Uma das coisas mais importantes ao abrir um negócio é a escolha do ponto comercial. Uma escolha mal-feita pode gerar muitos problemas, dentre eles a falta de receita. Por isso, escolher muito bem onde seu comércio será instalado é um assunto muito sério e deve ser tratado com máximo profissionalismo.

Mas não se preocupe, este post foi preparado com as melhores dicas para você não errar nessa escolha e conseguir atrair bastantes clientes. Fique atento e leia até o final!

Por que a escolha do ponto comercial é importante?

Quando se inicia o planejamento para a abertura de uma nova loja, são muitos detalhes que precisam de atenção. É preciso definir o que será vendido, qual será o público-alvo, quais serão as metas de faturamento e tantas outras coisas.

Mas, uma das etapas mais críticas para a definição da melhor estratégia de vendas é a escolha do local onde essa loja será instalada. E isso se dá pelo simples fato de que o seu cliente precisa chegar até você.

Uma loja pode ter a melhor decoração, produtos de alta qualidade e atendimento de excelência. Se ela está mal localizada, os clientes não chegarão até ela para comprar. É fundamental facilitar ao máximo o acesso do cliente à loja.

E são vários os fatores que podem indicar que o local não foi bem escolhido. O baixo volume de vendas e a falta de movimento na loja são apenas os principais, mas outros pontos também podem acabar sendo evidenciados quando investigamos a fundo.

Os prejuízos de uma escolha errada podem ser bastante graves. Afinal, um novo negócio precisa faturar para cobrir os investimentos iniciais e começar a gerar renda para o proprietário. Se os clientes não chegam à loja, toda a previsão de retorno sobre o investimento pode ir por água abaixo e inviabilizar a manutenção do negócio.

Como escolher o melhor ponto comercial para meu negócio?

A escolha do melhor local para instalar o seu negócio de ser feita com base em uma série de cuidados e boas práticas de mercado. É imprescindível fazer uma pesquisa minuciosa sobre diversas questões. E cada uma delas deve ser muito bem estudada e avaliada antes da decisão final.

Antes de dar as dicas para considerar no momento da escolha do local, um ponto de atenção precisa ser destacado: o produto que será vendido. Essa é uma questão de total relevância.

Cada tipo de produto requer uma série de cuidados específicos, inclusive em relação ao ponto comercial. Conheça muito bem o seu próprio negócio e todas as características que o envolvem. Toda a estratégia de divulgação, de marketing e de vendas depende desse conhecimento.

Um local que pode ser perfeito para vender açaí, sorvetes e demais sobremesas geladas não necessariamente será um bom lugar para montar uma casa de carnes, por exemplo. Por isso, é essencial ter o cuidado de se aprofundar bastante no estudo do seu negócio e dominar completamente o assunto antes de efetivamente “colocar a mão na massa”.

A seguir, vamos dar algumas dicas primordiais para você escolher corretamente o local para montar a sua empresa e conquistar vários clientes. Confira!

Descubra os lugares que seus clientes mais frequentam

A primeira coisa que você precisa conhecer, antes de escolher um ponto comercial, é o perfil do seu cliente potencial. Busque informações sobre seus hábitos e costumes, mesmo aqueles que não estão diretamente relacionados com o produto que você pretende vender.

A mesma pessoa pode gostar de diversas coisas diferentes e a relação entre esses gostos pode indicar os locais mais propícios, onde se encontre uma maior concentração desses potenciais clientes.

Um exemplo clássico são os restaurantes de comida saudável. Eles ficam muito bem localizados quando instalados dentro ou próximos a academias de ginástica, centros de estética e estabelecimento diversos relacionados à área da beleza corporal.

Mesmo que o empresário não venda serviços de preparação física, estética ou algo do tipo, o seu público gosta de todos esses assuntos: malhação, corpo perfeito e alimentação saudável.

Verifique as condições de acesso ao local

Esse ponto é muito importante para ajudar seus clientes a encontrarem o seu estabelecimento de forma fácil e rápida. De acordo com o tamanho do seu negócio e das características dos seus clientes, é recomendado inclusive disponibilizar algumas vagas de estacionamento.

Outro ponto essencial está na verificação das rotas para as vias de acesso principais da região. Essa informação é importante para definir os locais de maior volume de circulação de pessoas. Até mesmo a direção do fluxo de veículos pode influenciar nas vendas da sua empresa.

Por último, estar próximo a retornos em grandes avenidas ou rodovias pode facilitar bastante o acesso.

Veja se já existe um negócio semelhante ao seu no perímetro

Muita atenção a essa dica! Existem alguns tipos de negócio que até sobrevivem com um concorrente nas imediações ⎯ como lanchonetes próximas a escolas ⎯ mas em geral é muito melhor ser o único, pelo menos nos quarteirões mais próximos.

É mais fácil estar sozinho na região do que buscar um diferencial para concorrer com alguém que já estava no local e já tem o seus clientes fiéis.

Já dizia o velho ditado “quem chega primeiro bebe água limpa”. Então seja o primeiro a se instalar na região e conquiste sua clientela.

Verifique as questões de segurança

Nos dias atuais, é muito difícil encontrar um local que não tenha sofrido com algum tipo de violência. Os índices de assaltos, roubos e furtos vêm crescendo ano a ano e todo cuidado é pouco.

O recomendado é evitar os locais de maiores ocorrências e dar preferência para centros comerciais, onde existem vários comerciantes juntos e um ajuda o outro.

Dependendo do histórico do local, vale a pena investir em equipamentos de segurança, como câmeras , alarmes e fechaduras especiais, entre outros.

Seguindo essas dicas, escolher um bom local para o seu negócio fica muito mais fácil.

Como você pôde ver, a escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso do seu empreendimento. Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Powered by Rock Convert