Segundo dados da Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo — SBVC, 2022 foi o sexto ano consecutivo de crescimento do varejo no Brasil, movimentando R$ 2,14 trilhões. Em 2023 o crescimento continua, principalmente por conta da digitalização do comércio.
Se você tem a intenção de abrir um negócio físico ou um e-commerce, saber tudo sobre o setor é fundamental para fazer as escolhas certas e ter bons resultados. É preciso entender o seu nicho de mercado, fazer um plano de negócio, ter um planejamento e controle de produção, saber gerenciar um estoque e muitos outros aspectos.
Entenda o que é o varejo, qual a diferença para o atacado, quais os principais tipos e, o mais importante, como abrir um negócio neste nicho.
O que é o varejo?
O varejo é processo de venda onde o comerciante negocia ou disponibiliza o produto diretamente para o consumidor final. Essa modalidade de venda também é conhecida como B2C ou Business to Consumer, em português, do negócio para o consumidor.
Se a empresa negociante é o fabricante do produto, o processo pode ser chamado de D2C, direct to consumer, ou direto para o consumidor.
Em ambas as situações, o cliente encontra o produto em um “ponto de contato”, o qual pode ser uma loja física ou um site. Consequentemente, isso dá um destaque especial para o ambiente de compra que precisa ser atrativo para o consumidor ter uma boa experiência e se sentir realmente impulsionado a comprar o produto.
Qual a diferença entre atacado e varejo?
Ambos os setores pretendem a venda de produtos, mas a principal diferença é que o atacado vende produtos em quantidades abundantes, geralmente para abastecer as lojas do varejo.
Outra diferença é que no varejo pode existir um limite de itens por consumidor, principalmente de itens em promoção. Já no atacado, é possível comprar tantos itens que houver no estoque.
Por conta da capacidade produtiva e da abundância de itens no atacado, as possibilidades de negociação são mais flexíveis, permitindo maior margem de preço e reduzindo os valores de cada produto individualmente.
Inclusive, é a partir desse tipo de negociação que o mercado de varejo consegue ter uma margem de lucro para se sustentar e crescer.
Quais os tipos de varejo que existem?
Existem diversos tipos de varejos e hoje com as opções de sistemas delivery e vendas online as possibilidades ficaram ainda mais amplas. Nesse caso, alguns nichos acabam se destacando, com ótimas possibilidades de ganhar dinheiro com pouco investimento.
Veja quais são os principais estabelecimentos de varejo e as características de cada um.
1. Supermercado
Os supermercados são os lugares em que se reúne todos os principais produtos essenciais para a rotina das pessoas. De modo geral, administrar um supermercado não é tarefa fácil, porque você precisará cuidar de uma variedade enorme de produtos, necessitando de muitos equipamentos e cuidados específicos em cada setor.
Porém, os supermercados são um dos estabelecimentos mais rentáveis, pois com um bom planejamento e ótimas estratégias, o movimento diário é garantido e existem boas chances de crescimento.
2. Lojas de conveniência
As lojas de conveniência tem uma boa vantagem: seu horário de funcionamento permite prestar serviços e vender produtos em momentos que não há outros estabelecimentos abertos, podendo aumentar um pouco a margem de lucro.
Porém, há a necessidade de investir mais em segurança e saber quais produtos oferecer. Afinal, a variedade precisa ser o suficiente para atender as necessidades básicas do cliente e ainda satisfazer alguns prazeres e situações inusitadas.
3. Lojas de departamentos
As lojas de departamentos demandam um investimento relativamente maior, mas a médio e longo prazo podem ter um ótimo faturamento. A variedade de produtos contempla as necessidades do lar, necessidades pessoais e cuidados com estética, além de eletrônicos e artigos esportivos.
Inclusive, esse é um nicho muito explorado no ambiente virtual nos últimos anos. Nesse espaço, existem ótimas oportunidades e possibilidades de se posicionar como uma marca de excelência no mercado, mesmo com uma grande concorrência.
4. Especialista
Se você tem uma habilidade específica e consegue produzir e fabricar o seu próprio produto, escolher um estabelecimento de nicho especialista pode ser uma ótima ideia.
O mesmo conceito também serve para vender uma marca ou trabalhar com a representação de um produto específico. O segmento é mais restrito, porém gera mais valor ao consumidor, pois tem maior relevância na sua vida pessoal.
Trabalhar com a prestação de serviços, como montar um delivery de comida ou vender produtos através da representação de uma marca de cosméticos, pode ser uma opção para quem não quer fazer um grande investimento, mas sabe que tem potencial e capacidade para gerar lucros.
5. Outlet (Loja de descontos)
Os outlets podem ser estabelecimentos completos no caso de produtos sem um prazo de validade, como vestuário. Ou também podem ser um setor nos comércios alimentícios, para vender produtos que estão próximos do prazo de validade, os chamados vencidinhos.
A principal ideia dos outlets ou lojas de desconto é oferecer produtos de coleções passadas, ou próximos à data de validade, com um preço reduzido. Isso funciona muito bem em diversos tipos de estabelecimento e vale a pena pesquisar mais sobre o nicho.
6. Clube de compra
Os clubes de compra são uma tendência no universo virtual e vem ganhando cada vez mais adeptos.
Resumidamente, esse tipo de varejo é um mercado bem nichado. Entretanto, se você for um especialista, pode ter uma carteira de clientes fiel que consome os seus produtos de maneira regular, ajudando a sustentar e ampliar o negócio.
A ideia é reunir pessoas interessadas em um mesmo tipo de produto e oferecer para elas um mesmo produto por preço reduzido. Isso tem funcionado muito através das redes sociais em transmissões ao vivo e vem proporcionando uma experiência de compra diferenciada e muito atrativa.
7. Farmácia
As farmácias são estabelecimentos essenciais e também vêm ganhando ainda mais espaço com os serviços de delivery e compras online. Existem muitas franquias que demandam um investimento considerável, mas com um bom retorno.
Produtos de beleza, cuidados com a pele, medicamentos e suplementos são artigos procurados com muita frequência. Logo, ter uma farmácia que ofereça outras coisas além de medicamentos, pode ser uma ótima estratégia.
O mais importante em uma farmácia é saber fazer a gestão de materiais para garantir que o estoque esteja sempre abastecido com os produtos mais comprados e procurados pelos consumidores.
Como começar a vender no varejo?
Se você está pensando em montar o seu próprio negócio de varejo, precisará pensar em muitos aspectos. Comece montando um plano de negócio, resolva toda a burocracia para registrar e patentear a sua marca e o nome do seu estabelecimento.
Além disso, faça pesquisas de mercado para entender o nicho do seu negócio e foque na experiência do seu cliente, principalmente se você for montar um negócio virtual. A experiência do usuário virtual é fundamental para conduzir o cliente pela jornada de compras.
Acima de tudo: planeje, reflita, faça as contas e invista para realizar o seu sonho!
Conte com a Castellmaq nessa jornada e continue acompanhando o blog para mais dicas de gestão de empreendimentos comerciais! Aproveite e descubra o que é um delivery e como montar o seu!