Quando você é dono de um negócio, o que mais quer é vê-lo prosperar e se desenvolver o máximo possível. Se isso acontece, é sinal de que está fazendo um bom trabalho de gestão. Na administração de supermercados,não é diferente!

Para ter bons resultados, é preciso ter comprometimento com todos os aspectos que fazem as engrenagens da sua empresa continuarem girando. Pensar em como gerir os funcionários, o estoque, os setores sem nunca esquecer do cliente são partes importantes desse sistema.

Como queremos que você cresça sempre e cada vez mais, levantamos algumas dicasque vão te ajudar a lidar melhor com essa parte mais burocrática do seu negócio. Vamos conferir?!

1. Supermercados: a gestão adequada define metas e estratégias

Antes de pensar nos aspectos aos quais você deve dirigir sua atenção, você precisa entender onde você está no comércio, aonde quer chegar e como fará para chegar lá.

O seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte? Independentemente de qual seja, é esse o nível em que você quer estar ou você pretende alcançar outro patamar? 

Se você tem uma mercearia e quer um supermercado, por exemplo, é importante considerar que isso levará algum tempo e envolverá outros estágios e especificidades. Antes de atingir a meta maior, coloquemetas mais simples, como se tornar um mercado!

Uma vez que você define um objetivo máximo, fica mais fácil de estabelecer as metas menores que te levarão até o seu céu. Assim, ao longo do percurso, você consegue ver seu progresso e bom desenvolvimento.

Depois de definir aonde você quer chegar, é preciso saber como e com o que fazer isso. Esse é o momento de traçar estratégias de negócio. Proponha para sua equipe que, em conjunto, pensem o que cada um e cada grupo pode fazer para ajudar a empresa a crescer.

Quando as metas e estratégias estiverem super claras e definidas para todos, ficará muito mais fácil administrar o seu supermercado e alcançar os resultados desejados. Então vamos ver em que você deve prestar atenção durante a gestão?

2. Busque oferecer o melhor para o seu cliente sempre!

O ditado já diz: o cliente sempre tem razão! Por isso, se você focar em levar o melhor serviço e os melhores produtos para os seus consumidores, vai ser mais fácil de identificar onde e como otimizar sua loja.

Coloque-se no lugar do cliente quando for implementar alguma coisa, seja na organização das seções, na limpeza dos ambientes, onde ficará o caixa preferencial ou qualquer outro aspecto que afete a experiência do consumidor enquanto ele fizer compras com vocês.

Para saber se os clientes estão satisfeitos, faça pesquisas, crie um bom relacionamento entre toda sua equipe e eles, deixe a oportunidade para que eles deem sugestões de melhoramento. Assim eles veem que a opinião deles importae você sabe onde investir tempo e dinheiro para melhorar.

3. Atenção ao estoque: não fique sem os produtos certos!

Muito provavelmente você já foi ao mercado comprar alguma coisa e não encontrou, né?! Quando isso acontece, a gente geralmente vai embora e procura outra loja que atenda à nossa necessidade. Você quer que isso aconteça com no seu supermercado?

Garanta que seus estoques tenham sempre os produtos necessários para o bom funcionamento da loja. Assim as gôndolas nunca ficarão vazias e seu cliente não precisará ir até o concorrente para achar o que ele precisa.

Mas tome cuidado! Não vá comprando um monte de tudosó para garantir. Quando você conhece seu cliente e as necessidades de quem compra com você, é possível saber quais produtos tem mais saída e quais são mais sazonais ou de venda baixa.

Comprando as mercadorias certas nas quantidades necessárias, você evita as sobras e perdas no final de cada mês e otimiza o uso do seu dinheiro. Além de ter sempre o que seu público precisa, sem deixar espaço para os concorrentes.

4. Otimize o seu dinheiro: diferencie gastos e investimentos

Outra coisa que tira qualquer empresário dos eixos é aplicar dinheiro de maneira errada. Quando isso acontece, você acaba deixando de investir em uma melhoria necessária porque gastou com algo que não trouxe nenhum retorno para você.

Antes de aplicar sua verba, entenda o que é preciso melhorar imediatamente no seu supermercado e o que pode ser feito a longo prazo. Assim você entende melhor quando é o momento ideal para cuidar de cada etapa.

Preste atenção também em o que merece seu investimento ou não. Antes de iniciar uma ação de marketing, por exemplo, estude se ela trará retornos reais para a loja ou não. Investir em melhorias na experiência do consumidor e até de trabalho para sua equipe é uma opção muito segura.

Quanto melhor for a experiência do cliente, maiores são as chances de fidelizá-lo. Assim como um trabalhador satisfeito, com respaldo da empresa, em uma ambiente confortável e organizado, produz mais e recebe melhor ordens e feedbacks.

5. Faça a social – fique antenado às tecnologias

Ao pensar em uma boa gestão atualmente, não dá para deixar de lado o fator tecnologia. Comprar nunca foi tão digital quanto hoje e, por isso, você precisa implementar as melhores técnicas e ferramentas no seu supermercado.

As mídias sociais são, talvez, as primeiras ferramentas a aderir nesse sentido. Uma empresa sem perfis nas redes sociais, atualmente, perde diversos pontos com os clientes. Nesse espaço você consegue criar uma imagem mais informal e se aproximar dos usuários.

Além disso, as mídias sociais são um ótimo espaço para levar conteúdo interessante do seu nicho para seus clientes, fidelizando-os cada vez mais, e também para anunciar produtos e promoções.

Outro recurso muito viável é a venda por meio de aplicativos delivery ou por site. Apesar de ser um recurso um pouco novo, pode abranger bastante clientes que tendem a fazer as compras nesses apps sem sair de casa.

6. Não se esqueça: uma boa gestão se faz em equipe e com boa liderança

Além de todos esses fatores a se pensar no gerenciamento do seu supermercado, é importante lembrar que o seu desempenho, enquanto gestor, e o engajamento da sua equipe podem fazer com que as estratégias sejam bem sucedidas.

Busque sempre construir um bom relacionamento com o seu grupo, assim eles vão ter tanto empenho quanto você para alcançar as metas estabelecidas. Se quer crescer, seu recurso humano precisa crescer com você!

E você, como bom gestor, precisa estar em constante evolução e desenvolvimento. Invista em sua capacitação, coloque suas aprendizagens em prática e tenha participação ativa no processo de crescimento do seu supermercado – é incrível!<

Agora que tem todas essas dicas, pense na administração do seu negócio com carinho e responsabilidade, para que você se torne referência no ramo e exemplo de gestão interna e externamente. Nos vemos no próximo post!

Powered by Rock Convert