Utilizar estratégias eficazes para fidelizar clientes é essencial para que uma empresa conquiste seu lugar em um mercado tão competitivo: os consumidores já conquistados são os principais responsáveis por fazer o boca a boca e promover o negócio, fortalecendo sua reputação.

A tarefa, por vezes, pode parecer complicada, mas é possível conquistar a clientela seguindo algumas estratégias. Mas, afinal, como vencer o desafio de fortificar o relacionamento com o público, ganhando a preferência dos consumidores de maneira definitiva?

Se você não sabe o que fazer para conseguir ter a lealdade da freguesia, siga a leitura e conheça o nosso guia com 7 segredos para fidelizar clientes em seu comércio. Aprenda como manter a relevância do seu negócio em alta com baixos investimentos!

1. Ofereça um ambiente agradável

A principal preocupação de qualquer administrador deve ser a satisfação do consumidor, de forma que todas as estratégias de fidelização devem levar esta informação em consideração.

A fim de criar uma imagem positiva em relação ao estabelecimento, é importante oferecer um ambiente agradável. A decoração deve ser capaz de transmitir a missão e os valores da empresa, estando completamente de acordo com a proposta do tipo de atendimento, cardápio e cozinha escolhidos.

Suas escolhas devem ser coerentes e você deve estar sempre atento aos detalhes: ar condicionado, nos dias mais quentes, música de acordo com o perfil do público, espaço para que os atendentes e clientes movimentem-se livremente e iluminação adequada são essenciais.

2. Mantenha seu time motivado

Imagine que você tenha escolhido um restaurante que já conhece para comemorar um acontecimento especial e, por mais que saiba que o local conta com ambiente e menu extraordinários, o time de atendentes está pouco disposto a atendê-lo e trata todos os convidados do evento insatisfatoriamente. Você provavelmente não retornaria ao restaurante em um caso como este, certo?

Manter colaboradores satisfeitos e motivados também influencia na taxa de retorno de clientes ao estabelecimento, e é mais fácil do que se costuma imaginar: dê início a um programa contínuo de gestão de equipe e dê valor aos bons resultados, criando recompensas e facilidades para quem se sobressair.

Para garantir que os consumidores estão satisfeitos com o atendimento e a equipe de funcionários, vale encorajar opiniões e sugestões, também com a concessão de bônus e descontos especiais.

3. Transforme seu cardápio em experiências

Ainda que pareça óbvio, muitos restaurantes não desenvolvem um cardápio que seja atraente para o público-alvo do negócio, nem oferecem pratos com uma boa apresentação.

Como no setor o destaque fica por conta da comida, é importante criar pratos únicos e garantir que a equipe conheça o menu por inteiro e saiba dar sugestões quando necessário. Uma comida bem preparada tem tudo para transformar a refeição do cliente em uma experiência positiva.

É preciso ter em mente que as oportunidades para ganhar o cliente são poucas e devem ser aproveitadas sempre que possível, já que a divulgação feita por um consumidor satisfeito pode ser mais eficiente do que uma ação de marketing cara.

4. Incentive seu cliente a voltar mais vezes

Programas especiais de fidelidade podem ser valiosos para qualquer restaurante. Ao planejar uma ação como essa, o empreendedor deve conhecer seu público a fundo, compreendendo seus desejos e necessidades, a fim de tornar seu sistema mais útil para satisfazer os desejos dos clientes.

Cartões de fidelidade, por exemplo, podem ser impressos ou magnéticos, de acordo com o perfil da companhia. Ações que movimentem redes sociais, como descontos ou pratos especiais para quem fizer check-ins online, repostagens e post de fotos, por exemplo, também são excelentes ideias para incentivar que o cliente vá mais vezes ao seu estabelecimento.

5. Crie promoções e ofereça bônus

Outra maneira de fidelizar clientes é criar ações promocionais de pratos mais pedidos, valores especiais para combos ou preços diferenciados para determinados momentos do dia, como happy hour e almoço (os hábitos de consumo do público devem ser levados em consideração na hora de definir as promoções).

Nesse sentido, vale aproveitar a oportunidade para divulgar as promoções com displays em cada uma das mesas, banners e totens na entrada do restaurante, ou informativos próximos aos caixas. A comunicação visual é a maior aliada para atrair clientes e fidelizá-los.

6. Use bastante as redes sociais

Um dos maiores desafios de um empreendimento nas redes sociais é gerar engajamento. O primeiro passo para ter sucesso em qualquer estratégia é ter presença online, pois grande parte do público recorre à rede para tomar suas decisões e escolher seus produtos e serviços.

Por isso, você deve contar com um bom site, que possa ser facilmente encontrado pelos seus clientes. Vale aproveitar os cartões de fidelidade e a divulgação das promoções para apresentar as páginas da empresa nas redes sociais.

O material promocional também deve ser utilizado para incentivar avaliações do restaurante na internet. Redes como o Facebook podem servir de grande aliada para o recebimento de comentários e opiniões sobre o serviço oferecido.

Ao optar por criar um perfil em uma rede social, lembre-se de que você também deve assumir a responsabilidade de alimentá-la periodicamente, publicando conteúdos, preferencialmente, todos os dias. Responda todas as mensagens e tente compreender os motivos das eventuais críticas.

7. Peça sempre feedback aos clientes

É primordial que você ainda incentive os consumidores a apresentarem sugestões e críticas por meio de um canal de contato direto, seja um SAC, e-mail, área especial dentro de seu site, ou mesmo um formulário de pesquisas no estabelecimento: o que importa é que você seja capaz de respondê-los o quanto antes.

Ao analisar o conjunto de reclamações e opiniões apresentadas em um dado período, o administrador poderá investir na melhoria de processos do restaurante, conhecer itens que devem ser atualizados ou reformulados e até mesmo ocorrências que devem ser evitadas, sendo a pesquisa capaz de dar uma base concreta para treinamentos especias de colaboradores e gerentes.

Agora que você já leu o nosso passo a passo sobre como fidelizar clientes e alavancar as vendas em seu restaurante, assine a nossa newsletter e não deixe passar mais nenhuma dica sobre o assunto!

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