Você tem um estabelecimento comercial do ramo alimentício? Então provavelmente deve se interessar em saber qual freezer consome menos energia, afinal, o refrigerador é um dos principais vilões no consumo e no valor da conta de luz no final do mês.

Praticamente todo comércio que envolve alimentos necessita de freezers para operar. Quando se trata da conservação de alimentos, somente um eletrônico com a capacidade de atingir temperaturas negativas é capaz de mantê-los livres de bactérias e fungos.

Desse modo, é importante saber escolher um freezer que proporcione alto rendimento com pouco gasto, resultando em um custo benefício favorável. Pensando nisso, resolvemos trazer dicas válidas para que você, que vai abrir um negócio ou que já é um empresário preocupado em cortar gastos, possa aumentar o desempenho de sua firma.

No post de hoje vamos tratar exatamente disso: a escolha do freezer mais econômico do mercado. Continue a leitura para conferir!

Qual é o freezer mais econômico do mercado? Como escolher?

Para escolher um bom freezer é preciso considerar algumas variáveis. Tenha em mente que, nem sempre, o equipamento mais caro é o ideal.

Existem muitas marcas disponíveis no mercado que oferecem diversos modelos de freezers. Apesar de todos desempenharem a mesma função de congelar, há versões mais indicadas para determinadas utilizações.
Veja:

Freezer horizontal

O freezer horizontal, por exemplo, é um modelo bastante versátil. Geralmente, é usado em restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, mercados, açougues, enfim, qualquer tipo de local que precise armazenar carnes, pescados, massas e afins.

Também é bastante útil para armazenar alimentos prontos, como salgados fritos e assados, porções de bolinhos…

Há, ainda, freezers horizontais com tampa de vidro, que são escolhidos para deixar alimentos e sorvetes a mostra, pois dá para ajustar a temperatura de acordo com o produto.

Outro fator a ser avaliado é que o horizontal, por não ter prateleiras, oferece mais espaço para guardar carnes. Você já deve ter percebido como esse modelo é prático.

Freezer vertical

Apesar de ser um pouco menos versátil que o anterior, o freezer vertical também é muito funcional, sobretudo para a exposição de alimentos para clientes.

Os freezers verticais com porta de vidro são os mais recomendados para essa finalidade. Por permitirem o uso de várias prateleiras e até gavetas, a organização dos produtos é mais simples e facilita a visualização dos alimentos pelo público.

Além disso, eles ocupam menos espaço. Para se ter uma ideia, dependendo do freezer horizontal, ele pode ocupar o equivalente a até três freezers verticais. Por isso, para quem tem pouco espaço e/ou pretende deixar os produtos à mostra, os verticais saem na frente.

Mas, afinal, qual freezer consome menos energia?

Para analisar qual o freezer mais econômico, é necessário saber o consumo médio de energia e verificar a potência do freezer na ficha técnica quando o equipamento for comprado: quanto mais potente, mais energia tende a consumir.

Apesar de a potência ser o principal fator, existe uma diferença entre o horizontal e o vertical em relação a esse contexto. Para entender a diferença de uma maneira didática, acompanhe uma breve explicação sobre como funciona o ar frio:

“Enquanto o ar quente é leve e tende a subir, o ar frio é mais denso, pesado e, por isso, tende a descer. É por isso que o ar condicionado costuma ficar no teto e o aquecedor, no chão”.

Com essa breve explicação, já é possível concluir que o freezer mais econômico é o horizontal.

No freezer vertical, todo o ar frio escapa pela porta quando ela é aberta, dando lugar ao ar quente que vem do ambiente. Ao ser fechado, o compressor do freezer é acionado para resfriar novamente seu interior, com uma nova demanda de energia.

O freezer horizontal, por sua vez, não deixa escapar o ar frio quando é aberto, pois a abertura fica na parte de cima, região menos fria do equipamento. Assim, o ar frio fica preservado e não há maior demanda do compressor.

Portanto, você deve considerar o que mais prioriza de acordo com as necessidades de seu negócio: espaço ou economia. Se for espaço, o freezer vertical é a melhor opção, pois é compacto e discreto. No entanto, se o seu maior objetivo for economizar – que é um ótimo motivo, convenhamos – a melhor opção é o freezer horizontal.

Portanto, antes de escolher seu equipamento, é necessário analisar a quantidade de alimentos que se pretende armazenar – e a quantos graus eles devem ser conservados – o espaço disponível para o freezer dentro da sua cozinha ou estabelecimento e, por último, a finalidade do equipamento.

E aí, já sabe qual é o freezer ideal para o seu estabelecimento comercial? Visitando o site da Castellmaq, com certeza você encontrará a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe nosso blog e confira tudo sobre outros equipamentos para seu negócio!

Powered by Rock Convert