Por que já devo começar com uma cozinha profissional?

Todo bom restaurante começa por uma cozinha limpa, organizada e eficiente. De nada adianta ter um cardápio fascinante para seus clientes, se os pratos e pedidos não forem entregues com qualidade e dentro de um tempo razoável.

Muitos empreendedores investem grandes quantias financeiras para contratar cozinheiros renomados e customizar o salão, mas se esquecem das atividades e operações que acontecem na cozinha.

Desse modo, ter uma cozinha profissional é um critério imprescindível para o sucesso de qualquer tipo de restaurante. Como o mercado do ramo alimentício é muito concorrido, os mínimos detalhes podem ser cruciais para o seu negócio se destacar.

Este post vai mostrar os principais conceitos e as melhores características de uma cozinha profissional eficaz. Além do mais, elencamos as principais ferramentas e equipamentos que você vai precisar. Confira a seguir:

Como funciona uma cozinha profissional?

A cada ano que passa, novos estudos são criados e desenvolvidos para otimizar os resultados da engenharia de alimentos. Esses avanços afetam diretamente a atuação de um dono de restaurante, já que ele deve se manter atento às novidades do mercado.

Uma cozinha profissional é planejada para ocupar o espaço físico da melhor maneira possível, prezar pela segurança de seus funcionários e entregar pratos deliciosos para satisfazer seus clientes.

Esse tipo de planejamento requer muito cuidado e atenção. Tentar resolver as questões com um orçamento apertado ou de forma imprudente pode atrapalhar o desempenho das atividades no futuro.

Seja para reformar um ambiente desatualizado ou montar uma cozinha profissional do zero, é extremamente importante contar com profissionais capacitados e experientes no assunto, como engenheiros e arquitetos.

Nessas horas, o fluxo de produção deve ser um dos principais fatores analisados. Então, é possível determinar o melhor posicionamento para cada utensílio e montar um layout para que tudo funcione de forma dinâmica e segura.

Confira a seguir alguns cuidados que fazem toda a diferença na rotina de trabalho dos funcionários:

  • usar piso antiderrapante para evitar acidentes e facilitar a limpeza;
  • armazenar produtos em local seguro e separar as mercadorias por origem e uso. Por exemplo, não colocar produtos de limpeza próximos de alimentos;
  • proteger todas as lâmpadas com globos, a fim de evitar contaminações caso alguma delas estoure;
  • indicar saídas de emergência e pisos molhados.

Ao tomar essas medidas logo no início de seu empreendimento, você aumenta a segurança e a produtividade da equipe e, de quebra, suas chances de sucesso.

Que cuidados com higienização você deve tomar?

O espaço onde se manipula e prepara os alimentos deve ser organizado e seguir regras rígidas de funcionamento. Você não pode medir esforços para evitar a contaminação por bactérias e micro-organismos.

As práticas de higienização não são as mesmas de cozinhas domésticas e outros ambientes. Em vista disso, veja algumas dicas para limpar o local de forma adequada:

  • evite varrer o chão, pois a vassoura é um foco de contaminação e levanta sujeira e pó. Comece o processo de lavagem pelas paredes, bancadas, fogões e, por último, o piso;
  • não use panos de cozinha e de chão. Eles acumulam bactérias e germes e mais atrapalham do que ajudam. Sempre utilize água e detergente próprio para lavar o local. Depois, enxague bem e use materiais descartáveis, como papel toalha, para secar as mãos;
  • evite o cruzamento de alimentos;
  • crie uma rotina de limpeza para todos os equipamentos e utensílios da cozinha e use produtos com pouco cheiro;
  • mantenha freezers e geladeiras com temperatura constante;
  • lave todas as lixeiras e trabalhe com produtos que sejam acionados com pedais;
  • não prove alimentos com as mãos;
  • ofereça vestiários e sanitários adequados para seus funcionários. Lembre-se também de higienizar esses ambientes periodicamente.

Em 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação RDC 216, que tem o objetivo de aperfeiçoar o controle sanitário no setor alimentício. Por isso, consulte-o antes de tomar qualquer tipo de atitude.

Quais utensílios sua cozinha deve ter?

O ramo alimentício é composto por várias áreas. Independentemente do setor de atuação de sua cozinha profissional, ela deve ser composta por equipamentos modernos e que facilitem a execução dos pratos e de outras atividades. Listamos alguns deles a seguir:

Freezer

Alguns produtos e alimentos precisam ser mantidos em temperaturas específicas. Caso contrário, podem estragar e colocar a saúde de seus clientes em risco. Desse modo, o freezer é um componente indispensável para qualquer cozinha profissional.  

Existem modelos verticais e horizontais, atendendo às necessidades de todos os tipos de ambientes. Em algumas situações, um refrigerador pode ser mais do que suficiente. Por isso, um freezer de dupla ação é uma ótima escolha.

Antes de escolher um freezer, faça o planejamento de sua demanda e veja qual é o modelo mais adequado ao seu empreendimento.

Armário

Presentes em cozinhas comuns e profissionais, os armários podem ser utilizados em várias situações. Vale ressaltar que eles precisam ser abertos para facilitar a higienização e a movimentação de peças e outros materiais.

Fogão industrial

Esse equipamento se diferencia do produto utilizado em cozinhas comuns, pois sua chama mais potente faz os alimentos ficarem prontos em menos tempo — como se espera de uma cozinha profissional, não é mesmo? Além disso, o fogão industrial é mais econômico e tem maior durabilidade.

Extrator de sucos

Muita gente tem o hábito de tomar suco em quase todas as refeições do dia, o que torna o extrator de sucos um item quase obrigatório dentro de uma cozinha profissional. Para não desperdiçar dinheiro, procure um modelo ideal para os sucos e as frutas que você utiliza em seu cardápio.

Hoje em dia, é possível encontrar aquilo que você deseja com uma simples busca na internet. Dedique um tempo para fazer uma pesquisa de mercado, pois assim você pode encontrar fornecedores com estoques prontos para atender todos os seus pedidos e com um bom custo-benefício.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer encontrar os melhores produtos e soluções para montar a cozinha profissional dos seus sonhos? Entre em contato com a nossa empresa agora mesmo. Nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário