Abrir um mercadinho custa em torno de R$ 10 a R$ 20 mil. Claro que essa é uma estimada para abrir um mini mercado. Os valores podem variar conforme os produtos, os equipamentos, os móveis e o local que a sua loja estiver ocupando.
Apenas com uma avaliação primária, podemos perceber que abrir um mercadinho exige um investimento um pouco alto, concorda? Por esse motivo, é essencial planejar a melhor maneira para abrir o seu novo negócio.
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Hoje, a Castellmaq trouxe dicas exclusivas, que devem ser consideradas na hora de montar um mercadinho. Continue sua leitura e confira!
7 passos para montar o seu mercadinho e obter lucros
Está preparado para montar o seu mercadinho? Bom, sabemos que começar a empreender não é uma missão muito simples e exige planejamento para dar certo. Então, se a resposta da pergunta for não, está tudo bem, a gente te ajuda!
Neste post, trouxemos tudo o que você precisa para organizar um supermercado, desde o plano de negócios até a divulgação da sua loja. Confira!
1. Crie um plano de negócios
O primeiro passo para montar o seu mercadinho é criar um plano de negócios. Aqui estamos falando basicamente de um documento onde todas as informações do seu comércio estão dispostas de maneira clara e objetiva.
Por mais simples que pareça, o plano de negócios deve ser feito minuciosamente, com o máximo de informações possíveis. Nele você precisa adicionar os seguintes dados:
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Institucional: qual é o propósito da empresa?;
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Financeiro: qual o valor será investido no mercadinho?;
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Recursos humanos (não obrigatório): quantos funcionários vai precisar?;
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Público: para quem você quer vender?;
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Concorrentes: quais diferenciais eu posso incluir em meu mercadinho? (para os mini mercados, o autosserviço é uma excelente alternativa);
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Mercado: quais são as tendências mercadológicas atuais?
Atenção: essas perguntas são, apenas, algumas das informações necessárias para o seu plano de negócios. Vale ressaltar que esse documento não vem pronto! Você precisa criá-lo conforme o seu comércio e aquilo que faça sentido para a sua situação.
2. Planeje o seu investimento
Não confunda! Um plano de negócios não é a mesma coisa que um planejamento financeiro. O primeiro, é algo mais geral que deve constar informações sobre os seus concorrentes, recursos humanos e outros fatores. Já o segundo, irá focar diretamente no seu dinheiro.
Como falamos no início, o investimento inicial para abrir um mercadinho pode variar de R$10 a R$20 mil. Ou seja, não tem como começar a empreender sem possuir, ao menos, metade desse valor na conta.
Mas fique tranquilo. Atualmente, existem muitos programas de incentivos direcionados a pequenos empreendedores como você. Como exemplo, o Microcrédito Produtivo, ofertado pelo Banco do Brasil.
3. Escolha a praça (local) onde deseja montar o seu mercadinho
A praça é a região que você irá montar o seu mercadinho. O ideal, é que você escolha uma localização bem posicionada, mas não no centro da cidade. Isso porque normalmente, no centro há muitos mercados grandes, que podem atrair o seu público.
Os mercadinhos funcionam melhor dentro dos bairros, onde a clientela busca praticidade e rapidez no atendimento.
Sua decisão deve ser feita de maneira estratégica. Por isso, opte por um local onde há um fluxo grande de pessoas e automóveis, mas que não tenha uma concorrência direta com o seu mercadinho. Fácil, não acha?
4. Monte uma estrutura adequada
Agora que você já definiu um espaço físico, chegou o momento de colocar a mão na massa…
Curiosidade: você sabia que a maneira que você organiza o layout do seu supermercado ou mercearia pode aumentar as suas vendas?
Pois é, aí está a importância de montar uma estrutura adequada. O local em que você armazena os pães, a forma que expõe as frutas e a altura da prateleira que coloca os produtos mais caros, fazem a diferença na hora do cliente transitar em sua loja.
Bom, para se aprofundar neste assunto, vale conferir o nosso post que fala especificamente sobre o layout de um supermercado. Lá, mostramos o passo a passo completo para organizar os seus produtos e aumentar as vendas!
5. Não se esqueça dos procedimentos burocráticos!
Além de toda a organização da sua mercearia, você precisa se preocupar com os procedimentos jurídicos e burocratístico. Afinal, não tem como abrir uma empresa — por menor que elas sejam — sem os documentos legalizados.
Então, pegue um papel e caneta e anote os documentos necessários para abrir o seu mercadinho:
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CNPJ;
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Documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento e outros);
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Alvará;
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Folha espelho do IR (imposto de renda);
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Liberação do corpo de bombeiros;
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Cópia do contrato de locação do espaço físico;
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Registro na Junta Comercial do Estado em que você mora;
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Enquadramento CNAE;
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Cadastros nas secretarias da Fazenda e da Receita Federal.
Após a abertura e o funcionamento do seu mercadinho é preciso se atentar com outros procedimentos jurídicos, como, por exemplo, a lei do produto vencido e o direito do consumidor.
O que não pode faltar em um mercadinho?
Os alimentos, itens de mercearia, produtos de limpeza e higienização pessoal são itens indispensáveis para o seu mercadinho. Isso porque, eles são a base de sobrevivência de qualquer pessoa e todos os clientes buscam diariamente por esses artigos.
Para garantir que não falte nenhum item essencial em seu mercadinho, confira a lista completa de produtos que você precisa colocar nas gôndolas do seu mercado!
Qual é a margem de lucro de um mercadinho?
No momento, o faturamento médio de um mercadinho de bairro é de R$ 5 mil a R$30 mil. Contudo, esse valor pode variar, tanto negativamente quanto positivamente — inclusive, alguns negócios chegam a faturar até R$300 mil mensalmente.
Claro que para obter resultados lucrativos como esses, é preciso montar o seu mercadinho de forma planejada e estratégica — assim como explicamos nas dicas acima.
Continue acompanhando o blog da Castellmaq e conheça outras formas de diminuir os seus gastos e aumentar os lucros. Aproveite e descubra a melhor forma de realizar uma prevenção de perdas no seu novo supermercado!