Brigadeiro é praticamente uma paixão nacional e que agrada pessoas de todas as idades. Justamente por isso, em tempos de crise ou como forma de conseguir uma renda extra, preparar doces gourmet para vender pode ser uma excelente alternativa. 

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, continue a leitura e saiba um pouco mais sobre esse ramo. Por aqui, você vai aprender 4 receitas de doces gourmet práticas e super deliciosas para começar a alavancar o seu negócio.

Afinal, o que são doces gourmet?

Nos últimos anos o termo gourmet começou a ser usado bastante, principalmente na gastronomia. Isso fez com que muita gente falasse a respeito, sem nem saber exatamente do que se tratava.

O termo gourmet é originário do vocabulário francês e era usado a princípio para referir-se a pessoas que tinham um vasto conhecimento a respeito de vinhos e outras bebidas de excelente qualidade e procedência. 

Atualmente, o gourmet ganhou um significado mais amplo e muito utilizado na alta gastronomia. É considerado gourmet ingredientes e pratos mais elaborados, com certo toque de requinte, sofisticação e refinamento.

O termo também é usado por algumas marcas para definir aqueles produtos especiais e de edição limitada, com valor agregado de design diferenciado na embalagem, qualidade e exclusividade.

Na confeitaria são definidos como gourmet doces preparados com ingredientes de altíssima qualidade, como chocolate belga e pistache. Além do sabor diferenciado por conta dos ingredientes, eles também precisam ter uma apresentação requintada para que só de olhar já desperte a vontade de provar e apreciar.

Esse tipo de doce ficou popular por fazer muito sucesso em mesas de casamentos, festas de 15 anos e outros eventos com maior requinte. Mas o sabor especial ganhou o gosto do público e fez com que eles passassem a ser vendidos também em confeitarias. 

Usando a técnica do gourmet, até as pipocas entraram na onda! Inclusive temos um conteúdo aqui no blog sobre pipocas gourmet e se elas podem ser um bom negócio, confere lá!

Doce comum X Doce gourmet

Por mais que alguns doces gourmets e comuns sejam os mesmos, como o caso do brigadeiro, a principal diferença entre eles está na maneira de preparo e também nos ingredientes utilizados.

Para fazer um brigadeiro comum, geralmente é usado leite condensado, achocolatado em pó e margarina. 

Já na versão gourmet, o leite condensado deve ser o de melhor qualidade possível, o achocolatado em pó sai de cena e entra a barra de chocolate derretida ou o cacau em pó e a margarina é trocada pela manteiga.

Outra grande diferença entre os dois, é que no brigadeiro comum, no momento de enrolar e confeitar, geralmente é usado granulado, daquele colorido ou ao leite, vendido em supermercados. Já a apresentação da versão gourmet é feita com raspas de chocolate, justamente para dar uma cara mais diferenciada.

A troca e também a qualidade desses ingredientes é justamente o que faz toda a diferença no sabor e também deixa o brigadeiro com uma textura mais aveludada e que derrete na boca.

Além disso, na confeitaria gourmet, é possível usar a criatividade e criar receitas inovadoras e com sabores não tão comuns assim, sem deixar de lado a apresentação requintada.

Doces gourmet com maior procura

A possibilidade de sabores e a variedade na confeitaria gourmet é enorme, mas um dos doces mais procurados e amados, é o tradicional brigadeiro, paixão nacional do brasileiro. 

Mesmo asim, com a base de leite condensado e manteiga, é possível criar os mais variados gostos.

Além do sabor tradicional, alguns dos brigadeiros gourmets mais conhecidos e procurados, tanto para compor o buffet de festas de recepção quanto para degustar em um dia despretensioso em casa são:

  • Paçoca;
  • Churros;
  • Oreo;
  • Bicho de pé;
  • Romeu e Julieta;
  • Nutella;
  • Limão siciliano;
  • Capuccino;
  • Crème Brûlée;
  • Pistache.

Vários desses sabores tem muita saída em confeitarias. Se você pretende expandir o seu negócio de doces gourmet e quem sabe abrir uma doceria, aqui no blog a gente te dá algumas dicas de como tirar o sonho do papel e fazer sucesso. 

