Para além de uma equipe bem treinada e equipamentos de qualidade, o bom funcionamento de uma cozinha industrial também está ligado a forma como a organização de todos os utensílios e mantimentos é feita dentro dos armários! Se o tempo é algo valioso dentro de uma cozinha industrial, implementar métodos de organização junto com a sua equipe pode ser a solução para uma produção mais rápida e lucrativa.

Com o nosso post de hoje, você saberá os segredos de como organizar o armário da sua cozinha industrial, otimizando espaço e deixando a localização de tudo o que é necessário para a produção do cardápio mais fácil e visual!

Organize os itens de acordo com a frequência de uso

Uma vez montada a sua cozinha industrial com os melhores equipamentos, é hora de dispor os utensílios de maneira que contribua para a rotina de preparo dos alimentos.

Dê preferência por colocar aqueles de uso mais frequente em prateleiras próximas da altura dos olhos ou do alcance das mãos. Também é importante deixá-los na frente dos utensílios menos utilizados, que deverão ficar ao mais fundo da estante ou em prateleiras mais altas, por exemplo.

Para facilitar esse processo, as estantes da Castellmaq com bandejas reguláveis são ideais para personalizar o espaçamento entre os apoios. Assim, você consegue ajustar e tornar mais prática a organização dos instrumentos.

Conte com a ajuda extra de cestos organizadores e potes herméticos

O investimento em cestos organizadores tem um ótimo custo benefício e você entenderá o motivo! A localização dos alimentos se torna mais rápida quando você sabe em qual cesto eles estão de acordo com as categorias dos produtos.

Outra serventia que os cestos organizadores têm é manter a organização dos panos de prato quando não há espaço suficiente nas gavetas dos armários de uma cozinha pequena. Guarde-os em um mesmo cesto no formato de rolinhos ou quadrados.

Os potes herméticos também são valiosos para uma organização mais eficaz do espaço de trabalho. Em uma cozinha industrial, a conservação dos alimentos é primordial para a execução de pratos saborosos. Com a vedação perfeita, os potes herméticos de material transparente, como vidro ou plástico, facilitam a conservação e a localização rápida dos alimentos na vez seguinte de uso.

Instrumentos com a mesma finalidade permanecem juntos

Uma boa organização está diretamente ligada a fácil visualização do ambiente. Quando pensamos no contexto de uma cozinha industrial, as divisões dos armários devem respeitar essa regra. Saiba como você pode fazer isso para cada tipo de utensílio de cozinha:

  • Copos: enfileire pela finalidade de cada tipo. Exemplo: copos de cristal em uma fileira, canecas em outra, copos de Chopp na próxima fileira e assim por diante;
  • Pratos: separe os pratos fundos dos rasos e em seguida, segmente pelo critério que fizer mais sentido para o seu tipo de cozinha: seja pelas cores dos pratos, tipos de material ou pelo tamanho deles. Guarde-os empilhados respeitando a divisão que você estabeleceu anteriormente;
  • Travessas: empilhadas na vertical facilita a visualização e economiza espaço interno dos armários;
  • Talheres: separe os garfos, as facas e as colheres pelos diferentes tipos de uso. Uma dica importante é separá-los de utensílios que são utilizados para o preparo dos alimentos, como conchas, escumadeiras e facas de corte;
  • Potes: guarde-os com suas respectivas tampas e encaixe os menores em potes maiores do mesmo formato.

Use suportes com gancho, aramados e divisórias

O espaço interno dos armários podem ganhar em otimização com a ajuda de ganchos, aramados e divisórias, tornando a a visualização do conteúdo do interior dos armários mais fácil e rápida. Além disso, esses acessórios tornam a sua cozinha mais versátil, já que é possível trocá-los de lugar sempre que necessário.

O armazenamento de temperos, tampas, papel toalha e canecas, por exemplo, se torna mais eficaz com o uso desses tipos de suportes que podem ser colocados em prateleiras de armários, estantes ou ainda sobre as mesas de aço inoxidável disponíveis na Castellmaq.

No caso das panelas, há um benefício a mais! Os suportes com gancho e os porta panelas com fixação no teto são instrumentos que além de melhorar a organização, complementam a decoração de uma cozinha industrial eficiente.

Crie hábitos de organização em equipe

Em uma cozinha industrial, o trabalho em equipe é crucial em todas as etapas de seu funcionamento. Por isso, o quesito organização não pode ficar de fora desse contexto! Reúna sua equipe e faça um combinado sobre como deverá ser seguido o planejamento prévio sobre o armazenamento de cada instrumento e alimento a ser utilizado.

Se uma pessoa guardar o objeto no lugar reservado para o seu armazenamento, não haverá perda de tempo quando o próximo funcionário for procurá-lo para utilizar. Resultado disso é a manutenção da organização dos armários e, consequentemente, sobra de espaço para trabalhar sobre as bancadas e mesas da cozinha.

Após considerarmos todas as dicas mencionadas anteriormente, podemos entender como a organização dos armários de uma cozinha industrial pode exigir dedicação e tempo, principalmente no dia em que for implementado pela primeira vez.

Mas não se esqueça: quando se tornar um hábito para toda a equipe, a rotina da cozinha industrial será mais eficiente, garantindo a qualidade dos seus equipamentos de trabalho e acelerando a produção dos pratos a serem servidos!

Ficou com alguma dúvida sobre como organizar armário de cozinha industrial? Escreva nos comentários e a nossa equipe responderá o mais rápido possível!

Enquanto isso, fique a vontade para navegar pelo nosso blog e conhecer as dicas que serão o diferencial do seu negócio!

banner equipamentos castellmaq