Lidando com a concorrência: 8 dicas para se destacar

Em um mundo onde a competição nos leva sempre a buscar ser o melhor, é difícil tornar uma empresa diferenciada para atrair um maior número de consumidores. Difícil, mas não impossível!

Vamos conferir 8 maneiras que ajudarão seu negócio a se destacar quando se está lidando com a concorrência. Quais dessas estratégias você aplica em sua empresa hoje?

1. Forneça um excelente atendimento ao cliente

Trate seus clientes como realeza, mesmo se você não estiver no setor de serviços. A crença de que o atendimento ao cliente apenas interessa na indústria de serviços é um mito. Todos os clientes têm a expectativa de um ótimo serviço e não gostam de aguardar em longas filas ou receber respostas curtas de representantes.

Uma grande quantidade de consumidores afirma que considera o serviço ao cliente um verdadeiro teste de competência da empresa. Empresas bem conhecidas com excelente serviço ao cliente são Amazon e Hyundai. Mas mesmo as pequenas empresas parecem estar atuando muito melhor nessa área, já que descobriram o poder gerador de fidelidade de um atendimento ao cliente diferenciado.

2. Admita erros e repare problemas para construir relacionamentos mais duradouros 

Se os clientes tiverem uma experiência muito ruim ou mal resolvida, eles se lembrarão de sua empresa. Tenha em mente que o feedback negativo se espalha como incêndio através das mídias sociais e do boca a boca. Muitas vezes você vai precisar fazer coisas com as quais não está acostumado para melhorar a experiência do consumidor. 

Um ponto fundamental é aceitar seus erros, sejam eles culpa sua ou não. Os compradores preferem empresas que assumem seus erros e tomam medidas rápidas para corrigi-los. De fato, os relacionamentos com os clientes podem ser ainda mais fortes depois de um problema, caso eles sejam bem tratados pelo seu pessoal.

3. Seja honesto sobre os seus produtos e serviços

A honestidade não apenas é a melhor política, como deve ser a principal. Não será possível realizar uma entrega na data combinada? Ligue e deixe seus compradores saberem. Um de seus representantes confundiu-se sobre uma oferta? Imediatamente tenha uma conversa, mesmo que difícil, com o seu cliente.

Mentir aos seus clientes pode acabar sendo um tiro no pé. Se eles o pegarem mentindo, logo perderão a fé em você e podem até mesmo espalhar comentários negativos sobre sua empresa. Uma das formas mais comuns de desonestidade nos negócios é o ato de não compartilhar as más notícias. Na realidade, quanto mais rápido você compartilhar más notícias, mais seus clientes irão respeitá-lo. Apenas certifique-se de fazer como descrito na dica número 2.

4. Apareça com novidades

Continue a reinventar sua empresa, adotando novas tecnologias e introduzindo constantemente novos processos, produtos e soluções. Por exemplo, faça uso de mídias sociais e aplicativos móveis, pois um número crescente de compradores prefere encontrar e negociar com você através de seus celulares e computadores.

Até as inovações mais simples podem ter um grande efeito para a diferenciação de sua empresa. Um exemplo é a Coca-Cola, que começou a vender latinhas com vários nomes de pessoas, o que aumentou ainda mais as vendas. Ideias criativas como esta podem fazer sua empresa se destacar em meio à multidão.

5. Pense na responsabilidade social de sua empresa

Embora alguns possam argumentar que a responsabilidade principal de uma empresa é cuidar de seus principais interessados, como clientes, funcionários e proprietários, os especialistas acreditam que as empresas devem beneficiar também a sociedade de uma maneira geral.

Um bom exemplo é a Microsoft, que possui excelentes programas que não só ajudam a sociedade, mas também mantêm o gigante corporativo na mídia. Os programas sociais ajudam as empresas a permanecerem na mente das pessoas, aumentando a clientela e muitas vezes trazendo mais renda.

6. Ofereça conteúdo relevante

A maioria das empresas que pensam no futuro está familiarizada com os benefícios trazidos por um blog. Se você está buscando uma nova maneira de compartilhar ideias e ter sua voz ouvida, envolva-se com blogs corporativos.

Você pode escrever o conteúdo ou envolver os funcionários para contribuir regularmente. Muitas empresas contratam escritores externos para fornecer conteúdo. Às vezes é bom ter alguém de fora cuidando de certas tarefas.

Mas tome bastante cuidado, pois um texto puramente promocional afastará os leitores. Concentre-se em produzir conteúdo de alta qualidade em seu blog, com textos de cunho divertido ou educacional, que costumam atrair as pessoas. 

7. Mire seu mercado com maior precisão

É um erro comum de marketing pensar que quanto mais tipos de pessoas você atrai, melhor para seu negócio. Na verdade o que deve ocorrer é o contrário. Seus clientes raramente estão à procura de generalistas. Eles querem alguém que tenha conhecimento e experiência para fornecer a solução para seu problema específico.

Seja preciso sobre os clientes ideais que você deseja servir. Defina seu mercado-alvo por setor, por tamanho, por tempo de negociação, pelo problema que você resolve, entre outros fatores. Claro, você quer garantir que seu mercado-alvo seja grande o suficiente para que sua empresa seja altamente lucrativa.

Quando você define com especificidade quem os seus produtos e serviços realmente ajudam, você atrai mais clientes e também pode cobrar mais devido à sua especialização.

8. Posicione sua empresa como especialista

Seus conhecimentos e os de seus concorrentes podem ser os mesmos. Todos vocês tiveram muitos anos de experiência e são bem-sucedidos em diferentes graus. Então, como você se destaca?

Se deseja que seus possíveis clientes o vejam como especialista em sua área, não espere que eles o busquem por conta própria. Demonstre sua experiência e dê a eles uma razão para contatá-lo.

Crie uma oferta gratuita e irresistível que mostre aos seus potenciais compradores como você entende seus problemas e pode resolvê-los. Ofereça um teste, um relatório sobre um assunto de negócios relevante ou uma consulta de forma gratuita.

O que você está esperando? Por que não aplica essas estratégias e técnicas que mesmo lidando com a concorrência podem diferenciá-lo no mercado? 

Gostou do artigo? Siga a nossa página no Facebook e fique de olho em mais conteúdos que podem ser do seu interesse!

Deixe um comentário