Receitas de doce gourmet

Agora que você já sabe o quanto o ramo dos doces gourmet pode ser promissor, vamos ao que interessa, a receita. Como os brigadeiros são doces relativamente simples de fazer e que as pessoas amam, trouxemos quatro receitas de brigadeiro gourmet. Papel e caneta para anotar os ingredientes e mão na massa!

Brigadeiro Gourmet Tradicional

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade;
  • 175 g de chocolate meio amargo;
  • raspas de chocolate para decorar.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar, por mais ou menos 20 min, até que a massa desgrude do fundo e das bordas da panela. Passe a massa para um prato raso, espalhe bem, cubra com plástico filme e aguarde esfriar. 

Quando a massa já estiver fria e bem durinha, é só enrolar. Para que os brigadeiros não grudem no momento de enrolar, você pode passar um pouco de manteiga nas mãos. Use uma colher de sobremesa para tirar a massa do prato e fazer as bolinhas. Depois é só passar nas raspas de chocolate e colocar em forminhas.

Brigadeiro Gourmet de Pistache

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa bem cheias de chocolate 70% ralado ou cacau em pó;
  • 4 colheres de sopa de pistache sem sal triturados;
  • 1 colher de sopa de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade;
  • Raspas ou pedaços de pistache para decorar.

Modo de preparo

Coloque o cacau em pó, a manteiga e o leite condensado em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até que comece a formar bolhas, acrescente as colheres de pistache e continue mexendo, agora em fogo baixo. Quando a massa descolar da panela é só desligar o fogo.

Em seguida, com o fogo desligado, acrescente o creme de leite e mexa para que incorpore na massa. Passe para um prato raso, cubra com plástico filme e espere esfriar. Quando a massa estiver fria, você pode colocá-la em copinhos e salpicar os pedaços e lascas de pistache em cima ou enrolar a massa, passar no pistache e colocar em forminhas. 

Brigadeiro Gourmet de Limão Siciliano

Ingredientes

  • Suco de ½ limão siciliano;
  • Raspas de 1 limão siciliano;
  • 100g de chocolate branco;
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • Raspas de chocolate branco para decorar.

Modo de preparo

Comece pelo limão siciliano, primeiro rale a casca, mas cuidado para não chegar até a parte esbranquiçada, e reserve. Depois corte o mesmo limão ao meio, esprema metade para retirar o suco e reserve também. Se o seu chocolate branco for em barra, corte em pedaços menores.

Pegue uma panela e coloque o leite condensado, a manteiga, as raspas de limão e os pedaços de chocolate branco. Leva ao fogo baixo e mexa bem. Atenção redobrada, pois o brigadeiro branco queima com mais facilidade. 

Depois que o chocolate e a manteiga derreterem e começarem a borbulhar, acrescente o suco do limão e continue mexendo bem rápido para não talhar. Quando atingir o ponto e não grudar mais na panela é só desligar o fogo.

Passe a massa para um prato fundo, cubra e espere esfriar. Depois é só enrolar. Para decorar, use as raspas de chocolate branco e coloque nas forminhas.

Brigadeiro Gourmet de Crème Brûlée 

Ingredientes

  • 150g de chocolate branco;
  • 130g de creme de leite fresco;
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 gemas de ovo;
  • 1 colher de sopa de pasta de baunilha ou raspas de 1 fava de baunilha;
  • açúcar cristal para decorar.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para cozinhar em fogo médio/baixo, sem parar de mexer, até que atinja o ponto e desgrude do fundo. Desligue o fogo e transfira a massa para um prato, cubra com plástico filme e espere até que esfrie por completo.

Quando a massa já estiver fria, enrole as bolinhas do brigadeiro, passe no açúcar cristal e coloque no congelador por 15 minutos. Se quiser que a camada fique mais crocante depois de retirar do congelador, passe de novo no açúcar. 

Para que a casquinha do brigadeiro fique dourada igual ao creme brulee, você pode usar um maçarico para caramelizar o açúcar ou esquentar as costas de uma colher velha na boca do fogão e passar em volta do brigadeiro. Coloque nas forminhas e pronto!

Gostou das dicas e das receitas? Agora é só colocar a mão na massa, literalmente, e começar a vender e lucrar com seus doces gourmets.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre vitrines de confeitaria e saiba como deixá-las mais atraentes. Até o próximo post!

banner equipamentos castellmaqPowered by Rock Convert