Prevenção de perdas em supermercados: 4 dicas para implementá-la

Tempo de leitura: 5 minutos

Em todo ambiente comercial, às baixas de estoque são gastos e desperdícios que poderiam ser evitados. Por isso, a prevenção de perdas em supermercado é uma técnica de gestão eficiente que deve ser colocada em prática para minimizar a perda de mercadorias com data de vencimento próximo, ou com potencial de vendas.

Essas perdas constantes ocasionam rupturas de estoque, baixas no capital de giro e instabilidade na aquisição de dados administrativos, além de comprometer a qualidade do setor logístico e do controle de estoque.

Por esses motivos, implementar medidas preventivas que diminuam os desperdícios nos estoques de seus supermercados é fundamental para a prosperidade do negócio.

 

Quer saber como evitar os desvios de mercadoria, furtos, desperdícios e outros fatores que impactam os números do estoque? Preparamos um conteúdo cheio de dicas para otimizar a saída de produtos e a conservação do estoque, acompanhe!

Fatores que ocasionam a perda de mercadorias

Antes mesmo de saber como evitar, é necessário entender as práticas que levam às baixas nos estoques dos supermercados. Conhecer os hábitos prejudiciais dentro de um comércio atacado-varejista é passo fundamental para solucioná-los.

De forma geral, existem dois fatores que contribuem para o desperdício de produtos:

foto superior de um mercado de frutas e verduras

 

Fatores conhecidos

Os fatores conhecidos são falhas internas resultantes de processos gerenciais e operacionais rotineiros do próprio estabelecimento, como:

Manipulação inadequada

Esse tipo de falha acontece durante o trajeto do produto, do estoque até as prateleiras ou durante a realocação dentro das gôndolas. Ou seja, é resultado de falhas operacionais dos próprios funcionários.

A falta de cuidado com produtos frágeis e embalagens que se rompem facilmente são os principais motivos das perdas por manipulação inadequada. Além disso, a falta de visão estratégica para o armazenamento e transporte das mercadorias também afeta o processo.

Cabe aos gestores identificarem os problemas e corrigi-los adequadamente.

Data de validade

Problema muito frequente — apesar de injustificável —, a expiração da data de validade das mercadorias é o principal tipo de avaria conhecida, e pode ser facilmente contornada por meio de uma gestão eficiente e controle rigoroso do estoque.

Existem muitos outros problemas relacionados e consequentes às perdas por prazo de validade: o desperdício de mercadorias, o baixo giro dos produtos, a imagem da empresa ante os clientes e, claro, as altas multas sobre o seu supermercado.

Acomodação de produtos perecíveis

Por fim, na lista de principais perdas por fatores internos e conhecidos está a acomodação de produtos perecíveis. O setor de hortifrúti é o que mais perde com acomodações inadequadas.

Quando os protocolos de acomodação, armazenamento e acondicionamento de produtos perecíveis não são cumpridos à risca, o resultado é o desperdício de mercadorias.

Os supermercados devem ter procedimentos padrões para a manipulação de produtos sensíveis como hortaliças, frutas, carnes e afins.

Perdas desconhecidas

São as perdas imprevisíveis, que acontecem por ações de má-fé de agentes externos, que também se aproveitam das vulnerabilidades de segurança e operacionais, consomem produtos no interior da loja, trocam etiquetas e até mesmo furtam mercadorias de fácil acesso.

As perdas desconhecidas também pode ocorrer pela ação de agentes internos que conhecem os processos e tiram vantagens indevidas das fragilidades no checkout, nos registros de produtos, códigos de barras etc.

Sem estratégias, a gestão não consegue antecipar tais atitudes. Por isso, é preciso usar ferramentas e técnicas preventivas, como treinamentos e sistemas de segurança, contra:

Furtos

Prática condenável, mas comum, os furtos representam uma parcela significativa das baixas de estoque não identificadas. Devido ao grande fluxo de pessoas no interior do estabelecimento, o controle rigoroso antifurto torna-se um desafio para comerciantes e empresários do setor.

A frequência de furtos evidencia as fragilidades dentro do sistema operacional da empresa e serve como bússola para a detecção de vulnerabilidades da gestão, da segurança e do controle.

Desvios e fraudes

Outra prática ilegal frequente dentro do ambiente de supermercados e ocasiona muitas perdas para os donos de negócio são os desvios de mercadoria e as fraudes.

Funcionários insatisfeitos ou mal-intencionados, ou até mesmo representantes de fornecedores podem querer se aproveitar de alguma brecha no sistema de segurança da sua loja, por isso, mantenha os funcionários alinhados com os objetivos e valores da empresa, e nunca negligencie sistemas de câmera e monitoramento.

4 dicas para evitar perdas em supermercados

Veja nossas dicas para prevenir perdas no seu supermercado:

1. Invista em capacitação profissional

Uma vez que a maioria das falhas que levam às perdas de mercadorias podem ser causadas por inadequações profissionais, o primeiro passo para obter-se uma gestão efetiva e que minimize os prejuízos é investir em capacitação profissional.

Oferecer uma apresentação da empresa para novos colaboradores e manter os funcionários mais antigos sempre atualizados e engajados via treinamentos sobre protocolos de segurança, estocagem e transporte é fundamental para diminuição das perdas.

Ações internas que conscientizem sobre a redução de danos, criarão a cultura da eficiência ao mesmo tempo, em que diminuirão as falhas operacionais, os desvios e as fraudes.

Conduza a organização com harmonia e serenidade, sempre considerando uma política justa, produtiva e estratégica!

imagem de hortifruti

 

2. Otimize a gestão e o controle de estoque

Ter em mente que as baixas de estoque também partem da alocação e da gestão das mercadorias é fundamental para se evitar problemas desse tipo. E, mais importante que isso, é admitir que os problemas logísticos são a principal causa das avarias de estoque!

Portanto, pensar estrategicamente em armazenamento, estocagem, acondicionamento, transporte, logística, fornecimento, quantidade de produtos e datas de validade, são cuidados específicos com produtos perecíveis. Por esse motivo, eles são indispensáveis para a equipe de gestão de todo supermercado.

A maneira mais prática e benéfica de ter esse controle é por meio de inventários gerais, parciais, rotativos, etc. O ideal é que a contagem dos produtos aconteça periodicamente, com especial atenção aos produtos de alto giro e perecíveis.

Dessa forma, é possível criar um banco de dados amplo e claro que coloque em perspectiva as ações necessárias para otimizar o estoque do comércio.

3. Invista em segurança

Os sistemas de segurança já representam uma boa parte dos investimentos de qualquer supermercado e são a melhor forma de evitar perdas relacionadas a furtos e fraudes de funcionários e clientes.

Câmeras em lugares estratégicos, uma “equipe anti-perdas” para fiscalizar os corredores e atividades suspeitas, são ações preventivas que geram resultados satisfatórios em relação a esse tipo de ocorrência.

4. Invista em um software de automação

Por fim, vale ressaltar que os softwares de gestão e automação para supermercados ajudam a reduzir o número de falhas operacionais e fraudes. Além disso, esses programas coletam dados essenciais para a equipe de gestão e organizam em inventários, relatórios e outras ferramentas de controle.

É importante ressaltar que cada negócio possui suas peculiaridades e modelo de negócios, que devem servir de base para a identificação das perdas e desperdícios e posterior estabelecimento de procedimentos padrão para execução dos processos, melhorando o aproveitamento das mercadorias.

Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber para tocar seu negócio com segurança e tranquilidade!

E não deixe de visitar o site da Castellmaq para equipar seu negócio com produtos de excelência!

Deixe um comentário