesse segmento? Criamos um post exclusivo sobre restaurantes veganos, saiba se vale a pena investir nesse ramo! 

Ideias de negócio no ramo alimentício

Então, se você pretende empreender no ramo da alimentação, veja algumas opções de negócios promissores no Brasil e que podem te ajudar a ter um excelente lucro:

Hamburguerias

As hamburguerias artesanais ou especializadas em smash burgers caíram no gosto popular e se tornaram uma tendência que veio para ficar. Com ingredientes de qualidade e uma boa receita é possível fazer hambúrgueres maravilhosos e até mesmo começar a trabalhar de casa, levando o produto até o cliente com o uso do delivery.

Se você pretende produzir de casa o seu investimento será bem menor em relação a abrir uma hamburgueria em um ponto físico, já que será necessário investimento em aluguel e reforma de um ponto comercial, contratação de funcionários e muito mais!

Você pode começar a empreitada com um cardápio menor, mais enxuto, com pelo menos três opções de sanduíches. Oferecer acompanhamentos como batata frita e onion rings é um diferencial, além de molhos diferenciados, sobremesa e opções variadas de bebidas.

Seja qual for a escolha do seu modelo de negócio, abrir uma hamburgueria é um negócio promissor e que pode render muitos lucros.

hamburguer

Pizzarias

A Pizza continua sendo a paixão do brasileiro e mesmo sendo um segmento com uma grande concorrência, a procura por uma pizza gostosa, com bons ingredientes e preço baixo continua sendo grande.

Assim como falamos das hamburguerias, você pode começar abrindo uma pizzaria em casa mesmo e apostando no delivery. 

O segredo do sucesso está em oferecer uma grande variedade de sabores para que o cliente escolha. Se tiver a opção de escolher 2 ou 3 sabores em uma só pizza e borda recheada, melhor ainda. Saiba como montar uma pizzaria de sucesso, leia esse post e fique especialista nesse segmento! 

Certifique-se de oferecer um serviço de qualidade e entrega rápida para que o produto chegue sempre quentinho na casa do cliente.

pedaço de pizza

Alimentação vegana, vegetariana e saudável

Cada vez mais as pessoas estão demonstrando uma preocupação maior com o que comem e, com isso, estão buscando novas alternativas para mudar os seus hábitos. 

Um estudo realizado pela Nielsen aponta que pelo menos 28% dos brasileiros têm realizado mudanças na sua alimentação, como o aumento de consumo de produtos orgânicos e diminuição da ingestão de açúcares e alimentos processados e industrializados.

Por conta desses novos hábitos, a procura por opções de alimentação vegana, vegetariana e saudável tem sido cada vez maior e mais frequente, sendo uma grande oportunidade para quem pretende investir no ramo alimentício e ainda não sabe em qual segmento.

O legal desse segmento é que ele oferece uma grande variedade em modelos de negócio, como restaurantes, lanchonetes, cafés, refeições prontas ou congeladas, loja de produtos naturais, delivery de frutas, verduras e legumes e até food trucks.

Mas lembre-se, a clientela que busca por uma alimentação diferenciada costuma ser bem mais exigente, então, ofereça produtos orgânicos e também tenha um cardápio variado e diferenciado para agradar o perfil do consumidor vegano ou vegetariano.

prato vegano

Comidas congeladas

Por conta da rotina agitada do dia-a-dia algumas pessoas têm tido cada vez menos tempo para se dedicar à cozinha e, por esse motivo, elas começaram a optar pelo consumo de comidas congeladas, já que é muito mais prático, saboroso e também saudável.

O ramo das comidas congeladas são opções consideráveis para quem pretende montar um negócio em casa e trabalhar com entregas. Uma boa ideia é trabalhar com pacotes de assinaturas semanais ou mensais, assim, o cliente consegue um desconto e você já garante a venda recorrente.

comida congelada

Food Trucks

Os food trucks viraram febre no Brasil e no mundo todo! Mesmo com a alta demanda, há diversas possibilidades para esse ramo. Comida árabe, chinesa, brasileira, carnes e muito mais! 

Para se sobressair no mercado e acabar com a concorrência tenha um cardápio diferente daquilo que é encontrado em restaurantes e lanchonetes, porém de qualidade e com preço baixo. Além disso, você também deve oferecer um produto que seja preparado de maneira rápida, já que o perfil desse público costuma não ter muito tempo a perder.

food truck

Franquias

Para quem pretende investir no ramo de alimentação e busca por uma segurança, as franquias são uma ótima opção. As franquias são um modelo de negócio já conhecido e consolidado, em que o investidor tem direito de uso de imagem e serviço do franqueador.

As franquias têm como diferencial a padronização, desde o cardápio, até os processos e o uniforme dos funcionários. E cabe ao franqueado seguir essa cartilha, não sendo permitido oferecer um cardápio diferenciado ou até mesmo fazer divulgações fora dos padrões. De qualquer forma, a vantagem desse modelo de negócio está no risco menor, já que a marca é frequentemente conhecida.

Algumas franquias conhecidas no Brasil no ramo alimentício são o Mcdonald’s, Burger King, Starbucks, Spoleto, Outback, Subway, Cacau Show e China In Box.

Investir em uma franquia é bom tanto para o franqueador, quanto para o franqueado. Para o franqueador é uma oportunidade de expansão e para o franqueado é uma segurança por investir em uma marca já conhecida.

Se você pretende empreender no ramo alimentício, com essas dicas vai ficar muito mais fácil saber no que investir. Lembre-se: seja qual for a escolha do segmento, é importante pesquisar o mercado e saber quem são seus concorrentes e público-alvo.

franquia

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso post sobre Cross Merchandising e saiba como alavancar as suas vendas.

Deixe um comentário