O controle do prazo de validade dos alimentos é uma questão muito séria para quem tem uma empresa que vende comida. A utilização de alimentos vencidos pode acarretar diversos problemas de grande gravidade.

Mas você sabe como funcionam os prazos de validade e como fazer um controle efetivo deles e seu estoque e exposição? Se você ainda tem algumas dúvidas, leia este post até o final e confira as nossas dicas para aproveitar os alimentos da melhor forma. Boa leitura!

Entenda como os prazos de validade dos alimentos são estabelecidos

O prazo de validade dos alimentos é uma informação fornecida pelo fabricante ou produtor que indica a data limite de garantia da integridade daquele alimento. Em outras palavras, até aquela data, o fabricante garante que o alimento estará em boas condições de consumo.

Mas alguns detalhes merecem destaque. O primeiro é que cada alimento tem uma forma de armazenagem ideal. É a condição mais importante para a garantia do prazo estabelecido pelo fabricante. É importante verificar as indicações de conservação e armazenamento descritos na embalagem.

A integridade da embalagem também é um ponto muito importante. Afinal, ela é feita para proteger o alimento e aumentar a sua durabilidade. Após aberta, o prazo de validade diminui consideravelmente, na maioria dos casos. Nela são informados ambos os prazos: antes e depois de aberta.

2 motivos fortes para garantir o controle de validade

O fato de consumir alimentos vencidos ser perigoso e nocivo à saúde, todos nós já sabemos. Mas vamos aqui destacar 2 consequências importantes e que, algumas vezes, podem ser menosprezadas pelos empresários do ramo alimentício. Confira quais são e o detalhamento de cada uma delas, a seguir.

1. Manter a boa imagem do seu negócio

Quando você não cuida adequadamente da validade dos alimentos que vende, eles perdem a qualidade e os clientes percebem isso. À medida que eles começam a perceber que os produtos estão sempre com aspecto de velhos ou próximos da data de vencimento, eles atribuem essa característica ao seu negócio.

Para eles, o seu estabelecimento será aquele onde se vendem alimentos e produtos de má qualidade. E você não quer carregar essa imagem, não é mesmo?

2. Diminuir os prejuízos

A compra de grandes quantidades de alimentos sempre pode gerar uma margem de desperdício, mas, sem um controle efetivo de validade, esse desperdício é muito maior. Por meio de algumas práticas e hábitos, é possível fazer um melhor aproveitamentos desses alimentos e reduzir os prejuízos.

Veja como diminuir as perdas com alimentos vencidos

Os alimentos vencidos não devem ser consumidos de forma alguma. Mas é possível tomar atitudes antes que eles vençam. Para isso, vamos mostrar algumas dicas que ajudarão você a diminuir as perdas desses alimentos. Tome nota!

Tenha muita atenção às indicações de armazenamento

Como dissemos no início, o prazo de validade dos alimentos são garantidos pelo fabricante, desde que as indicações de armazenamento e conservação sejam rigorosamente seguidas. Parece banal, mas muitas empresas esquecem de se atentar a esses detalhes.

Alguns alimentos precisam ser armazenados em local seco, outros em ambiente sem incidência de luz direta e tem ainda os que precisam de refrigeração. Cada tipo de alimento tem a sua recomendação específica e é preciso respeitá-la.

Realize inventários com frequência e destaque os prazos de validade

Fazer o inventário do estoque é uma prática que traz diversos benefícios. O hábito de utilizar a data de validade como um dos itens dele ajuda a identificar quais são os alimentos que estão mais próximos do vencimento.

Com essas informações, fica muito mais fácil tomar providências para evitar que esses alimentos sejam perdidos. Aproveite o inventário para reorganizar o estoque, deixando os produtos que estão mais próximos do vencimento mais à vista e de fácil acesso.

Mantenha o registro desses inventários sempre à mão dos gestores. Ele precisa ser utilizado como ferramenta para auxiliar na gestão do seu negócio.

Utilize as informações do inventário para tomar providências efetivas

Fazer inventários, coletar uma série de informações e não tomar nenhuma atitude com relação a isso, é pura perda de tempo. Você está com um grande arsenal em suas mãos: saiba como usá-lo!

Se, no seu estabelecimento, você tem um setor de produção de alimentos, como uma cozinha industrial, as informações do inventário podem ajudar na definição dos próximos produtos a serem produzidos. Basta priorizar as receitas que utilizem a maior quantidade de alimentos que estão mais próximos do vencimento.

É também, uma excelente oportunidade para a sua cozinha inovar. Incentive a sua equipe a criar receitas para fazer o aproveitamento dos alimentos, antes que eles vençam. A criatividade dos seus funcionários pode surpreender a você e aos seus clientes.

Verifique os relatórios de validade semanalmente

É preciso ter pulso firme sobre essa questão. O acompanhamento constante tem que fazer parte da rotina dos gestores da empresa. Só assim, as ações podem ser tomadas a tempo de evitar as perdas e prejuízos com os alimentos vencidos.

Caso seja necessário, crie indicadores para garantir esse acompanhamento. Verifique os índices de desperdícios e cobre de seus gestores as ações para diminuí-los. Em pouco tempo, tudo isso será feito de forma natural.

Realize promoções com produtos que estão próximos do vencimento

Se, em todo o caso, não for possível aproveitar internamente os alimentos próximos do vencimento, você pode realizar promoções para vendê-los aos clientes e não ficar no prejuízo. Mas alguns cuidados precisam ser tomados.

O primeiro e mais importante deles é que você nunca deve tentar vender um alimento que já esteja com um prazo muito próximo, como o dia seguinte, por exemplo. As pessoas só comprarão se elas conseguirem consumir o alimento antes do prazo de validade. Se esse prazo for muito curto, não importa o preço, elas não levarão.

Outro cuidado é que o preço da promoção deve ser realmente vantajoso para o cliente. Mesmo que isso afete a totalidade do seu lucro sobre aquele alimento. Os clientes precisam perceber uma vantagem maior nesse tipo de promoção, pois não querem se sentir lesados. O preço será um excelente atrativo.

Como vimos, fazer o controle do prazo de validade dos alimentos é muito importante para garantir a redução dos desperdícios e, ainda, manter uma boa imagem da sua empresa. Seguindo as dicas deste post, essa tarefa fica muito mais fácil.

Você usa alguma dessas técnicas em seu estabelecimento? Conte aqui nos comentários!

Powered by Rock Convert