4 dicas incríveis de ​redes sociais para supermercado

Estamos vivendo em mundo cada dia mais conectado e o uso das redes sociais para supermercado se tornou imprescindível para vencer a concorrência. O mercado se encaminha para o futuro do modelo de compras, mas não basta criar um perfil em cada rede social e deixá-lo abandonado às traças. Isso pode trazer uma imagem ainda pior do que não as ter.

Mas, como usar essas redes para atrair mais clientes? É isso que vamos mostrar para você neste post. Então continue conosco e preste bastante atenção às nossas dicas. Boa leitura!

Principais redes sociais para supermercado

A primeira coisa que iremos abordar neste post são as características das principais redes sociais que podem ser utilizadas para supermercados. Conhecer essas características é essencial para definir a melhor estratégia de atuação em cada uma delas. Confira!

Facebook

A rede social mais usada da atualidade é também a que tem mais recursos comerciais. Criada para conectar pessoas, a rede conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.

Apesar do grande alcance, o Facebook permite realizar ações de divulgação segmentadas para públicos mais restritos, possibilitando atingir as pessoas com perfil e localização geográfica específicos.

Assim, suas ações podem ser vistas, curtidas e compartilhadas pelas pessoas que são os seus reais clientes em potencial.

Instagram

O Brasil é o segundo país que mais acessa essa rede, contando com mais de 50 milhões de usuários. Depois de ser adquirida por Mark Zuckerberg, criador e proprietário do Facebook, o Instagram ganhou mais recursos comerciais.

A finalidade da rede é o compartilhamento de fotos e imagens. Mas o ponto mais relevante a ser observado nas publicações, além da qualidade das fotos, são as hashtags, que identificam os posts e facilitam a exibição nos resultados das buscas.

Twitter

A famosa rede social de 140 caracteres vem evoluindo com o passar do tempo. Atualmente as publicações podem ter até 280 caracteres, mas ainda preservam algumas características originais.

O intuito da rede é o compartilhamento de textos curtos e objetivos. É bastante utilizado para noticiar fatos e acontecimentos. Nas empresas, é muito útil para aumentar a interação com os clientes e comunicar novidades e promoções.

Pinterest

Menos conhecida que as anteriores, o Pinterest é uma rede social que tem o objetivo de reunir ideias sobre determinado assunto. É muito comum encontrar alguns pins nos resultados de buscas no Google, por exemplo.

Cada pin é uma pasta onde as pessoas ou empresas reúnem fotos, links e vídeos sobre um tema, de forma a ter vários componentes de uma mesma ideia em um único lugar. Para um supermercado poderiam ser criados pins com ideias de receitas diferentes usando um ingrediente específico, por exemplo.

Dicas estratégicas para usar as redes sociais a favor do seu negócio

Agora que você sabe qual a finalidade de cada uma das principais redes sociais, vamos mostrar como atuar nelas de forma estratégica em seu marketing e trazer mais clientes para o seu supermercado. Confira as dicas a seguir.

1. Conheça seu público

A primeira dica — e mais importante — é conhecer a fundo o seu público. Todas as ações dependem disso. Afinal, nas redes sociais o seu supermercado estará conversando com pessoas reais. As suas publicações precisam ser interessantes para as pessoas que têm o perfil ideal para se tornarem suas clientes.

Para isso, você pode aplicar uma pesquisa com os clientes que já frequentam o seu estabelecimento. Para aumentar a adesão, você pode oferecer algum produto ou realizar um sorteio entre as pessoas que responderem ao questionário.

Procure saber dados demográficos básicos como sexo, faixa etária e estado civil, além de informações sobre hábitos de compra, preferências, restrições alimentícias e outras informações complementares que não estão diretamente relacionadas ao supermercado, mas que são de interesse do seu público.

2. Crie uma linha editorial

Com base nas informações sobre seu público, monte uma linha editorial. Nela devem ser definidos os assuntos que serão abordados nas publicações de cada uma das redes sociais em que o supermercado irá atuar.

É importante considerar as características de cada rede em específico e adaptar os conteúdos. O mesmo assunto pode ser trabalhado de formas diferentes, nem sempre dá para aproveitar a mesma arte e textos para todas as redes.

Algumas editorias são comuns para qualquer tipo de supermercado, sendo necessário apenas adequar a forma com que o conteúdo será trabalhado para atender ao público específico. As editorias que não podem faltar, em geral, são:

  • divulgação das ofertas do dia;

  • divulgação dos diferenciais do seu supermercado;

  • cenas do dia a dia no estabelecimento;

  • dicas sobre alimentação.

3. Crie promoções exclusivas para as redes sociais

Outra dica interessante e que gera bastante resultado é a criação de promoções específicas para as pessoas que seguem o seu supermercado nas redes sociais. Essas promoções podem ser usadas para aumentar o alcance das publicações.

Uma tática muito usada é a de pedir que a pessoa curta o perfil/página e marque cerca de 3 amigos em troca de algo. Com isso, o alcance da publicação cresce exponencialmente, além de aumentar também a quantidade de seguidores.

Mas é preciso tomar bastante cuidado com a criação de sorteios, pois a legislação brasileira exige o cumprimento de uma série de quesitos para que o sorteio seja considerado legalmente válido.

4. Aproveite assuntos em alta

Aproveitar os assuntos que estão em alta na semana é uma forma de mostrar para o seu público que o seu supermercado está sempre atento às novidades, o que também ajuda na fidelização de clientes. Além disso, a tendência de suas publicações serem mais acessadas, curtidas e compartilhadas é bem maior, alcançando mais pessoas.

Um ponto de atenção importante: cuidado para não usar um assunto que não é do interesse do seu público. Por maior que seja a evidência, publicar algo relacionado a um assunto desinteressante para seu público irá afastá-lo. As pessoas buscam nas redes sociais apenas as coisas que as interessam, por isso faça com que as suas publicações estejam entre elas.

Algumas particularidades do Facebook

O Facebook possui um algoritmo que tem a função de determinar quais são os conteúdos mais interessantes para cada usuário. Ele é constantemente atualizado e, com isso, os desafios para aparecer nos feeds das pessoas vêm crescendo a cada dia.

Desta forma, o ideal é fazer o impulsionamento dos posts para garantir que ele será exibido para mais usuários da rede. Além disso, o impulsionamento permite a segmentação do público por dados demográficos e até mesmo por assuntos de interesse.

O uso das redes sociais para supermercado fica muito mais fácil seguindo todas essas dicas. Se você gostou desse post, assine a nossa Newsletter para receber as novidades do nosso blog em seu e-mail.

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