Quais são os equipamentos mais necessários em uma cozinha industrial?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os equipamentos para uma cozinha industrial devem auxiliar e agilizar os serviços de um restaurante ou qualquer outro tipo de comércio que trabalhe com o preparo de alimentos. Justamente por esse motivo, é essencial investir nos aparelhos corretos, que realmente sejam úteis no dia a dia.

Se você está montando a sua cozinha industrial, temos uma ótima notícia para te dar: você acaba de chegar no lugar certo. Neste post, vamos te mostrar os 9 equipamentos que não podem faltar no seu restaurante. Acompanhe!

1. Fogão industrial

Não dá para montar uma cozinha industrial sem um fogão — não é? É claro que, nesse caso, não pode ser qualquer fogão. Para garantir que todos os pratos sejam preparados com precisão, é preciso escolher um modelo com, no mínimo, seis bocas de fogo e que seja a gás: eles são mais ágeis e oferecem um ótimo custo-benefício.

fogão industrial com quatro bocas e forninhp

Outro ponto importante: lembre-se de optar por um fogão que já tenha forno embutido. Assim, você economiza e compra um equipamento dois em um, o qual te permite preparar frituras e receitas assadas.

2. Chapa ou grill industrial

A chapa para grelhar é um dos equipamentos mais utilizados em restaurantes, lanchonetes e food trucks. Super versátil, ela pode ser encontrada em modelos elétricos ou a gás e permite grelhar vários tipos de alimentos, como ovos, hambúrgueres e vegetais.

gril industrial

Caso você queira um modelo mais econômico, em questão de energia, recomendamos que opte pelas versões a gás. Elas com certeza deixarão a sua cozinha mais completa.

chapa industrial

+ Passo a passo: como escolher a chapa para hambúrguer sem erros

3. Cilindro elétrico

Esse é um equipamento indispensável para restaurantes que trabalham com massa fresca. Ele permite fazer todo o preparo de forma ágil e muito mais rapidamente do que o trabalho braçal, garantindo que o alimento seja entregue na hora certa para o cliente — mesmo se houver muitos pedidos no restaurante.

Cilindro elétrico

Para não nos alongarmos nesse tópico, confira o nosso conteúdo com os melhores cilindros para você escolher!

4. Balança digital

Existem vários tipos de balança para uma cozinha. Dentre eles, o modelo digital é o que mais faz sentido para uma cozinha industrial, porque ele não ocupa muito espaço, é prático de usar e oferece uma ótima precisão — assegurando que as suas receitas saiam 100% corretas.

Balança digital

5. Freezer e geladeiras

Atenção: o freezer e a geladeira de uma cozinha industrial não podem ser de uso doméstico. Eles precisam ser modelos mais potentes e robustos, caso contrário, podem não manter todos os alimentos resfriados por muito tempo. Para evitar o desperdício de comida, é preciso investir em um equipamento próprio para restaurante.

geladeira industrial com quatro portas

6. Fritadeira industrial

A fritadeira industrial garante agilidade na preparação de pratos que necessitam de fritura, como batata frita, pastelzinho, porção e outros. Esse equipamento pode até ser substituído por uma panela, mas é um diferencial para qualquer restaurante, pois permite controlar a temperatura da gordura. Se você deseja montar uma cozinha completa, não deixe de incluí-lo.

fritadeira industrial

7. Mesa de inox para autosserviço

A mesa de inox auxilia na finalização dos pratos. Geralmente, ela pode ser usada como uma segunda bancada e oferece mais espaço para organização da cozinha. Ao escolher esse item, é preciso considerar o tamanho da sua cozinha e como os móveis estão dispostos nela, certo?

Mesa de inox para autosserviço

Lembre-se que todos os equipamentos e móveis devem estar organizados de forma funcional, sem atrapalhar o dia a dia dos seus cozinheiros.

mesa de inox

8. Liquidificador industrial

O liquidificador industrial possibilita preparar massas, molhos e outros tipos de alimentos processados com maior facilidade. Ele acelera o preparo dos pratos e entrega misturas lisas e uniformes em poucos segundos. Enfim… não dá para deixar esse item de fora da sua cozinha — concorda?

Liquidificador industrial

9. Utensílios de cozinha

Por último, mas não menos importante, estão os utensílios de cozinha em geral. São colheres, espátulas, luvas, medidores e outros artigos pequenos, mas que fazem toda a diferença em uma cozinha profissional. Afinal, um bom cozinheiro precisa dos melhores produtos para facilitar a sua vida na hora de preparar os pratos.

Quer saber quais são os principais utensílios que você deve comprar? Confira os 66 utensílios de cozinha que não podem faltar na sua!


Pronto! Com esses 9 equipamentos, você está preparado para montar a sua cozinha industrial completa. Agora que você já sabe o básico, confira o nosso guia definitivo de como montar uma cozinha profissional. Por lá, mostramos o layout perfeito, as burocracias que devem ser seguidas e muito mais!

E não vá embora! Continue acompanhando o blog da Castellmaq e tenha acesso a muitas outras dicas para o seu negócio. Por aqui, sempre entregamos conteúdos de qualidade, com indicações de equipamentos, gestão de negócios e dicas variadas. Aproveite!

Te esperamos em um próximo post.

Até mais! 

Deixe um comentário