Qual freezer é o mais econômico: horizontal ou vertical?

Você tem um estabelecimento comercial no ramo alimentício? Então provavelmente deve se interessar em saber qual freezer consome menos energia – afinal, o refrigerador é um dos principais vilões no consumo e no valor da conta de luz no final do mês.

O freezer mais econômico é o horizontal. Ele não deixa o ar frio escapar quando a porta é aberta, pois a abertura fica na parte de cima.

Assim, o ar frio fica preservado no fundo, e não há demandas extras para o compressor, ao contrário do freezer vertical. Continue lendo para mais informações.

Por que o freezer vertical gasta mais energia?

No freezer vertical, o ar frio sai quando a porta é aberta, dando lugar ao ar quente do ambiente. Ao fechar novamente, o compressor entra em funcionamento para resfriar o interior, gerando uma nova demanda de energia.

O compressor puxa energia a cada abertura, e dentro de uma cozinha profissional isso acontece constantemente.

A economia de energia também está relacionada ao funcionamento das massas de ar. A física e a química explicam que o ar frio desce e o ar quente sobe devido à convecção térmica.

O ar quente tende a subir, pois é leve. Já o ar frio desce, pois é pesado. É por isso que a fumaça refrigerada desce ao abrir o freezer.

Sobre a economia, os modelos verticais custam em média R$50/mês, enquanto os horizontais custam R$47/mês. A longo prazo, esse valor pouco maior é bem prejudicial ao empresário.

Como comprar freezer horizontal?

O freezer horizontal naturalmente é o mais econômico, mas, ainda assim, há fatores que ajudam a economizar energia ainda mais.

Os pontos para considerar antes de comprar são: potência de compressor, frequência de abertura e a quantidade de alimentos armazenados. Veja:

1. Verifique a potência do compressor

O consumo médio de energia do freezer horizontal tem influência direta com a potência do compressor (que fica descrita na ficha técnica do produto), quanto mais potente, mais energia tende a consumir.

O compressor puxa o gás quente comprimido através do metal embaixo do refrigerador, a serpentina. Ela exerce pressão sobre o ar e o condensa até resfriar. Agora, surge a seguinte pergunta: o custo aumenta se investir em compressor potente?

Estabelecemos que os compressores potentes são melhores (mesmo que precisem de mais energia para funcionar). Afinal de contas, eles comprimem o ar de forma rápida e eficiente, não necessitando de longos períodos de energia elétrica.

Caso invista em compressores menos potentes, eles precisarão de mais tempo para refrigerar o freezer. Nesse meio tempo, a porta já foi reaberta e o sistema precisa de acionamento novamente.

2. Frequência de abertura

A frequência de abertura do freezer determina a quantidade de vezes que o compressor precisa reiniciar a refrigeração. O mesmo vale para o momento que a porta do refrigerador fica aberta, sem motivos úteis.

É importante conscientizar os colaboradores do uso do equipamento e investir em itens com portas de alta vedação (preferência borrachas e silicones).

Desse modo, você usa um freezer de alto rendimento com gastos reduzidos, para um favorável custo benefício.

3. Quantidade de produtos armazenados

A quantidade de produtos influencia na temperatura de armazenamento, visto que cada um precisa ser refrigerado individualmente.

Um equipamento repleto de produtos precisa de mais tempo para refrigerá-los, em alguns casos com superlotação, a máquina não tem capacidade de esfriar.

Quando tratamos de armazenamento de alimentos, somente equipamentos com capacidade de atingir temperaturas negativas conseguem mantê-los livres de fungos e bactérias.

Invista em modelos que tenham área suficiente para colocar produtos de forma espaçada, sem superlotação. Assim, são conservados da maneira correta.

Optar por freezers menores, apenas por serem menos caros, é contraprodutivo a longo prazo, já que eles não atendem a demanda do estabelecimento. Há modelos de 100, 400 ou mais de 500 litros.

freezer horizontal

O que armazenar no freezer horizontal?

O freezer horizontal é usado em bares, restaurantes, lanchonetes, mercados, cafés, açougues e mais para conservar carnes, massas, pescados, bebidas, frios (queijos e embutidos) e outros itens que precisam de temperaturas baixíssimas.

Há modelos horizontais com tampas e vidro. Nesse caso, possibilita a amostragem de pacotes de congelados (batata-frita, nuggets, postas, lanches prontos, embutidos, etc.) e sorvete.

Nesse último caso, a temperatura média é -22 °C, mas pode ser controlada com botões de regulagem.

Veja também: como montar uma peixaria — os equipamentos necessários

Quando devo investir em um freezer vertical?

Apesar de ser menos econômico que o horizontal, o freezer vertical oferece prateleiras organizadoras que são bem eficazes no resfriamento de processos do mise en place.

Ah, e ainda são úteis para exposição de alimentos. As gavetas, prateleiras e grades facilitam a visualização dos alimentos e otimizam a organização do freezer. É o melhor equipamento para expor e vender refrigerantes, por exemplo.

Outra vantagem do modelo vertical é a redução de espaço físico para organização. Dependendo do freezer horizontal (modelos com mais de 500L), o seu tamanho equivale a dois modelos verticais!

Os freezers verticais são os melhores para quem tem espaço reduzido e/ou deixará produtos à venda.

Logo, considere o espaço e a economia. O freezer horizontal é a melhor opção para economizar. No entanto, o vertical é compacto e fácil de organizar, estabelecendo-se como um artigo de investimento.

Contudo, sabemos que há restaurantes ou comércios iniciantes cuja cozinha é bem limitada, até mesmo para uma opção vertical. Caso a sua prioridade seja somente economizar o espaço físico do estabelecimento, aposte em freezers pequenos.

freezer vertical

E aí, gostou de aprender mais sobre qual é o freezer mais econômico? Confira no site da Castellmaq os melhores freezers horizontais e com certeza você encontrará a melhor opção para o seu negócio!

Depois, aproveite para aprender mais sobre outros equipamentos em nosso blog:

– Qual o melhor fatiador de frios?

– Qual a melhor balança para cozinha?

Deixe um comentário