Conheça os 7 principais cargos e funções de uma cozinha

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você almeja ingressar no mercado da gastronomia, conhecer as diferentes funções e cargos pode ser o primeiro passo para você começar a trabalhar no ramo. Cada indivíduo desempenha uma função importante, onde o principal objetivo é otimizar o trabalho na cozinha de um restaurante, bar, padaria ou qualquer outro ambiente que lide com o preparo de refeições.

Até o momento em que um prato é servido na mesa de um cliente, ele possivelmente já passou pela mão de várias pessoas. Todas elas qualificadas e preparadas para manusear o alimento seguindo todas as normas de higiene e preparação.

Para que isso aconteça da melhor maneira possível, é preciso manter uma organização impecável para que os pratos cheguem bonitos, deliciosos e pontualmente à mesa do cliente. Por esse motivo, os cargos precisam estar bem delimitados para que todos os processos ocorram da maneira esperada.

Da cozinha ao serviço, existem funções que atuam exercendo atividades para diferentes perfis e talentos. No post de hoje, você vai conhecer os detalhes por trás dos principais cargos de um ambiente gastronômico. Continue a leitura e confira!

1. Chef

Com vasta experiência no ramo, o chef é o cargo com mais autoridade e responsabilidade em uma cozinha. Ele é responsável por supervisionar os outros colaboradores, garantindo a variedade e a qualidade do que é servido no cardápio do restaurante.

A seguir, confira algumas operações que um chef pode realizar na cozinha:

  • Elaboração das refeições oferecidas no menu;

  • Aprovar e dar acabamento aos pratos antes de serem servidos ao cliente;

  • Supervisão das boas práticas de higiene, segurança e apresentação pessoal;

  • Administração do estoque (compra e saída de insumos e estocagem).

    chef de restaurante em uma cozinha industrial concentrado preparando um prato

2. Sous chef

Seguindo a hierarquia de cargos em um restaurante, o sous chef fica em segundo lugar depois do chef. É ele quem deve substituí-lo em situações de ausência. Suas operações estão ligadas às questões operacionais do estabelecimento, como comprar acessórios para cozinha e supervisionar a equipe.

Outras funções podem ser realizadas:

  • Preparar a escala de trabalho dos funcionários;

  • Ajudar o chef em diversas atribuições como compra de alimentos, organização do estoque, elaboração de pratos, etc.;

  • Certificar que todos os padrões estão sendo seguidos.

3. Cozinheiro

Os cozinheiros são aqueles que botam a mão na massa, literalmente. São responsáveis por liderar ilhas de produção específicas e por produzir os pratos mais básicos e habituais. Em muitos estabelecimentos menores, o cozinheiro é o cargo número 1 na hierarquia de funções na cozinha.

Assim como em todos os cargos, deve zelar pela higiene e limpeza do local de trabalho, proporcionando um ambiente seguro e adequado para o preparo dos alimentos. Além disso, o cozinheiro também deve fazer degustações do prato para conferir o sabor antes de finalizá-lo.

Por ser um profissional que vai lidar diretamente com os alimentos, ter boas técnicas de corte e cozimento são extremamente indicadas. Afinal, é ele quem vai dar vida ao prato elaborado pelo chef.

cozinheiro loiro em uma cozinha industrial

4. Auxiliar de cozinha

O auxiliar de cozinha é responsável por manter o local de trabalho e todos os equipamentos organizados para a preparação dos alimentos. Ele trabalha no suporte do cozinheiro, descascando, cortando e ralando legumes conforme a orientação do chef ou do nutricionista.

Outras funções como analisar a data de validade dos produtos, averiguar o estado de conservação dos alimentos e manter a higienização em dia, também podem ser algumas das tarefas realizadas por um auxiliar de cozinha.

auxiliar de cozinha feliz ajudando a cozinheira

5. Nutricionista

Os nutricionistas, diferentes dos outros cargos da cozinha, não atuam diretamente na preparação da comida. O seu papel é o de definir, em conjunto com o chefe, os cardápios que serão servidos. Os profissionais da área são capacitados para garantir a segurança das refeições que são servidas ao consumidor seguindo as normas de vigilância no preparo, nos utensílios de cozinha e outros equipamentos.

Outra curiosidade importante é que, segundo a Resolução do Conselho Federal de Nutrição nº 600 de 25 de fevereiro de 2018, os estabelecimentos que servem mais de 500 refeições por dia precisam contratar um nutricionista em tempo integral.

duas mulheres sentadas planejando os pratos de um restaurante

6. Garçom

O garçom é a primeira pessoa com quem o cliente terá contato. Ele deve cumprimentar e recepcionar todos devidamente, dando informações detalhadas sobre os pratos disponíveis no cardápio. Para isso, ele precisa ter o máximo de conhecimento sobre todos os ingredientes e modos de preparo, realizando uma boa apresentação de modo a auxiliar na escolha final do cliente.

close em dois pratos de comida servidos por um garçom

Ele também é o responsável por manter a mesa limpa e higienizada para servir a refeição e bebidas, garantindo o arranjo perfeito com equilíbrio e alinhamento.

7. Estoquista

Como você percebeu ao longo do texto, a organização é uma característica fundamental para todos os processos de qualidade em uma cozinha. Por isso, o estoquista tem um papel essencial no controle da qualidade dos materiais, pedidos, notas fiscais, ingredientes e etc.

A função do estoquista está diretamente relacionada aos custos da unidade e ao controle de desperdício dos alimentos. Sem um estoque bem planejado e organizado, todas as operações de um restaurante não funcionarão adequadamente.


Agora que você já conhece os principais cargos de um ambiente gastronômico, que tal aprender como montar uma cozinha industrial? No post, você vai descobrir como criar uma infraestrutura prática, funcional e de altíssima qualidade. Confira

Deixe um comentário