Saber como organizar prateleiras de supermercado é um conhecimento de grande necessidade para quem atua nesse ramo comercial. Isso porque a ordem em que as mercadorias são colocadas nas gôndolas impacta, via de regra, nas vendas e no fluxo do estoque.

Talvez você já tenha consciência disso, mas não custa lembrar que as perdas provenientes de produtos vencidos interferem — e muito  nos resultados dos estabelecimentos. Além do mais, tal situação contribui para o desperdício de alimentos, o que prejudica não só toda a cadeia de suprimentos como também a economia nacional.

Diante desse cenário, ganham força no varejo iniciativas voltadas justamente para estimular a venda de produtos próximos ao vencimento e, assim, ajudar tanto o consumidor quanto o comerciante.

Veja, em seguida, algumas dicas para você evitar prejuízos no seu supermercado devido aos produtos vencidos!

Aprenda como organizar prateleiras de supermercado

A forma como as mercadorias são expostas nas prateleiras dos supermercados tem relação direta com as vendas. Não é à toa, por exemplo, que os itens colocados na altura dos olhos dos consumidores tendem a sair mais do que aqueles postos perto do chão da loja.

Também é preciso considerar que, na hora da compra, os clientes costumam pegar os produtos que estão na frente da fila do item em questão. Por esse motivo, as mercadorias próximas ao vencimento devem ser colocadas em posição prioritária.

Na verdade, o recomendável é que a ordem de exposição dos itens siga justamente os prazos de validade. Assim, o supermercado pode influenciar a saída das mercadorias de modo que os produtos próximos ao vencimento sejam vendidos primeiro.

Para que essa proposta funcione, a empresa deve ensinar os repositores sobre como organizar prateleiras de supermercado. Dessa forma, eles ficarão atentos aos prazos de validade para evitar o desperdício dos produtos.

Como são responsáveis por organizar as mercadorias nas gôndolas, os repositores têm papel fundamental na estratégia do supermercado referente à venda de itens perto do vencimento. Quando eles não fazem o controle dos prazos, as chances de se perder produtos são grandes  principalmente aqueles com baixo giro.

Faça uma gestão de estoque eficiente

O papel do gerente de supermercado também tem grande relevância quando o tema é evitar prejuízos causados por produtos vencidos. Ele deve orientar a área de compras da loja de modo a impedir a aquisição de lotes além da demanda habitual do estabelecimento.

Embora por vezes o comprador seja tentado a adquirir grandes quantidades, em busca de preços mais competitivos, ele deve levar em conta o histórico de vendas da loja como critério para decidir o tamanho dos lotes. 

Afinal, de que adianta economizar inicialmente no custo da mercadoria se mais tarde haverá perda devido a produtos vencidos, não é mesmo? O comprador deve, então, conciliar aspectos como quantidade, preço e giro de estoque.

Além disso, o supermercado precisa zelar pela organização do depósito, uma vez que esse trabalho também contribui para evitar prejuízos com produtos próximos ao vencimento. Aqui, caixas e fardos de mercadorias devem ser distribuídos conforme o prazo de validade.

No contexto da administração de recursos materiais, tal método de gerenciamento de estoque é conhecido pelas siglas PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) ou FEFO (First Expire, First Out). Sendo assim, independentemente da ordem de chegada dos lotes, as mercadorias que vencem antes serão expostas nas gôndolas primeiro em relação àquelas que vencem depois.

Para facilitar o gerenciamento do estoque, é bastante útil o auxílio de softwares como um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Dessa forma, a empresa pode monitorar de forma assertiva o fluxo de entrada e saída de mercadorias.

No entanto, não se esqueça de que tal ferramenta deve estar conectada aos caixas do estabelecimento e ao depósito. Com isso, a loja pode controlar com exatidão o fluxo de produtos.

Em suma, como você pode notar, não basta apenas saber como organizar prateleiras de supermercado para evitar produtos vencidos, é necessário ainda ter uma gestão de estoque eficiente.

Realize promoções para fazer venda de produtos próximos ao vencimento

Uma estratégia bastante utilizada no varejo para “queimar” estoque é a realização de promoções. Ao estimular o consumidor a fazer compras por meio de descontos, o supermercado evita que mercadorias passem do prazo de validade.

Tal tática funciona relativamente bem, mas deve ser usada com cuidado para não virar regra na empresa. Na verdade, o ideal é prevenir que produtos próximos ao vencimento encalhem nas prateleiras.

Ainda assim, se for inevitável fazer a promoção para se desfazer da mercadoria, é preciso levar em conta o preço de custo do item. De preferência, a venda deve cobrir esse valor para que a loja não fique no vermelho.

Utilize a tecnologia para se conectar com potenciais clientes

Com o avanço das comunicações, hoje em dia é possível se conectar com os consumidores interessados em ofertas de forma mais rápida e efetiva. Além disso, há plataformas específicas para quem precisa vender produtos próximos ao vencimento.

O aplicativo Tá Válido, por exemplo, busca fazer o meio de campo entre quem tem mercadorias com prazo de validade perto de expirar e pessoas dispostas a ganhar descontos com esse tipo de item.

Tal tipo de iniciativa é uma estratégia eficiente para quem quer ir além de saber como organizar prateleiras de supermercado, afinal, a interação ocorre com um consumidor já ciente das condições da mercadoria.

Além disso, o uso da tecnologia contribui para evitar as temidas perdas, não só financeiras como de produtos. Para você ter uma ideia dessa realidade, dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostram que as lojas do setor perdem aproximadamente R$ 7,1 bilhões por ano devido ao desperdício de alimentos — o qual é causado, em parte, pelo fim do prazo de validade.

Como foi possível perceber, perder produtos próximos ao vencimento gera impactos para o estabelecimento em si como também para toda a indústria e para o país, uma vez que se trata de um esforço produtivo desperdiçado. Sendo assim, é fundamental saber como organizar prateleiras de supermercado adequadamente, priorizando essa questão. 

Por falar em venda de produtos próximos ao vencimento, que tal se aprofundar mais nesse assunto? Confira também nosso post “Produto vencido: qual é o direito do consumidor?”.

Powered by Rock Convert