O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de carne do planeta. Contudo, há notícias animadoras para o público vegano e vegetariano, sobretudo para quem quer empreender neste nicho.

Segundo o Ibope, a quantidade de pessoas que se declaram vegetarianos dobrou de 2012 para 2018, e esse número tende a ser ainda maior agora em 2019. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, cerca de 17,5 milhões de brasileiros são vegetarianos (14% da população).

Então, se você ainda tinha dúvidas sobre montar um restaurante vegetariano, saiba que se trata de um bom negócio, que com certeza terá público para consumir!

Porque montar um restaurante vegetariano?

A maioria que pretende montar um restaurante vegetariano ou vegano, é participante ativo da causa e quer multiplicar a ideia de que é possível sim se alimentar sem sacrificar a vida dos animais.

Uma reclamação constante das pessoas que se afirmam vegetarianas ou veganas, é a falta de estabelecimentos especializados para atendê-las. Afinal, não é comum encontrar muitos restaurantes com esse conceito, principalmente em municípios menores.

As opções existentes, geralmente, estão concentradas nas grandes cidades, onde a população é maior. E ainda não são tantas.

Para quem tem o sonho de oferecer comida sem sacrifício animal, tirar esse objetivo do papel é mais do que obter lucro, é viver uma ideologia. Veja, portanto, como começar a montar o seu negócio!

Quais os primeiros passos para montar um restaurante vegetariano?

Para abrir um restaurante vegetariano, antes do cardápio, é preciso pensar em outros passos importantes, começando pelas questões burocráticas junto a prefeitura da sua cidade.

Depois de obter a autorização e estar regularizado, é hora dos detalhes (muito importantes):

Alugue um ponto com bastante movimento!

A localização do seu restaurante é um fator essencial, aliás, qualquer estabelecimento do ramo alimentício necessita ser de fácil acesso. Quanto mais ele estiver na rota das pessoas, mais ficará conhecido.

Por isso, conseguir um bom ponto comercial é fundamental. É claro que isso pedirá um investimento maior. No entanto, o retorno também tende a ser positivo.

Invista na sua decoração!

Pensar na decoração é fundamental! Além de comida gostosa, os clientes buscam por uma experiência diferenciada quando saem para almoçar ou jantar.

A parte decorativa influencia completamente. Se eles gostarem do visual do estabelecimento, as chances de voltarem são bem maiores.

Use sua criatividade, quando o assunto é restaurante vegetariano, o universo de possibilidades é imenso!

Invista em divulgação!

A divulgação também faz diferença para o sucesso do seu negócio, principalmente se for novo. Por isso, divulgação online e off-line é imprescindível.

Flyers, imãs de geladeira, cartões, vale tudo! Como hoje praticamente todo mundo tem um perfil nas principais redes sociais, fica muito mais fácil compartilhar. Crie uma página para o seu restaurante e comece a divulgá-la!

Tenha um atendimento diferenciado!

O atendimento é um dos principais fatores para conquistar o cliente. Ter uma equipe bem treinada e eficiente é essencial. Afinal, quem não gosta de receber um tratamento adequado, não é? Tenha certeza de que isso será crucial para que as pessoas retornem ao seu estabelecimento.

Tenha transparência com o seu cliente!

A transparência é outra qualidade que o cliente valoriza, ainda mais se tratando desse conceito de restaurante.

A preocupação com o meio ambiente e o respeito pelos animais são valores que você deve deixar esclarecidos para o público, seja por meio de um informativo, um aviso nas paredes ou até pela comunicação dos garçons com os clientes.

Ofereça comida vegetariana de primeira!

Por último – e não menos importante – a qualidade e o sabor da sua comida serão fundamentais para fidelizar a clientela.

Ofereça variedade e opções veganas para as pessoas que já são adeptas a esse estilo de vida. Disponibilizar sobremesas de cortesia também é um diferencial!

Essas são dicas fundamentais para você começar o seu negócio. Se quiser saber mais sobre como abrir um restaurante, temos outras postagens no blog. Leia nosso guia definitivo de como montar um restaurante e como atrair mais clientes para o seu restaurante.

Para encontrar equipamentos para montar o seu restaurante vegetariano, basta acessar o site daCastallmaq. Temos tudo para quem quer empreender!

Powered by Rock Convert