7 dicas de como abrir um pet shop gastando pouco

Tempo de leitura: 5 minutos

Para começar, é preciso seguir alguns passos na hora de saber como abrir um pet shop. Ou seja, entender como funciona esse tipo de negócio. Fazer uma pesquisa de mercado, comprar os equipamentos do pet shop, providenciar a documentação para a abertura, criar promoções como em supermercados etc.

Acompanhe o conteúdo para saber quais as principais dicas e ideias para abrir o seu pet shop. Confira!

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para começar a sua jornada na realização do sonho do negócio próprio é entender o nicho de mercado em que você está entrando e pesquisar detalhadamente quem são os seus concorrentes.

Para a sua pesquisa de mercado ser efetiva, você deve ter definido o ponto comercial onde irá abrir a sua pet shop. A partir da localização do seu negócio você conseguirá analisar quem são seus concorrentes, potenciais clientes e fornecedores.

É importante ressaltar que os pet shops são estabelecimentos que trabalham com clientes da região. Então é preciso conhecer profundamente a vizinhança e os arredores do seu negócio.

fachada externa de um petshop iluminada

A partir disso você também conseguirá fazer uma análise da concorrência e conseguirá ter diversas informações importantes para colocar no seu plano de negócio, o próximo passo para a abertura do seu pet shop.

2. Invista nos equipamentos para a estrutura

Os pet shops não são apenas estabelecimentos para vender rações e acessórios para animais de estimação. Você pode transformar o seu negócio em um multi-empreendimento, oferecendo produtos e serviços especializados para os cuidados com os pets.

Para isso, é importante conhecer a estrutura básica de um pet shop e quais são os principais serviços que você pode oferecer no seu estabelecimento. Boa parte do faturamento pode vir inclusive dos serviços adicionais que você prestar.

canil dentro de um petshop

Nesses casos, você precisa ter algumas cestas de compras em sua loja. Assim, os clientes podem levar pegar produtos menores, se for o caso.

Estrutura básica de um pet shop

Na parte comercial você precisará antes de mais nada de gôndolas bem organizadas com os produtos e acessórios dispostos adequadamente para atrair a atenção dos clientes e manter tudo em condições seguras e de boa higiene.

Se você pensa em, além de disponibilizar os produtos, prestar serviços como banho e tosa será necessário montar uma estrutura adequada com alguns equipamentos específicos, como:

  • um espaço adequado para o banho com água aquecida;

  • uma mesa de tosa com dispositivos de ancoragem dos animais;

  • máquinas de tosa, soprador e secador de pelos profissional;

  • gôndolas para os clientes pegarem produtos menores.

Outros itens de higiene básica e produtos para o banho e tosa dos pets também precisam constar na sua planilha de custos.

3. Monte o seu plano de negócio

Montar um plano de negócio é uma tarefa que requer muito empenho e disciplina, mas pode determinar o sucesso do seu estabelecimento. Sem um planejamento minucioso e estratégico, qualquer negócio pode acabar tendo prejuízos por conta de uma má organização.

gondolas decoradas em petshop

No seu plano de negócios você irá colocar a sua pesquisa de mercado, sua análise de concorrência além de fazer uma análise econômico-financeira, um plano de marketing, um plano operacional e um plano de implantação.

Essas informações servirão de base para que você possa abrir a sua empresa com segurança e confiança de estar no caminho certo.

4. Defina os serviços oferecidos no pet shop

Além do serviços de banho e tosa, você também pode fazer parcerias com médicos veterinários para prestar atendimento na sua loja. Outra opção a ser considerada na hora de definir como montar um pet shop é ter o contato de um adestrador para prestar esse serviço.

gondolas de petshop separada por serviços oferecidos

O profissional pode, inclusive, dar treinamentos para os seus funcionários de como tratar os pets, além de possibilitar a oferta de serviços de hospedagem e creche.

Lembre-se de que quanto mais serviços, maior precisa ser a sua estrutura e consequentemente o tamanho do investimento. Isso é uma tendência de crescimento e, se você tiver um bom planejamento e visão estratégica, logo ampliará o seu negócio.

5. Providencie os documentos necessários para abrir um pet shop

Como para a abertura de toda empresa, você precisará providenciar alguns documentos como o registro de marca, o CNPJ, a inscrição estadual, o alvará de licença e vistoria dos bombeiros.

Mais especificamente, o registro no conselho e responsabilidade técnica também é necessário para garantir que as instalações estão adequadas para o atendimento dos pets de maneira segura.

6. Contrate funcionários e faça parcerias

Depois que a estrutura do seu estabelecimento estiver pronta, você vai precisar contratar os seus funcionários e negociar com os seus fornecedores e prestadores de serviço. É fundamental fazer um processo de seleção para contratar profissionais qualificados e preparados para cada função, afinal fornecer uma boa experiência de compra e prestação de serviços para o seu cliente é um dos principais objetivos da sua empresa.

Ter uma boa relação com os seus fornecedores também é parte importante do crescimento do seu negócio. Preze por produtos de qualidade, mas com um preço justo, para que você possa construir uma boa margem de lucro e ainda assim ser competitivo no mercado.

7. Organize a rotina do seu pet shop

Quando estiver tudo pronto é hora de estabelecer funções e organizar a rotina do seu estabelecimento. Determine o horário de funcionamento, como será a escala de trabalho dos funcionários e principalmente a agenda de atendimento aos clientes.

Lembre-se que, no começo de qualquer negócio, a avaliação dos clientes é um fator primordial para a consolidação da sua marca e futuro crescimento. Trabalhe com seriedade e perseverança e as possibilidades de obter bons resultados são grandes.

É claro que para cada etapa que citamos aqui, você vai precisar ter uma atenção especial a diversos detalhes, mas o caminho já estará traçado.

Continue acompanhando o blog da Castellmaq para dicas de gestão de estabelecimentos e ideias criativas para o crescimento do seu negócio!

Deixe um comentário