Restaurantes delivery são um tipo de negócio que vem crescendo exponencialmente devido à praticidade de serviço que oferece aos clientes. Mas você sabe como montar um delivery de comida? Será que vale a pena?

Embora seja um modelo de investimento que está em alta, alguns cuidados são fundamentais para que tudo dê certo e funcione da maneira esperada. Caso contrário, pode ser que se torne um problema.

Quanto a isso, não se preocupe! No post de hoje, vamos trazer a você dicas essenciais para que você abra seu delivery de modo seguro, econômico e estruturado. Acompanhe a leitura e anote todas as nossas dicas para montar um negócio delivery no ramo alimentício!

Vale a pena investir em delivery de comida?

Estabelecimento no segmento de alimentação é um dos poucos que se mantêm estáveis até mesmo em contexto de oscilação econômica, e isso se dá por um motivo bastante simples: todo mundo precisa se alimentar e gosta de comer bem, não é mesmo?

Nesse cenário, a maioria das pessoas opta por fazer as refeições em casa, mas, com a correria do dia a dia, acaba não sobrando muito tempo para preparar a refeição completa. Aí que vem o serviço delivery de comida: uma alternativa mais prática do que preparar o próprio alimento, e mais acessível do que comer em restaurantes.

As possibilidades para entrar nesse modelo são variadas. Você pode, por exemplo, trabalhar com lanches, comidas vegetarianas, comida funcional, comida típica entre outros, seja ampliando um restaurante já existente ou começando do zero e se dedicando exclusivamente às entregas.

Com o crescimento de aplicativos para restaurantes, o serviço delivery se torna quase obrigatório para empresários que buscam aumentar as vendas.

Entre as 7 vantagens de oferecer delivery em restaurantes, podemos destacar o baixo custo de investimento para um faturamento lucrativo. Só com isso, a conclusão é que: sim, vale muito a pena!

Passos para montar um restaurante delivery de sucesso

Montar um restaurante delivery vai muito além de fazer entregas. Ele precisa de estratégias consolidadas, afinal, é um nicho com bastante concorrência e as pessoas precisam te conhecer.

Veja algumas dicas importantes a considerar antes de abrir o seu delivery:

  • Faça uma pesquisa de mercado

Antes de abrir qualquer tipo de negócio, é extremamente importante fazer uma análise de mercado. Estude os modelos concorrentes, o que elas oferecem, o que dá certo e o que dá errado, os números da população que reside na região em que pretende aplicar, enfim, todos os dados são válidos e muito importantes. </p

  • Delimite um público alvo

Não adianta querer vender para todo mundo, concorda? Todo negócio possui um tipo de público específico, e com o delivery de comida não é diferente. Estude quem é a sua buyer persona e qual o perfil dela.

Geralmente, trata-se de uma pessoa que ocupada que busca por praticidade, mas que está disposto a gastar pouco por isso. Determine a idade, a classe social, quanto pode pagar, o nível de exigência, enfim, quanto mais informação tiver sobre o público, melhor.

  • Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é essencial para que o empreendedor tenha uma visão ampla sobre a empresa.

Você precisa montar o restaurante do zero? Já sabe onde vai ser e quantas pessoas vão trabalhar com você? Você precisa fazer um planejamento financeiro e de recursos humanos que vão envolver o projeto: serão free lancers ou funcionários fixos? Quanto será investido para começar? Quais os gastos e possíveis lucros?

Enfim, esse passo é primordial para errar menos ao experimentar esse tipo de negócio. Nessa etapa, coloque na ponta do lápis todos os investimentos necessários: materiais, funcionários, equipamentos e maquinário.

  • Faça melhor do que a concorrência

Muita gente deixa de investir em uma área que sente afinidade por ter uma concorrência considerável. Mas você não deve colocar isso como maior empecilho, afinal, se existem muitos restaurantes no nicho desejado, é porque existe público para tal.

Aí, é muito importante reforçar o primeiro passo de analisar o mercado, mas vá além: consuma o produto dos concorrentes, analise a qualidade da entrega, a embalagem, se demorou, se chegou quente, o sabor do alimento, a quantidade de itens… Tudo vai somar para ao seu negócio.

Mas a ideia não é copiar, pelo contrário: o propósito é superar! Embora exista mercado para todo mundo, exige-se uma preocupação em oferecer um serviço diferencial ao cliente, para que ele queira consumir o seu, e não o outro.

Seja qual for seu público, você deve sempre oferecer o melhor. Assim, ele irá te avaliar positivamente e seu negócio com certeza será reconhecido.

  • Invista em equipamentos de qualidade 

Os equipamentos de cozinha industrial são de suma importância para o sucesso do seu negócio. Isso porque eles têm relação direta com a qualidade do cozimento, rapidez, praticidade e, consequentemente, uma boa avaliação.

Aposte em um fogão industrial, refrigerador comercial, extratores de sucos, liquidificador comercial, fritadeira elétrica e multiprocessador de alimentos como equipamentos básicos para sua cozinha.

No post “Guia definitivo: como montar uma cozinha industrial” você vai receber dicas importantes para montar a sua cozinha industrial da melhor forma.

Mas e aí, este post foi útil para você? Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto. Publicamos semanalmente um conteúdo diferente para você, empreendedor, aprimorar o seu negócio. Confira nosso blog!

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